fbpx

Calendário de Datas Comemorativas Escolares (Completo)

Leia livros sobre este assunto

Se você precisa de um calendário de datas comemorativas escolares completo, você chegou ao lugar certo. Afinal, existem muitas datas que celebram as mais diferentes profissões e acontecimentos, sejam eles nacionais ou internacionais. Logo, precisamos conhecer todas essas comemorações para planejar as aulas, preparar ações especiais e garantir que o ano escolar corra da melhor forma possível.

Pensando nisso, separamos todas as datas comemorativas que você precisa ter em mente. Além de conhecer esses dias tão especiais, você vai saber um pouquinho mais sobre cada celebração e sua origem. Portanto, não deixe de ler até o final!

Vamos começar?

Janeiro

Janeiro

07/01 – Dia do Leitor

O Dia do Leitor comemora as pessoas que são apaixonadas pelo hábito de ler. Na escola, a data geralmente é utilizada para ressaltar a importância de ler, apresentando os livros como uma forma de conhecer novas histórias, exercer a criatividade e treinar habilidades importantes, como a interpretação de texto.

Fevereiro

Fevereiro

11/02 – Dia do Zelador

O Dia do Zelador comemora os profissionais responsáveis por limpar, organizar e cuidar de prédios e escolas. É importante agradecer a esses profissionais por todos os cuidados que eles oferecem todos os dias para manter um ambiente seguro para todos.

27/02 – Dia do Livro Didático

Dados divulgados recentemente pelo Fundo Nacional da Educação (FNDE) revelam que cerca de 150 milhões de livros didáticos circulam entre as escolas do Brasil. Além disso, são 40 milhões de estudantes beneficiados com todo o aprendizado que este tipo de obra proporciona. Dessa forma, o Dia do Livro Didático é uma oportunidade de celebrar o conhecimento e os líderes futuros da sociedade.

Geralmente, em fevereiro, pode acontecer também o Carnaval. A data costuma variar entre fevereiro e março e constitui feriado escolar.

Março

Março

08/03 – Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março, é comemorado internacionalmente o Dia da Mulher. Originalmente, a comemoração foi estabelecida em 1908, quando as mulheres e o Partido Socialista organizaram uma manifestação que reuniu milhares de pessoas para lutarem pelos direitos femininos.

Porém, foi só alguns anos depois, em 1917, que o dia 8 de março foi escolhido. A data marcou o início de uma greve de tecelãs que se revoltaram com suas qualidades precárias de trabalho na Rússia. O protesto culminou em um incêndio responsável pela morte de centenas de mulheres. Por isso, a data foi escolhida para celebrar os direitos conquistados após anos de luta!

12/03 – Dia do Bibliotecário

Em 1882, nascia o bibliotecário e escritor Manuel Bastos Tigre. Formado em engenharia, durante uma visita aos Estados Unidos ele conheceu Melvill Dewey, quem o apresentou ao Sistema de Classificação Decimal.

Ao retornar para o Brasil, Tigre deixou a engenharia de lado e se dedicou à biblioteconomia. Por ser considerado o primeiro bibliotecário do Brasil, sua data de nascimento foi escolhida para celebrar o dia desses profissionais tão importantes!

14/03 – Dia Nacional dos Animais

A data foi determinada para conscientizar as pessoas sobre a preservação da nossa fauna nacional. Afinal, o Brasil é um país rico que conta com uma grande diversidade de animais que precisam dos nossos cuidados.

15/03 – Dia da Escola

Com certeza, o calendário de datas comemorativas escolares não podia deixar de incluir o Dia da Escola. Comemorado em 15 de março, o evento celebra uma das principais instituições de ensino do país, ressaltando a importância do ambiente escolar para a formação do indivíduo.

21/03 – Dia Internacional das Florestas e da Árvore

A data foi instituída em 1971 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e marca o início da Primavera no Hemisfério Norte. O objetivo deste dia é conscientizar as pessoas sobre a proteção do meio-ambiente.

21/03 – Dia Mundial da Infância

Na mesma data, é comemorado também o Dia Mundial da Infância. O responsável por firmar o dia foi o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em 21 de março, pais, sócioeducadores, governantes e outras instituições responsáveis têm a oportunidade de refletir sobre a formação social, ética, moral e educacional das crianças.

Abril

Abril

02/04 – Dia Internacional do Livro Infantil

O Dia Internacional do Livro Infantil também foi instituído como uma homenagem. A data marca o nascimento de Hans Christian Andersen, em 1805, na Dinamarca. O autor ficou famoso por reescrever fábulas muito conhecidas para a linguagem infantil, incluindo clássicos como A Pequena Sereia e O Patinho Feio.

07/04 – Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas

Nos últimos anos, o bullying nas escolas ganhou muita atenção. Logo, pais e professores começaram a se preocupar cada vez mais com as relações na escola, procurando garantir um ambiente seguro para todos os estudantes.

Desta forma, surgiu o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas. A data foi firmada por lei e sancionada pela presidente Dilma Rousseff. A escolha do dia marca um massacre acontecido no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, onde 12 crianças foram assassinadas por um jovem que sofreu bullying durante a infância.

Sendo assim, este é um dos dias mais importantes do calendário de datas comemorativas escolares porque permite a reflexão sobre situações de violência que prejudicam o convívio escolar.

08/04 – Dia Nacional do Sistema Braille

O primeiro professor cego brasileiro, José Alvares de Azevedo, foi responsável por trazer o sistema braile para o Brasil. O sistema foi criado pelo francês Louis Braille, em 1837. Então, em 1850, após uma viagem para a França, José Alvares começou a palestrar em diferentes instituições e escrever artigos acadêmicos sobre a importância do sistema.

Com apenas 16 anos de idade, ele se tornou professor e introduziu o sistema no país. Dessa forma, a data de seu nascimento foi escolhida para celebrar a importância da comunicação inclusiva e conscientizar as pessoas em relação à importância de disseminar o conhecimento.

09/04 – Dia Nacional da Biblioteca

Em 1980, um Decreto instituiu a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o Dia do Bibliotecário e, consequentemente, o Dia Nacional da Biblioteca. 8 de abril foi a data em que o Decreto foi assinado, oficializando as datas comemorativas escolares.

15/04 – Dia Mundial da Arte

Você sabia que o celebrado pintor Leonardo Da Vinci nasceu em 15 de abril? Pois é! Foi justamente por isso que a data foi escolhida para celebrar o Dia Mundial da Arte. Da Vinci foi homenageado como um símbolo de paz mundial, liberdade de expressão e, mais importante, o multiculturalismo.

Dessa forma, a data internacional serve como uma celebração de todos os tipos de arte e ressalta a importância da criatividade no convívio social.

19/04 – Dia do Índio

Em 1940, delegados indígenas e diversos representantes internacionais reuniram-se para formar o primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O objetivo do encontro foi discutir pautas relacionadas aos povos indígenas após séculos de colonização. Dessa forma, foi a primeira vez que os índios clamaram a visibilidade para si.

Consequentemente, o dia 19 de abril tornou-se oficialmente o Dia do Índio. A data serve como uma preservação da memória indígena e uma forma de ressaltar as pautas individuais e coletivas das tribos.

21/04 – Dia de Tiradentes

Em 21 de abril de 1792, o mineiro Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes, foi executado brutalmente pela monarquia, sendo enforcado, decapitado e esquartejado. A condenação aconteceu porque Tiradentes participou da Inconfidência Mineira.

Por sua vez, o movimento foi um ato de rebeldia contra as taxas abusivas da Coroa. Inicialmente, os mineiros precisavam repassar 20% do lucro obtido pela extração de ouro para os portugueses. Porém, com a escassez do minério, a monarquia decidiu criar outro tributo conhecido como derrama, cobrando o valor por meio de outras posses dos mineiros.

A Inconfidência Mineira foi fortemente influenciada pelos pensamentos iluministas e pelo desejo de livrarem-se da pressão econômica lusitana. Por isso, a data de morte de Tiradentes é comemorada até hoje como um símbolo de liberdade.

23/04 – Dia Mundial do Livro

Três grandes autores faleceram no dia 23 de abril: Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Por tratarem-se de grandes nomes literários, o dia foi estabelecido como Dia Mundial do Livro pela UNESCO. Nesta data, celebram-se os autores e suas obras, tão importantes para estimular a criatividade e incentivar a arte.

24/04 – Dia Nacional da Família na Escola

Celebrado pela primeira vez em 1994, o Dia Nacional da Família na Escola foi estabelecido pelo Ministério da Educação para sensibilizar a sociedade, os pais, socioeducadores e todos os envolvidos no processo de aprendizagem sobre a importância dos pais na educação.

Com isso, as escolas e instituições de ensino são incentivadas a promoverem ações que ressaltam o papel da família nas escolas.

28/04 – Dia Mundial da Educação

Em 28 de abril de 2000, o Fórum Mundial de Educação de Dakar, no Senegal, chamou a atenção de todos os países. Foram 180 países participantes para firmar um compromisso internacional com a educação básica. Por isso, a data celebra esse marco e serve como um lembrete de como a educação é importante na formação do indivíduo e do coletivo.

Maio

Maio

01/05 – Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador é celebrado não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos e em diversos outros países ocidentais. A data relembra uma onda de protestos que gerou uma greve geral, paralisando parques industriais em Chicago, em 1886.

A greve aconteceu porque os trabalhadores estavam cansados das condições abusivas onde trabalhavam. Logo, eles começaram a lutar pelos seus direitos e criaram um movimento internacional de zelo pelo trabalho. Portanto, a data serve como um lembrete da luta e de por que é tão importante celebrar a classe trabalhadora.

05/05 – Dia Internacional da Língua Portuguesa

O Dia Internacional da Língua Portuguesa foi oficializado em 2009, na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A data foi estabelecida para enaltecer o idioma, sendo ele o quinto mais falado no mundo. Dessa forma, são discutidas questões importantes relacionadas ao português e questões culturais da lusofonia.

Além disso, a data serve ainda para integrar os países falantes do idioma.

06/05 – Dia da Matemática

O Dia da Matemática foi firmado como uma homenagem ao matemático e educador Malba Tahan, também conhecido como Júlio César de Mello. O dia 06 de maio foi oficializado em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff. O objetivo da data comemorativa é refletir sobre a educação matemática e o papel dos professores no saber.

Dia das Mães

Embora não tenha uma data estabelecida, o Dia das Mães acontece sempre no segundo domingo do mês de maio. O dia varia de país para país, mas no Brasil acontece sempre neste segundo domingo. A tradição remete aos Estados Unidos, quando as mulheres decidiram fazer uma grande festa em celebração à memória da falecida mãe de Ana Jarves de Virgília.

15/05 – Dia Internacional da Família

Celebrada pela primeira vez em 1994, a data de 15 de maio foi firmada como Dia Internacional da Família pela Organização das Nações Unidas. Segundo a ONU, o objetivo da data é “divulgar a importância da família na sociedade, subrilhar o caráter basilar da família na educação das crianças e passar mensagens de amor, respeito e união”.

18/05 – Dia Nacional dos Museus

Criada pelo Conselho Internacional de Museus em 1977, a data tem o objetivo de ressaltar a importância dos museus não apenas pela preservação da história, mas também para promover a cooperação internacional.

19/05 – Dia do Físico

O dia 19/05 serve como uma alusão ao ano de 1905. Afinal, este período ficou conhecido como o Ano Miraculoso do físico Albert Einstein. Neste ano, o famoso cientista publicou quatro artigos extremamente relevantes para a física, incluindo um sobre a Teoria da Relatividade. Por isso, em 2005, a UNESCO declarou a data como o Dia do Físico.

20/05 – Dia do Pedagogo

Para fortalecer o debate sobre o papel das famílias e da escola na educação, o Dia do Pedagogo foi firmado para ajudar os profissionais a criarem soluções inovadoras para oferecer um ensino de qualidade. A data foi instituída em janeiro de 2015.

24/05 – Dia do Vestibulando

Os vestibulares tornaram-se obrigatórios para entrar no ensino superior em 1911, data também na qual as provas orais foram substituídas pelas provas escritas. Logo, o exame se tornou um símbolo da passagem do ensino médio para o superior. No Dia do Vestibulando, celebram-se os estudantes dedicados que participam dos exames para começar a construir suas carreiras.

27/05 – Dia Nacional da Mata Atlântica

O Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado na data em que o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento conhecido por descrever a biodiversidade das florestas tropicais. Como este é um de nossos maiores biomas, a data serve como uma oportunidade de conscientizar a população em relação aos cuidados com o meio ambiente.

28/05 – Dia Mundial dos Meios de Comunicação

Também instituída pela Organização das Nações Unidas, a data de 28 de maio comemora o Dia Mundial dos Meios de Comunicação. Principalmente em tempos de redes sociais e das telecomunicações, a celebração é importante para discutir esses formatos de comunicar-se de forma nacional e global.

29/05 – Dia do Geógrafo

O Dia do Geógrafo foi instituído para homenagear os profissionais da área e marca também a criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 1936.

Junho

Junho

Mês todo – Festa Junina

A Festa Junina é uma celebração tipicamente brasileira que acontece durante todo o mês de Junho. Embora sua origem seja portuguesa – as festas por lá são conhecidas como Festa de Santo Antônio e Festa de São João -, a celebração ficou muito popular no nosso país e reúne centenas de turistas anualmente.

As tradições envolvem a quadrilha, jogos e brincadeiras, além de comidas típicas, como o milho verde e o quentão.

03/06 – Dia de Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

A ONU declarou a obesidade mórbida infantil como um dos maiores desafios internacionais para o século XXI. Dessa forma, a data de 03 de junho foi escolhida para promover os debates sobre nutrição, atividades físicas e um estilo de vida mais saudável para as crianças.

05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente / Dia da Ecologia / Dia Nacional da Reciclagem

As três datas foram reunidas em um só dia por serem interligadas entre si. Afinal, o estudo da ecologia e a reciclagem são imprescindíveis no processo de preservação do meio ambiente. Logo, o conjunto serve como um dia para conscientizar a população em relações às pautas mais importantes para cuidar do nosso planeta.

09/06 – Dia do Porteiro

A data foi firmada em junho como uma alusão às Festas de São Pedro, conhecido como o “porteiro dos céus”. Firmada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores, a data celebra os profissionais da categoria.

18/06 – Dia do Químico

Em 1956, o então presidente Juscelino Kubitschek promulgou a Lei n° 2800/56, conhecida como Lei Mater dos Químicos. Consequentemente, surgiram os Conselhos de Química, fazendo com que a data fosse extremamente importante para esses profissionais. Logo, a data de 18 de junho foi firmada em comemoração.

Julho

Julho

08/07 – Dia Nacional da Ciência

O Dia Nacional da Ciência é também comemorado no Dia Nacional do Pesquisador Científico. As duas datas comemoram a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em 1948.

15/07 – Dia Internacional do Homem

Celebrada em mais de 40 países, a data de 15 de julho marca o Dia Internacional do Homem. A celebração foi iniciada pelo Dr. Jerome Teelucksingh, professor da Universidade das Índias Ocidentais. A data era o aniversário de seu pai.

25/07 – Dia do Escritor

Em 25 de julho de 1960, aconteceu o primeiro Festival do Escritor Brasileiro. O festival foi patrocinado pela União Brasileira de Escritores e marcou a celebração do Dia do Escritor. Anualmente, a data serve como uma forma de ressaltar a importância de diversos autores brasileiros como parte importante da cultura e história do país.

26/07 – Dia dos Avós

O dia 26 de julho foi escolhido para ser o Dia dos Avós como referência ao dia de Santa Ana e São Joaquim. Segundo o catolicismo, estes seriam os pais de Maria, mãe de Jesus Cristo. Logo, são os padroeiros dos avós.

30/07 – Dia do Amigo

Firmada pela ONU, a data foi proclamada em 2011 e celebra a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos.

Agosto

Agosto

01/08 – Dia Nacional dos Profissionais da Educação

A data foi instituída para celebrar todos os profissionais envolvidos no processo de educação de crianças e adolescentes. Desta forma, a lei que firma a celebração foi assinada em 2015 pela ex-presidente Dilma Rousseff. A escolha foi feita com base na sanção da Lei 12.014/2009, conhecida por reconhecer os funcionários da escola como também responsáveis pela educação.

11/08 – Dia do Estudante

Em 11 de agosto de 1827, o imperador Dom Pedro I criou os dois primeiros cursos de ensino superior no Brasil. Por isso, a data foi escolhida para dar visibilidade aos estudantes, sejam eles do ensino fundamental, médio ou superior. A celebração ficou ainda mais forte e importante com a criação da UNE (União Nacional dos Estudantes).

12/08 – Dia Nacional das Artes

Embora o Dia Internacional das Artes seja comemorado em abril, a lei n° 82.385 regulamentou o dia 12 de agosto como Dia Nacional das Artes, além de também regulamentar a profissão de artistas e técnico em espetáculos de diversões na categoria.

16/08 – Dia do Filósofo

O Dia do Filósofo é celebrado anualmente para ressaltar a importância dos grandes pensadores, sejam eles clássicos ou contemporâneos. Afinal, a filosofia é um campo que ajuda no desenvolvimento da sociedade e debate temas relevantes, como a ética, o saber e a verdade.

19/08 – Dia do Historiador

O dia 19 de agosto foi escolhido para ser o Dia do Historiador em homenagem ao nascimento do escritor pernambucano Joaquim Nabuco. A data foi instituída por meio da lei n° 12.130/2009 e celebra esses profissionais imprescindíveis na preservação da memória histórica.

22/08 – Dia do Folclore

A palavra “folklore”, inglês para folclore, foi inventada em 22 de agosto de 1846 pelo escritor William John Thoms. A etimologia da palavra deriva dos termos “folk”, povo, e “lore”, cultura. Sendo assim, o folclore nada mais é que um fenômeno cultural de diferentes sociedades.

No Brasil, nosso folclore é uma das áreas mais ricas de nossa cultura e sociedade. Por isso, no aniversário da invenção da palavra, comemoramos nossas lendas e mitos populares.

Ainda em agosto, é comemorado também o Dia dos Pais. Porém, a data não é fixa, já que a celebração acontece sempre no 2° domingo do mês.

Setembro

Setembro

01/09 – Dia do Profissional de Educação Física

O profissional de educação física é aquele que trabalha como técnico desportivo, treinador, preparador físico, personal trainer, professor de educação física e muito mais. Por tratar-se de uma área muito ampla e que engloba a saúde das pessoas, o dia 1° de setembro foi escolhido para homenagear essa categoria que incentiva um estilo de vida mais saudável.

Em 3 de setembro de 1979, foi sancionada a lei n° 6.684, responsável por regulamentar a profissão de biólogo e criar o Conselho Federal de Biologia. Portanto, a data foi firmada no calendário para homenagear os profissionais que trabalham com o meio ambiente, biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção.

05/09 – Dia do Irmão

Embora não existam registros oficiais de como a data surgiu, o dia 5 de setembro ficou conhecido nacionalmente como o Dia do Irmão. Dessa forma, a celebração surge como uma forma de ressaltar a importância das instituições familiares e dos irmãos.

07/09 – Dia da Independência do Brasil

Em 7 de setembro de 1822, o Brasil se tornou independente, política e economicamente, de Portugal. Logo, a data celebra este marco em nossa história e relembra os primeiros passos do nosso país como livre. A celebração foi proclamada como ferido nacional em 1949.

08/09 – Dia Mundial da Alfabetização

Já o Dia Mundial da Alfabetização foi instituído pela UNESCO em 26 de outubro de 1966, sendo sua primeira celebração em 1967. O objetivo desta data é ressaltar a importância da literatura e da alfabetização para as comunidades ao redor do mundo.

21/09 – Dia da Árvore

O Dia da Árvore é celebrado em dias diferentes em outros países. Porém, no Brasil, é comemorado em 21 de setembro porque marca o início da Primavera. A data serve como um lembrete da importância de políticas de preservação do meio ambiente, principalmente em um país tão biodiverso quanto o nosso.

Outubro

Outubro

12/10 – Dia das Crianças

O Dia das Crianças também varia de país para país. No Brasil, em Portugal, Angola e Moçambique, a data é comemorada em 12 de outubro. Porém, a ONU reconhece o Dia Mundial da Criança como 20 de novembro.

15/10 – Dia do Professor

Proclamado pela UNESCO em 1994, o Dia do Professor celebra a aprovação da recomendação da UNESCO sobre o Estatuto dos Professores. Além disso, a data marca ainda a proclamação do Decreto Imperial que criou o ensino elementar no Brasil.

30/10 – Dia da Merendeira Escolar

Já o Dia da Merendeira Escolar é uma forma de celebrar as profissionais responsáveis por garantir a alimentação saudável em diversas escolas no Brasil. Afinal, elas cuidam diariamente de centenas de crianças e merecem o reconhecimento!

31/10 – Halloween

O dia 31 de outubro ficou conhecido por religiões pagãs como a data em que o véu entre os vivos e os mortos se tornava mais fino. Com o tempo, diversos mitos e lendas sobrenaturais surgiram e criou-se o halloween como conhecemos hoje. Também conhecido como Dia das Bruxas, a data é famosa pelas fantasias e pelas corridas de doces.

Novembro

Novembro

12/11 – Dia do Diretor de Escola

Em 12 de novembro, comemoramos o Dia do Diretor de Escola, celebrando o profissional responsável pela gestão de todos os processos educacionais e administrativos das escolas. É comum que a data seja celebrada em 18 de outubro em alguns estados. Porém, a data oficial é no dia 12/11.

20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra

A escolha do dia 20 de novembro homenageia o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e responsável por abrigar centenas de escravos na Região Nordeste do Brasil. Ele foi assassinado em 1685 por bandeirantes e sua morte representa a luta pelos direitos da população negra.

Dezembro

Dezembro

04/12 – Dia do Orientador Educacional

O Orientador Educacional é o profissional que funciona como um elo entre a escola e a comunidade. Nos últimos anos, a profissão ganhou cada vez mais destaque e é reconhecida anualmente no dia 04 de dezembro.

25/12 – Natal

O Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo segundo a Bíblia e a Igreja Católica. A data é comemorada no mesmo dia em todos os países e serve como uma oportunidade de reunir a família. Tradicionalmente, são trocados presentes e uma refeição especial é preparada.

31/12 – Véspera de Ano Novo

Para fechar o ano, temos a véspera de Ano Novo em 31/12. Este é o último dia do calendário e marca o início de um novo ciclo ao redor do mundo.

Pronto! Agora você já conhece todas as datas comemorativas escolares e pode planejar melhor o seu próprio calendário. Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *