fbpx

Como criar um cronograma de atividades para a educação infantil?

Como criar um cronograma de atividades para a educação infantil

É fundamental saber criar um cronograma de atividades para a educação infantil, para que conste as atividades a serem aplicadas aos alunos de forma organizada a fim de ter o melhor resultado.

Saiba aqui como criar um cronograma de atividades para a educação infantil e como isso pode ser de grande ajuda na hora de lecionar as aulas para as crianças dos primeiros anos educacionais.

Afinal, o que é um cronograma?

Antes de saber sobre a importância da criação de um cronograma, é necessário fazer o estudo de seu conceito. De acordo com a etimologia de cronograma, o seu termo é de origem grega com a nomeação de khronosgramma”, em que “khronos” o termo para “tempo”, enquanto “gramma” tem o significado de “alguma coisa escrita ou desenhada”.

De forma simples, o cronograma é uma ferramenta de planejamento individual e/ou coletivo, que tem como a sua principal função a gestão de organização de atividades de um projeto por meio de um diagrama visual.

O cronograma pode ser feito da maneira mais comum, como ser feito a mão em um papel, até mesmo da maneira mais sofisticada, como recorrer ao uso de softwares especializados na criação de cronogramas. 

Independente de como tenha sido dada a criação do cronograma, o importante é que ele cumpra com o seu papel de apresentar explicitamente a organização das atividades, assim como o seu modo de realização e as suas datas para que sejam cumpridas dentro dos prazos estabelecidos.

Qual seria a importância de criar um cronograma de atividades?

A importância da criação de um cronograma está justamente no fato dele poder ser útil em mil e uma situações. Desde por uma família que quer manter a organização de suas atividades diárias até por um mestre de obras que precisa do auxílio de uma cronograma para fazer o passo a passo da construção e da entrega de um projeto de edificação dentro de um tempo pré-determinado por seu cliente. 

Isso quer dizer que a criação de um cronograma pode ser feita para o uso pessoal e/ou profissional, de um modo individual e/ou coletivo.

Através da elaboração de um cronograma, é instituída a sequência de atividades, as quais são distribuídas na ordem de prioridade entre os dias da semana com os seus devidos prazos e os seus horários para a sua realização. Dessa forma, se tem um controle do que deve ser feito de acordo com o que se estabeleceu nas atividades descritas no cronograma. 

O que fazer para organizar as atividades para educação infantil? 

O pontapé inicial para a criação de um cronograma de atividades para educação infantil é ter um porquê, ou seja, um objetivo para que aquilo seja feito. O educador tem como o seu principal papel, instruir, desde cedo, as crianças a saberem lidar com os demais desafios presentes na sociedade, com o foco no seu desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social.

Esse deve ser o propósito em mente, o educador se submeterá a análise de quais seriam as atividades ideais para o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social de cada uma das crianças. É de suma importância que seja esses quatros campos de aprendizagem sejam adequadamente e igualmente aprimorados.

Para a melhor organização de suas ideias, separe as atividades em categorias. Por exemplo, além de enquadrá-las entre os quatro campos de aprendizagem, dê ênfase em quais seriam as atividades que devem ser feitas em sala de aula e ao ar livre, assim como se elas necessitam de materiais para a sua realização ou não.

Como fazer a escolha das atividades para a educação infantil?

Para fazer a escolha ideal de atividades para a educação, é necessário que seja feita uma análise geral, ou melhor, o estudo sobre as capacidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais das crianças. Anote tudo aquilo que seja importante para ser usado na hora de fazer a escolha das atividades.

Sem deixar de manter o foco no desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social, você deve escolher atividades dinâmicas e divertidas, para um encorajamento mais acessível do interesse das crianças em querer participar das brincadeiras propostas pelo educador.

Confira os melhores planos de aulas com atividades dinâmicas e divertidas para oferecer às crianças do ensino infantil no site do Pedagogia ao Pé da Letra. 

Como devem ser desenvolvidos os quatros campos de aprendizagem infantil?

A fim de buscar o desenvolvimento de cada um dos campos é preciso aplicar a cada caso ideias próprias.

1. Capacidade Motora

A capacidade motora é aquela que trabalha com atividades como sentar, andar, ficar em pé, pular, correr e etc.

Para o desenvolvimento da capacidade motora, faça a escolha de atividades como pega-pega, amarelinha, pular corda e etc.

2. Capacidade Cognitiva

Ligada diretamente à capacidade motora, a capacidade cognitiva é aquela que trabalha com a parte intelectual do ser humano, o que diz respeito ao raciocínio, atenção, memória e a capacidade de resolver problemas.

Para o desenvolvimento da capacidade cognitiva, aposte em brincadeiras como jogos de memória e de adivinhação, por exemplo.

3. Capacidade Emocional

A capacidade emocional é aquela que trabalha com os sentimentos e as emoções das crianças, já que é importante para elas desenvolverem a inteligência emocional para que não tenham que lidar com problemas afetivos no futuro.

Para o desenvolvimento da capacidade emocional, atividades como mímica, desenhar e contar histórias são excelentes para o exercício de demonstração de sentimentos e emoções por parte das crianças.

4. Capacidade Social 

A capacidade social é aquela que trabalha no desenvolvimento da interação da criança com o mundo em que vive, que ajuda no estabelecimento de passar informações umas às outras e permitir que elas troquem cultura, tradições e normas sociais entre elas. 

O ato de brincar está relacionado com a capacidade social, uma vez que são desenvolvidas a interação por meio da socialização das crianças umas com as outras.

Para o desenvolvimento da capacidade social, a brincadeira de faz de conta é uma excelente escolha de atividade para a educação infantil.

Qual é o impacto da organização do cronograma no ensino infantil? 

Trabalhar com o apoio de um cronograma de atividades para educação infantil impacta de uma maneira positiva, uma vez que é de grande ajuda para o educador exercer adequadamente o seu papel em instruir as crianças a desenvolverem as suas capacidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais. 

Além de tudo, o cronograma auxilia para o aumento do foco e da produtividade, uma vez que ele permite mais clareza sobre o que é necessário fazer e até quando deve ser feita uma atividade em questão, assim como a entender sobre a importância de cada uma das atividades e que elas precisam ser realizadas na ordem de propriedade e dentro do prazo estabelecido no cronograma.

Como criar um cronograma de atividades para a educação infantil?

Para se fazer a organização de um cronograma de atividades para a educação infantil, é recomendado que ele seja preparado de maneira semanal para que ocorra o melhor desempenho da rotina escolar, assim como para não tornar as coisas excessivamente cansativas tanto para o educador quanto para as crianças.

Por meio do cronograma, deve ser apresentada a escolha das ideias de atividades e, em seguida, ser feita a sua distribuição nos dias da semana e determinar a hora e o tempo de duração de cada uma das atividades. 

Vale lembrar que é de suma importância que você, como educador, cumpra com o seu dever de respeitar o estabelecimento de horários escolares das crianças como o de chegar e ir embora da escola, o intervalo, assim como as pausas para tomar água, ir ao banheiro, além do descanso de alguns minutos entre uma atividade e outra.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *