fbpx
Pular para o conteúdo

Plano de Aula: Dia do Índio

    Índio

    O presente plano de aula tem como objetivo abordar o tema “Dia do Índio” com alunos do Ensino Fundamental I, visando a conscientização e o respeito à cultura indígena. Com isso, espera-se que os alunos reconheçam a importância da data e reflitam sobre a situação dos povos indígenas no Brasil.

    Público Alvo

    Este plano de aula é voltado para alunos do Ensino Fundamental I, do 5º ano.

    Objetivos

    • Conscientizar os alunos sobre a importância do Dia do Índio;
    • Fazer com que os alunos reflitam sobre a situação dos povos indígenas no Brasil;
    • Identificar as principais características da cultura indígena;
    • Identificar os principais problemas enfrentados pelos povos indígenas.

    Desenvolvimento Metodológico

    A aula será dividida em duas partes. Na primeira, será apresentada uma breve introdução ao tema, com destaque para a importância do Dia do Índio. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre a cultura indígena. Após a exibição do vídeo, os alunos farão uma discussão em grupo sobre o que viram e aprenderam com o vídeo. Na segunda parte da aula, os alunos farão uma pesquisa sobre os principais problemas enfrentados pelos povos indígenas no Brasil. Cada grupo fará uma apresentação sobre o tema pesquisado, com destaque para as soluções propostas pelos alunos para os problemas identificados.

    Avaliação

    A avaliação será feita através da participação dos alunos na aula, bem como na discussão em grupo e na apresentação sobre os problemas enfrentados pelos povos indígenas. Será considerado um bom trabalho aquele que conseguir envolver todos os alunos na discussão e na apresentação, bem como apresentar soluções criativas e inovadoras para os problemas pesquisados.

    Conclusão

    Espera-se que, ao final da aula, os alunos estejam conscientes da importância do Dia do Índio e reflitam sobre a situação dos povos indígenas no Brasil. Espera-se também que os alunos estejam aptos a identificar as principais características da cultura indígena, bem como seus principais problemas.

    Referências

    • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília, DF: MEC/SEB, 2002.
    • KROHLING, Antonio Joaquim. História do Brasil para o ensino fundamental. São Paulo: Atual, 2009.
    • SANTOS, M. A. Cultura indígena: diversidade e resistência. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

    Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?

    Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!

    E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:

    Marcações:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *