fbpx

5 Atividades de alfabetização do 1° ano para imprimir

5 Atividades de alfabetização para imprimir

Confira neste artigo, exemplos de Atividades de alfabetização para imprimir e torne essa etapa do aprendizado mais leve e divertida para seus alunos, facilitando assim, o desenvolvimento dos mesmo.

Ensinar o alfabeto às crianças de 5 a 6 anos pode ser um processo longo, de acordo com o tempo de cada pequeno para compreender esse novo mundo. Não se deve forçar ou exigir que crianças dessa idade aprendam rapidamente a ler o alfabeto, pois é um processo demorado.

Quando se fala na palavra alfabetização, a primeira coisa que surge na cabeça dos pais ou educadores é ensinar crianças sem deficiência auditiva e visual. Nem todos os professores sabem como lidar com Libras e Braille, porém incluir os demais alunos é necessário.

A Língua Brasileira de Sinais serve para realizar a comunicação com uma pessoa surda, não necessariamente surda-muda. Engana-se quem pensa que os surdos são mudos, como eles não sabem pronunciar as palavras apenas não optam por não falar.

Qual a importância da atividades de alfabetização ?

As atividades de alfabetização são importantes para o futuro escolar das crianças, e saber ler perfeitamente é um dos métodos mais importantes na educação. Servirá para torná-las pessoas com amplo conhecimento, posteriormente conseguirão compreender o mundo com outros olhos e entender uma série de coisas.

É de extrema importância que nem professores e pais desestimulem a criança na fase de aprendizagem, porque será dessa maneira que ela pode se sentir sozinha e confusa. Uma criança deve estar em um ambiente seguro, confortável e feliz para poder aprender sem medo de errar.

Mães e pais precisam estar presentes em cada etapa desse processo, seja ao auxiliar nas tarefas de casa e demais atitudes que tornam-se necessárias, como o apoio. 

Os alunos surdos gravam as palavras através do que chamamos de memorização. O professor reproduz a imagem e a letra correspondente. 

O que ajuda no processo de Alfabetização?

O principal e mais importante dos processos para se alfabetizar uma criança é a leitura. Desde bem pequenas as crianças podem ser incentivadas por seus pais com livros infantis, que contenham diversificadas histórias e fará com que a criatividade floresça. 

Outro método que pode ser usado em casa é o de ler receitas de livros de culinária, como fazer um bolo de chocolate, por exemplo. A criança ficará interessada nas cores das figuras e tentará realizar a leitura de uma palavra ou outra, portanto o pai ou mãe presente no momento deve replicar suas palavras da forma correta para ela compreender.

Como ministrar atividades de alfabetização ?

Para começar a ministrar suas aulas, precisa ter em mente que haverão alunos de todo tipo dentro de classe e uns serão mais diferentes, surdos ou cegos, e outros terão dificuldades ou facilidade.

O principal ponto a ser tratado é o alfabeto e sem exceção todos deverão aprender a linguagem de LIBRAS para aprender a lidar com os colegas e saber desde cedo que o mundo possui pessoas diferentes umas das outras.

5 Atividades de alfabetização para imprimir

Este alfabeto em Linguagem de Sinais tem a intenção de auxiliar as crianças e fazê-los memorizar o alfabeto em Libras.

Desenvolver as áreas motora e cognitiva tornam-se necessárias na faixa etária de 6 a 7 anos, e para ser possível ajudá-las neste aspecto basta que o professor trabalhe diretamente atividades que lidem com o raciocínio e concentração. 

A parte cognitiva do cérebro tem como responsabilidade armazenar, raciocinar e perceber tantas outras coisas. A imaginação, criatividade, são complementos do desenvolvimento da área cognitiva.

Para um começo menos pesado, os professores podem usar as letras do alfabeto com materiais de E.V.A coloridos. Quanto mais cor houver no painel que pode ser criado, mais fácil será chamar atenção das crianças.

Mostrar palavras conhecidas através das figuras fará as crianças lembrarem de tê-las visto em diversos lugares quando saem para passear na companhia dos pais. 

Em casa os pais podem dar gibis da Turma da Mônica para a criança ler, uma vez que existem figuras bem chamativas e balões de diálogos. O adulto responsável pode contar as histórias escritas, porém deve deixá-la tentar ler por contra própria e caso tenha dificuldade de pronunciar alguma palavra, basta explicar como dizer corretamente.

Como alfabetizar alunos do primeiro ano?

As atividades para o processo de alfabetização podem funcionar através do ditado mudo, lousas, jogos da memória com nome de cada animal ou objeto. O incentivo à leitura é o principal ponto, munido de um caderno de caligrafia que os auxiliará a reproduzir palavras.

A diferenciação de desenhos, símbolos e letras são úteis para a compreensão da criança e podem ser usados para escrever no caderno. Em sala de aula o professor deve começar com as vogais para poder prosseguir com as consoantes. 

5 Atividades de alfabetização para imprimir

Logo abaixo, reunimos algumas Atividades de alfabetização para imprimir que podem ser adicionadas no seu cronograma para o ensino da leitura e escrita, claro que existem várias de sua escolha, faça como preferir e de maneira com que as crianças aprendam se divertindo.

Jogo da memória com animais marinhos

Principal objetivo: Esse jogo visa ajudar a memorização infantil ao mesmo tempo em que se divertem com essa brincadeira

Jogo da memória com animais marinhos

Materiais para a atividade: tesoura sem ponta, cola bastão ou líquida, cartolina colorida. Basta recortar cada figura e a cartolina para poder colar e esperar secar.

Como fazer a atividade

Os alunos podem se reunir em grupos estipulados pelo professor e distribuir as cartas que devem conter a figura dos animais marinhos. 

Jogo da forca

Principal objetivo: Tem como objetivo ajudar na adivinhação da criança em tentar descobrir a palavra misteriosa. Caso haja os erros, deverá ser desenhado partes de um bonequinho para compor a forca.

Atividade Jogo da forca

Materiais para a atividade: lápis grafite, folha sulfite. Caso opte por fazer a atividade em lousa, use canetão colorido ou giz.

Como fazer a atividade 

O tema escolhido para a diversão das crianças foram os animais, e basta que eles se reúnam em pequenos grupos para tentar adivinhar as letras, de modo que tentem escrever o nome.

Ligue os animais aos nomes

Principal objetivo: A memorização fotográfica é importante na vida de uma criança, porque será dessa maneira que ela conseguirá reconhecer certas coisas e pode até tentar escrever. 

Atividade Ligue os animais aos nomes

Quanto mais atividades do tipo forem ensinadas, mais as crianças aprenderão sem medo de errar.

Como fazer a atividade

Basta que o aluno ligue cada animal conhecido ao seu respectivo nome. 

Ditado mudo

Principal objetivo: A brincadeira é simples e garantirá uma atenção maior dos pequenos na hora da escrita, além de treinar a caligrafia.

Atividade ditado mudo

Materiais para a atividade: O educador é quem será o responsável por montar o ditado mudo. Ele pode comprar pequenas peças de madeira para colar as figuras e utilizar durante as aulas.

Como fazer a atividade: 

O professor mostrará diversas figuras aos alunos que devem escrever os nomes nas folhas. 

Ache e encaixe

Principal objetivo: A criança aprenderá organizar e reconhecer cada palavra ao tentar encaixá-la com outras. 

Atividade ache o encaixe

Materiais: O professor será o principal responsável por fornecer as palavras recortadas e coladas em cartolina ou papel cartão. Caso os pais sintam interesse em realizar a brincadeira em casa com os filhos, poderão ensiná-los a mexer com os materiais.

Como fazer a atividade

Haverão nomes incompletos espalhados e os alunos precisam encontrar a outra parte do nome para formar a palavra.

A alfabetização é um dos aspectos mais importantes durante a vida escolar de uma criança, porque será dessa forma que poderá se comunicar através da escrita com amigos, professores e os pais.

Conheça o Pedagogia Ao Pé Da Letra e fique por dentro de todas as novidades ligadas ao mundo da aprendizagem infantil. Existem diversos artigos que visam ajudar pais e professores a ensinar atividades, comportamentos, etc.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *