Habilidades da BNCC: Ensino Religioso no Ensino Fundamental 1 e 2
Aprenda sobre as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para Ensino Religioso no Ensino Fundamental 1 e 2! Descubra como usar as habilidades para criar aulas interativas e estimulantes que alcancem os alunos!
Para a BNCC do Ensino Fundamental I e II, a disciplina Ensino Religioso é um meio para propiciar conhecimento sobre questões religiosas, culturais e estéticas, partindo das manifestações religiosas explicitadas pelos estudantes.
Também é uma maneira de proporcionar entendimento quanto ao direito de liberdade de consciência e manifestação da crença, promovendo os direitos humanos.
Assim como é para desenvolver habilidades e competências que aprimorem o diálogo sobre o posicionamento religioso, a fim de exercitar o respeito e a liberdade entre as diversas concepções tidas por cada aluno, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da formação de valores, princípios éticos e da cidadania.
Para que esses conhecimentos sejam efetivos aos estudantes, a BNCC do Ensino Fundamental I e II divide os conteúdos da matéria de Ensino Religioso em unidades temáticas, que são:
Unidades temáticas de Ensino Religioso
1. Identidades e alteridades
A unidade Identidades e alteridades tem como objetivo trabalhar com os alunos o reconhecimento e a valorização da singularidade humana, sendo trabalhada a importância de respeitar as semelhanças e as diferenças encontradas no eu e no outro.
Outra questão que também é trabalhada em sala de aula e é inserida como pauta de grande importância para a BNCC é a necessidade de abordar a transcendência.
Ou seja, atribuir sentidos e significados para a vida e para a morte. Através dessas questões, são atribuídos valores a objetos, coisas, pessoas, forças da natureza ou seres sobrenaturais.
Como essa perspectiva de transcendência explora diversos símbolos, mitos, ritos, espaços, territórios e lideranças, a BNCC do Ensino Fundamental I e II também contempla a necessidade de implementar essas informações na mediação de conteúdo da disciplina de Ensino Religioso.
2. Manifestações religiosas
A unidade temática Manifestações religiosas se conecta com a primeira unidade, mas esta visa tratar especificamente sobre o entendimento, o respeito e a valorização de distintas manifestações e experiências religiosas, não somente as manifestadas pelos alunos em sala de aula, mas todas que fazem parte da cultura brasileira.
Além de promover o entendimento, o respeito e a valorização de cada religião, deve-se trabalhar para que o discente compreenda as relações que são estabelecidas entre as lideranças e denominações religiosas e os diversos âmbitos sociais.
3. Crenças religiosas e filosofias de vida
Na unidade temática Crenças religiosas e filosofias de vida, o estudante aprende sobre as diferentes tradições religiosas e filosofias de vida. São abordados assuntos sobre mitos, ideias de divindades, crenças, doutrinas religiosas, tradições orais e escritas, ideias de imortalidade, princípios, bem como valores éticos.
Essas questões são inseridas no ensino-aprendizagem do estudante do Ensino Fundamental I e II para que, desde cedo, já sejam abordadas algumas temáticas, como as doutrinas do sistema religioso, sentido e finalidade da existência e outras.
Para a BNCC, essas questões devem ser tratadas de maneira sistemática, a fim de que o estudante compreenda de maneira unitária e homogênea os conteúdos.
Habilidades de Ensino Religioso para o Fundamental I e II
Ensino Religioso – 1º ano
- Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
- Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
- Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
- Valorizar a diversidade de formas de vida.
- Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.
- Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.
Ensino Religioso – 2º ano
- Reconhecer os diferentes espaços de convivência.
- Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.
- Identificar as diferentes formas de registro das memórias pessoais, familiares e escolares (fotos, músicas, narrativas, álbuns…).
- Identificar os símbolos presentes nos variados espaços de convivência.
- Identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas.
- Exemplificar alimentos considerados sagrados por diferentes culturas, tradições e expressões religiosas.
- Identificar significados atribuídos a alimentos em diferentes manifestações e tradições religiosas.
Ensino Religioso – 3º ano
- Identificar e respeitar os diferentes espaços e territórios religiosos de diferentes tradições e movimentos religiosos.
- Caracterizar os espaços e territórios religiosos como locais de realização das práticas celebrativas.
- Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas.
- Caracterizar as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades.
- Reconhecer as indumentárias (roupas, acessórios, símbolos, pinturas corporais) utilizadas em diferentes manifestações e tradições religiosas.
- Caracterizar as indumentárias como elementos integrantes das identidades religiosas.
Ensino Religioso – 4º ano
- Identificar ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e comunitário.
- Identificar ritos e suas funções em diferentes manifestações e tradições religiosas.
- Caracterizar ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos (nascimento, casamento e morte).
- Identificar as diversas formas de expressão da espiritualidade (orações, cultos, gestos, cantos, meditação) nas diferentes tradições religiosas.
- Identificar representações religiosas em diferentes expressões artísticas (pinturas, arquitetura, esculturas, ícones, símbolos, imagens), reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas.
- Identificar nomes, significados e representações de divindades nos contextos familiar e comunitário.
- Reconhecer e respeitar as ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas.
Ensino Religioso – 5º ano
- Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.
- Identificar mitos de criação em diferentes culturas e tradições religiosas.
- Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte).
- Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.
- Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras.
- Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.
- Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
Ensino Religioso – 6º ano
- Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.
- Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros).
- Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
- Reconhecer que os textos escritos são utilizados pelas tradições religiosas de maneiras diversas.
- Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas.
- Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos.
- Exemplificar a relação entre mito, rito e símbolo nas práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas.
Ensino Religioso – 7º ano
- Reconhecer e respeitar as práticas de comunicação com as divindades em distintas manifestações e tradições religiosas.
- Identificar práticas de espiritualidade utilizadas pelas pessoas em determinadas situações (acidentes, doenças, fenômenos climáticos).
- Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas.
- Exemplificar líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições à sociedade.
- Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa entre as religiões.
- Identificar princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo como podem influenciar condutas pessoais e práticas sociais.
- Identificar e discutir o papel das lideranças religiosas e seculares na defesa e promoção dos direitos humanos.
- Reconhecer o direito à liberdade de consciência, crença ou convicção, questionando concepções e práticas sociais que a violam.
Ensino Religioso – 8º ano
- Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas.
- Analisar filosofias de vida, manifestações e tradições religiosas destacando seus princípios éticos.
- Analisar doutrinas das diferentes tradições religiosas e suas concepções de mundo, vida e morte. Crenças, filosofias de vida e esfera pública
- Discutir como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia).
- Debater sobre as possibilidades e os limites da interferência das tradições religiosas na esfera pública.
- Analisar práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções.
- Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes denominações religiosas.
Ensino Religioso – 9º ano
- Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida.
- Discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias.
- Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes.
- Identificar concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, por meio da análise de diferentes ritos fúnebres.
- Analisar as diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição).
- Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.
- Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) que possam alicerçar a construção de projetos de vida.
- Construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos.
Neste conteúdo, você compreendeu quais são os requisitos que a BNCC impõe para o ensino-aprendizagem da matéria de Ensino Religioso aos alunos do Ensino Fundamental I e II.
De todas as informações aqui citadas, o professor deve se atentar que todas as religiões devem ser exploradas de maneira imparcial, para que ao final, o aluno tenha liberdade de escolha e, ainda, respeite a opção do próximo.
Para que isso aconteça, o professor deve se atentar em colocar em prática as habilidades que a BNCC propõe.
Se você gostou deste texto, provavelmente, irá gostar também de: