fbpx

5 Brincadeiras para festa do pijama na escola

5 Brincadeiras para festa do pijama na escola

A festa do pijama, é algo muito divertido, um momento diferente e único para as crianças, ela tem o objetivo de tentar proporcionar novas experiências aos menores. Conheça brincadeiras para festa do pijama na escola que podem tornar esse momento ainda mais divertido e inesquecível.

Esta festa, por ter uma diferença de horário muito grande para o horário comum de brincadeiras, é muito atrativa para as crianças, mas esta nova experiência é impressionante à primeira vista, principalmente para aquelas crianças que nunca se desgrudaram dos pais. 

Ter essa experiência pode resolver algum problema de insegurança que a criança tenha de se sentir sozinha pela distância da sua família.

Neste artigo apresentaremos, comentaremos e iremos dar 5 sugestões de brincadeiras para festa do pijama na escola.

Como organizar brincadeiras para festa do pijama na escola?

Primeiramente, em uma festa do pijama na escola é interessante que haja uma programação completa do que será feito naquela noite. 

Montar um cronograma com todas as brincadeiras, filmes, histórias, comidas e claro, por fim, uma decoração bem bonita e atrativa para as crianças ficarem deslumbradas com aquilo.

Para o início das programações, antes de qualquer coisa, os monitores que foram convocados para a festa e estarão presentes devem lembrar as crianças de trazer o seu ‘’Kit de festa do pijama”, esse kit consistirá em itens essenciais para tornar este momento o mais divertido e imersivo possível. 

O kit consiste em um conjunto para higiene, uma cabaninha e uma caminha (estes itens também podem ser introduzidos pela escola) e por fim, o mais importante: o pijama.

Para que essa noite seja recheada de diversão, é importante que o ambiente esteja bem decorado, faça o máximo possível para transformar aquele ambiente em um ambiente mágico e agradável, claro.

O cronograma das brincadeiras e atividades deve ser seguido corretamente, para que no final do evento, as crianças consigam finalmente descansar da noite festiva que tiveram.

Qual a importância de construir laços na escola?

A construção dos laços na infância e na escola, é de suma importância, para o ensinamento da criança sobre ligações profundas que possam ajudar elas em momentos ruins, ou até mesmo comemorar os bons momentos, a criação dos laços pode evitar futuramente até mesmo possíveis depressões e problemas psicológicos relacionados.

As amizades vão colaborar bastante na formação de confiança, ensinarão o conceito de humildade e também do respeito ao próximo. A formação das primeiras amizades na infância sofrerá diversas mudanças ao decorrer do tempo e da idade de seu filho.

Grandes e longas amizades também podem surgir a partir da etapa infantil ou fundamental de ensino. É muito importante que seu filho possa interagir bem com as outras crianças e aprenda a criar laços de amizade desde a infância.

A festa do pijama poderá ser um meio de união neste caso, a criança terá a oportunidade, com a ajuda dos monitores que estarão lá presentes, de formar novos possíveis laços de amizade, ao trazer brincadeiras que trazem a união dos pequenos. 

Como introduzir brincadeiras lúdicas em uma festa do pijama?

Quando todas as crianças chegarem na escola, após verem todas as decorações feitas pelos monitores e serem introduzidos à festa do pijama, logo em seguida será apresentado o cronograma de brincadeiras e atividades. Qual o melhor modo de introduzir estas brincadeiras na festa do pijama?

Pois bem, caso escolham as brincadeiras que vão ser apresentadas logo abaixo, você terá de escolher as brincadeiras que gastam mais energia seguindo para as brincadeiras que gastam menos energia,  pois no final da festa todos eles vão estar muito cansados para continuar as brincadeiras.

Você poderá iniciar por exemplo com brincadeiras com corridas, piques, guerra de travesseiros e terminar a noite com alguma história do interesse das crianças para por fim, dormir.

Antes de terminar a noite, façam com que as crianças montem suas barraquinhas, seus lugares para descansar, essa será a última atividade antes de todos pegarem no sono.

Lista de brincadeiras para festa do pijama na escola

Logo abaixo, reunimos algumas brincadeiras que podem ser adicionadas no seu cronograma para a festa do pijama, claro que existem diversas outras de sua escolha, faça do jeito que preferir e de maneira com que as crianças se divirtam com aquilo.

Mímica

Mímica

A clássica brincadeira de mímica pode ser aderida à noite de festa do pijama, este é um bom pedido e as crianças se divertem muito e dão diversas gargalhadas.

Como brincar de mímica:

Serão necessários alguns cartões para executar a mímica, a criança irá tirar algum desses cartões que vão estar distribuídos de maneira aleatória e aturá para fazer com que os outros participantes acerte e ganhe pontos, os pontos podem ser computados em um simples caderno ou uma lousa que possa estar disponível.

Caça ao tesouro 

Esta brincadeira fará com que as crianças possam se unir para encontrar o ‘’tesouro’’ escondido na escola. 

Tesouro

Como brincar de caça ao tesouro:

Os monitores da festa terão de esconder um tesouro na escola, esse tesouro podem ser diversas coisas que possam agradar as crianças, que irão de doces até brinquedos. 

Em seguida serão espalhados na escola várias dicas que irão ajudar as crianças a alcançar o tão aclamado tesouro e no fim, a recompensa será repartida para todos. 

Cozinha maluca

Essa brincadeira fará com que as crianças trabalhem bastante do cognitivo e tenham o seu primeiro contato com uma “cozinha”.

Como brincar de cozinha maluca:

Primeiramente, terá de ser selecionada alguma receita simples de fazer, que os procedimentos possam ser executados pelas crianças, mas claro que ela terá a ajuda dos monitores presentes.

Logo em seguida, as crianças terão de fazer as comidas que tenham escolhido para lanchar. Exemplos de receitas simples e divertidas: bolo de caneca, pizza, sanduíche e chocolates. 

Guerra de travesseiros

A clássica guerra de travesseiros, ela sempre é incluída nas noites de festa do pijama.

Como brincar de guerra de travesseiros de maneira segura:

Primeiramente é importante que os travesseiros para a brincadeira, tenham de ser bastante macios, pois as crianças levarão muitas pancadas com os travesseiros e para não machucar eles precisam ser confortáveis.

A brincadeira pode ser organizada por times ou cada um por si, sempre é bastante divertido incluir essa brincadeira na noite de festa do pijama.

Contar histórias antes de dormir

Por fim, quando todas as crianças estiverem totalmente exaustas para continuar a brincar ou fazer qualquer outro tipo de traquinagem na noite. É interessante que possam contar historinhas para colocar as crianças para dormir. Elas podem ser histórias de folclore, podem ser leves histórias de terror, ou histórias de heróis. 

Quais histórias selecionar para contar para as crianças

Logo abaixo iremos apresentar algumas histórias que podem ser contadas nas noites de festa de pijama:

  • João e Maria, a clássica história da casa de doces e da bruxa malvada que queria comer as crianças;
  • Pinóquio, a história do menininho de maneira que ao menir, ficava com o nariz grande;
  • Branca de neve e seus sete anões amigos;
  • A história da princesa e o sapo;
  • A bela adormecida.

Estas foram algumas dicas e brincadeiras que podem ser adicionadas ao seu cronograma da festa do pijama, para ter uma noite inesquecível com as crianças e marcarem elas com muita diversão.

Continue ligado no nosso blog para receber mais dicas de brincadeiras e atividades.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *