fbpx

10 ideias de decoração de sala de aula

10 Ideias de decoração de sala de aula

Neste artigo apresentaremos a você 10 ideias de decoração de sala de aula para que possa oferecer um ambiente mais agradável e chamativo para os alunos.

A educação é algo essencial para a vida de qualquer ser humano. É a partir dela que se adquire conhecimento sobre inúmeras áreas, facilita na comunicação enquanto sociedade e auxilia no bom desenvolvimento, principalmente durante a infância.

Estudar, embora demande concentração, pode ser bastante divertido, algo que prenda de fato a atenção da criança, para ela poder aprender com mais simplicidade e ainda consiga explorar sua criatividade. Por isso, é importante que o ambiente escolar e a residência do aluno sejam temáticos para que tudo flua de maneira espontânea. 

Quais temas escolher para aplicar nas ideias de decoração de sala de aula?

Para escolhermos um tema, é preciso ter um planejamento estruturado, saber qual tema escolher. É valioso analisar o desenvolvimento da criança e criar decorações para instigar, a leitura, a escrita, a tabuada, respeitar o próximo, identificar os animais, olhar as horas e ademais.

Temáticas como:

  • Sinais de mãos: ajudam na comunicação e na  sensibilidade. Palavras de educação e boas maneiras, as chamadas “palavrinhas mágicas”: São muito úteis para a educação e respeito para com o outro;
  • Previsão do tempo: Aprender a distinguir condições climáticas;
  • Artes em geral: importante para o desenvolvimento, aprendizagem e principalmente para o despertar da criatividade. Aprender as diversas cores e suas misturas, tocar instrumentos, praticar cantos, são algumas das atividades que podem ser feitas;
  • Números: Saber os números e como contá-los é essencial para o crescimento.
  • Leitura: Saber ler é algo indispensável para a ampliação do conhecimento, além de auxiliar na escrita e também no vocabulário.

Na infância, é preciso buscar meios de prender a atenção e estimular a curiosidade da criança com o aprendizado.

Quais materiais usar nas ideias de decoração de sala de aula?

Agora que sabemos quais temas escolher, vamos para a customização.

Os materiais necessários para fazer a customização são e devem ser acessíveis e seguros. 

Materiais para decoração de sala de aula:

Veja esta lista de materiais para as decorações:

  • Tesoura sem ponta;
  • Cola branca;
  • Canetas coloridas;
  • Lápis grafite;
  • Lápis de cor;
  • Borracha;
  • Fitas adesivas;
  • Tintas;
  • Pincéis;
  • Papel ‘kraft’;
  • Cartolinas;
  • EVA
  • Tecido não tecido (tnt)

Há várias outras opções de materiais que podem ser acrescentados. É vultuoso que se essas decorações forem feitas em conjunto com os alunos, sejam materiais que garantam sua segurança.

Como diversificar os ambientes com as ideias de decoração de sala de aula?

Inovar é sempre bom, ainda mais quando o assunto é aumentar a capacidade de criar. Neste sentido, ter algo único e diferente é admirável. Portanto, trouxemos algumas ideias para você diversificar os ambientes e deixá-los ainda mais bonitos.

Para fazer diferentes tipos de cartazes, pode-se começar com a alteração do seu formato. Existem muitas formas geométricas como triângulo, círculo, losango, pentágono, hexágono, entre outras que também podem ser usadas, além do quadrado e do retângulo, que são as mais comuns.

As decorações podem adquirir outros aspectos, bem como formas naturais, silhueta de animais e até mesmo construções e objetos a depender da temática. Figuras de árvores, flores, nuvens, contornos de morcegos, gatos, cachorros, borboletas, casas, prédios, carros, telefones e livros, são alguns exemplos. 

Apesar disso, há temas para cenários já prontos. É o caso do halloween, do Natal, da páscoa e outras comemorações anuais, que podem ser referência para a confecção de inúmeros enfeites decorativos.

Outro fator é a paleta de cores, ter uma boa combinação entre elas acaba deixando o ambiente mais agradável e chamativo para o aprendizado.

10 ideias de decoração de sala de aula

Já que conhecemos a importância, quais temas escolher, que materiais usar e como diversificar as decorações, separamos 10 ideias para que sua sala de aula fique ainda mais bonita e interativa.

1. Como está o clima hoje?

Uma bela forma de começar a aula é perguntar aos alunos se eles notaram as condições climáticas da região, e nada melhor do que um painel para ajudá-los a responder.

Como realizar a decoração de sala de aula?

Para fazer essa atividade será preciso alguns materiais básicos como lápis de cor, lápis grafite, cartolina e fita adesiva.

A intenção é fazer um painel com os desenhos do sol com nuvens e sem, para representar os dias ensolarados e parcialmente nublado, e ilustrações de nuvens com e sem gotas de chuva, para compor os dias chuvosos e nublado.

Essa atividade pode ajudar os discentes a observar o que está acontece a sua volta, aprender e distinguir as variações climáticas.

2. Vamos contar? 

Criança brincando com números

Aprender a contar, é algo indispensável na aprendizagem, e isso pode ser feito de forma divertida com um simples cartaz. 

Como realizar a decoração de sala de aula?

Para realizar essa atividade é preciso de materiais como, cartolina, pincéis e tintas. A ideia é pintar números com cores divergentes na cartolina e também acrescentar algumas imagens para deixar ainda mais descontraído.

O intuito desta atividade é ajudar a criança a saber e contar os números, aprender como se chamam e suas ordens.

3. Sinais de mãos

Estudar sinais de mãos é importante, ainda mais quando se está na fase da infância. Assim a criança aprende os diferentes meios de se comunicar com outras pessoas e fortalecer a acessibilidade.

Como realizar a decoração de sala de aula?

Será preciso desenhar ou imprimir os sinais, recortar e colar no papel ‘kraft’ e com a ajuda de uma fita, colar na parede da sala e praticar com os alunos.

4. Vamos aprender inglês?

Atualmente é necessário saber mais de uma língua, e a principal delas é o inglês. Então, que tal fazer um varal de idioma?!

Como realizar a decoração de sala de aula?

Para isso, será utilizado tnt, barbante, alguns desenhos feitos em EVA, prendedores de roupa, tesoura sem ponta, fita adesiva, papel e canetas coloridas.

O propósito é fazer com que as crianças aprendam todos os dias novas palavras, e é desta maneira que o varal irá funcionar. Como as palavras não serão coladas e sim prendidas por  prendedores, fica fácil de fazer as alterações necessárias, além de ser bastante dinâmico.

5. Espaço da leitura

Criança fazendo a leitura de um livro

Saber ler é algo valioso, assim, é preciso sempre praticar. Apesar disso, a leitura contribui na escrita e no enriquecimento do vocabulário, fatores indispensáveis para a evolução.

O objetivo desta ideia, é fazer com que a criança desperte o interesse em ler e em conhecer novas palavras. 

Como realizar a decoração de sala de aula?

E para esta decoração será utilizado, uma caixa de papelão customizada, para nela serem depositados os livros. Cartolinas e canetas serão utilizadas para confeccionar o mural. A intenção é fazer um espaço para que os estudantes sintam-se confortáveis e consigam ler tranquilos.

6. Que horas são?

Relógio

Conseguir identificar as horas é muito útil, principalmente na organização do dia a dia. Desta maneira é de grande valor que a criança saiba desde cedo a olhar as horas, para que assim, ela saiba em quais horários deve estudar, brincar, dormir e entre outras ações do cotidiano. 

Como realizar a decoração de sala de aula?

Para ajudar a criança a compreender este assunto, nada melhor do que um belo painel colorido. Os materiais utilizados serão, papel, cartolinas, canetas, fita adesiva, tesoura sem ponta, lápis e tinta. 

Após feito o esboço do relógio sem os ponteiros na cartolina, enfeite-a como preferir, em seguida, desenhe os ponteiros na folha de papel, recorte-os e coloque fita adesiva no seu verso. A intenção é que os ponteiros sejam removíveis com facilidade, para que assim possa haver flexibilidade nas horas a serem estudadas.

7. Lar da criatividade

Quanto mais jovem, mais seu ponto criativo deve ser explorado. Com isso, um local para que o estudante possa se expressar através de desenhos, pinturas, escritas e demais artes, é fundamental.

Como realizar a decoração de sala de aula?

Este lar da criatividade, consiste em ter à disposição do aluno materiais artísticos. Como lápis, papéis, pincéis, tintas e até instrumentos musicais. Por isso deve ser um ambiente belo e agradável com almofadas no chão, cadeiras e cartazes que além de embelezar, auxiliará a criança.

Estes cartazes terão como propósito conter inspirações. Desenhos, quadros, letras músicas e poemas, são exemplos. 

8. Conhecendo a fauna

Conhecer os animais faz parte do crescimento de qualquer criança. Porém, isto também pode ser feito de uma maneira interativa.

Como realizar a decoração de sala de aula?

Um quadro com os nomes e imagens dos animais pode ser feito. Além de ensinar, enfeitará o ambiente. Este quadro serve para ampliar os conhecimentos sobre a fauna. Os materiais utilizados serão, papel ‘kraft’, lápis e giz de cera. 

Com estes materiais, o responsável pode criar um painel do zero, ou fazê-lo em conjunto com o aluno, a proposta é que aprendam enquanto se divertem.

9 Figuras geométricas

Geometria

Existem diversos formatos geométricos, como quadrados, círculos, elipses e entre outros, que nos acompanham durante a formação escolar. Deste modo, um mural com variadas formas geométricas seria bastante útil. 

Como realizar a decoração de sala de aula?

Então, para fazê-lo serão usados cartolinas, canetas e lápis de cor. A preparação e a customização podem ser feitas com o aluno.

A finalidade desta ideia, é apresentar novos animais, promover práticas de escrita do nome de cada um e aprender sua pronúncia.

10. Letras

A alfabetização é bastante valiosa no ensino. Então toda criança desde cedo, aprende o que são letras e como elas funcionam. Uma bela maneira de ajudar o estudante durante esta etapa, é confeccionado um painel. 

Como realizar a decoração de sala de aula?

Neste painel, deve haver o alfabeto e alguma imagem com a inicial de cada letra para auxiliar. Alguns materiais para fazer essa atividade serão: cartolinas, figuras de animais e objetos, cola branca e caneta.

O alvo desta tarefa é ampliar e avançar a escrita, o vocabulário e a leitura.

Para concluir, todas essas atividades podem ser feitas em sala de aula, ou em âmbito familiar, a fim de proporcionar momentos de interação com os educadores e com a família.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *