Ensinar matemática para crianças pode ser trabalhoso se o professor não souber utilizar as técnicas corretas. Vamos mostrar como você deve ensinar matemática de forma interativa para seus alunos.
Como ensinar matemática para crianças?
Ensinar matemática para crianças pode ser trabalhoso. Caso o professor aplique a disciplina como uma obrigação e não como um divertimento.
Atualmente, graças à internet, há muitas formas de ensinar a matemática. Pode ser por meio de jogos eletrônicos, brincadeiras tradicionais ou aplicativos da internet.
Com brincadeiras comuns, as crianças acabam aprendendo matemática sem esforço nenhum. Veja a seguir alguns tipos de brincadeiras:
1. Coloque doces dentro de círculos
Ensine a criança a contar da seguinte maneira: use uma cartolina grande quadrada e faça diversos círculos dentro dela.
Dentro dos círculos, coloque os doces e, à medida que a criança for retirando, peça para que ela faça a subtração ou a soma caso ela acrescente os doces.
Com isso, a criança vai adquirindo o gosto pela matemática, seu raciocínio vai ficando cada vez mais rápido e a criança perde o medo da matemática.
2. Pregadores divertidos
Por utilizar pregadores, lembra a ideia de varal. Para ficar ainda mais alegre, pinte os pregadores de várias cores.
Faça desenhos com frutas e animais nos palitos de sorvete, para ficar mais fácil para a criança memorizar. Enumere os palitos e peça para que a criança coloque os pregadores correspondentes. Com isso, as crianças menores vão aprendendo cada número.
3. Marshmallow
Com marshmallows também podemos ensinar a contar. Utilizando uma cartolina, desenhe uma xícara; após desenhar, coloque o número de marshmallows correspondente dentro da xícara.
Com isso, a criança vai aprendendo as quatro operações à medida que for dividindo, somando, subtraindo, multiplicando, etc.
Se o professor ou mesmo o adulto responsável pela criança souber como ensinar matemática para crianças de modo interativo, a criança vai desenvolvendo gosto pela matemática.
Como ensinar matemática para crianças com deficiência?
Ensinar matemática para pessoas com deficiência hoje no Brasil é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores.
Tanto em escolas públicas como nas particulares, lidar com o ensino da matemática para pessoas que tenham algum tipo de limitação pode dificultar o trabalho.
Nos dias atuais, existem métodos e aplicativos que ajudam na hora de ensinar. Vamos ver um exemplo de aplicativo capaz de ensinar os alunos com deficiência.
- MiniMatecaVox
Se seus alunos possuem deficiência visual, por exemplo, você poderá utilizar este aplicativo desenvolvido por Henderson Tavares de Souza, que é aluno de pós-graduação da UNICAMP.
Segundo o autor, o app funciona por comando de voz e pode realizar qualquer operação matemática.
Este aplicativo faz parte do sistema operacional de código aberto denominado de Dosvox.
Com o avanço da tecnologia, todos têm acesso à educação de qualidade. Mas, é fundamental que os professores procurem aprender mais sobre estes recursos.
Como manter a disciplina quando for ensinar matemática?
A matemática requer muita concentração, pois com ela os alunos aprendem a utilizar o raciocínio lógico.
Muitos professores, e principalmente os iniciantes, sentem dificuldades de colocar disciplina.
Vamos mostrar algumas dicas primordiais para quem está começando. Você poderá utilizar essas dicas em qualquer matéria.
1. Mantenha a voz normal
Se o professor mantém o tom normal da voz, obviamente seus alunos irão imitá-lo. Por mais que o professor possa estar bravo, é fundamental manter a postura.
2. Espere a sala ficar em silêncio para poder falar
Quando os alunos te reconhecem, eles acabam tendo respeito mútuo. Por isso, aguarde até que todos fiquem quietos para poder começar a falar.
3. Aproveite os recursos da comunicação não-verbal
Bater palmas, apagar a luz ou erguer as mãos são formas eficientes de chamar a atenção dos alunos, principalmente com relação aos mais novos. Estes acabam tendo mais contato visual, o que facilita a obediência.
4. Saiba pontuar possíveis problemas
Caso perceba algum clima de mal-estar ou indisposição, procure resolver de maneira rápida. Com isso, você faz com que o problema não cresça e a turma passe a ficar mais calma.
A matemática faz com que os alunos acabem pensando mais.
Dessa forma, é fundamental que eles tenham o máximo de silêncio em seu aprendizado. Com os recursos acima, qualquer professor ou mesmo um responsável pode deixar o ensino ainda mais interessante e educativo.
A criança irá querer aprender de maneira independente, sem que os pais ou professores tenham que ficar lembrando que a matemática é importante.
Outras dicas para ensinar matemática
No Brasil, infelizmente, ainda temos muita carência com relação ao ensino da matemática.
Isso se reflete diretamente no mercado de trabalho; a falta de engenheiros é baseada pelo ensino ruim da matemática.
Para reverter essa situação, muitas escolas públicas e particulares estão utilizando não só os recursos acima, mas também outros, como vamos ver a seguir.
1. Jogos
Para melhorar a lógica e a estratégia de seus alunos, utilize jogos como xadrez, dama e mesmo o jogo da velha. O Banco Imobiliário é um bom jogo de tabuleiro para educar crianças maiores.
2. Quebra-cabeças
Para crianças pequenas, até 4 anos, recomenda-se começar com quebra-cabeças menores de até 15 peças.
Com este jogo, a criança vai aprendendo a se organizar e, de maneira automática, ela já consegue ir somando as peças.
3. Utilize blocos de construção
Com os blocos de construção, é possível ensinar engenharia, lógica e geometria de uma só vez.
O ideal é apresentar esse tipo de jogo para crianças que já tenham noção de matemática.
Há ainda o uso de determinados aplicativos que são auxiliares dos professores nessa jornada. Cabe aos professores tomar a decisão sobre o que ensinar para escolher o aplicativo certo.
Saiba mais sobre como ensinar matemática para crianças! Fale Conosco!
Em nosso site, você educador tem à disposição muitas dicas sobre o ensino da matemática. Há ainda outras matérias essenciais para o aprendizado de seus alunos.
Os professores têm à disposição diversos recursos para que sua aula passe a ficar atraente e interessante. Aproveitem bem esses recursos, só assim a educação será mais inclusiva; todos nós temos direito a uma educação de qualidade.
Para complementar o aprendizado, considere utilizar atividades com números para a educação infantil que podem tornar o ensino mais dinâmico.
Além disso, jogos e brincadeiras são ótimas ferramentas para ensinar matemática de forma divertida. Você pode conferir nossas sugestões de matemática divertida para aplicar em sala de aula.
Por fim, não se esqueça de que a matemática é uma parte importante do cotidiano das crianças. Para entender melhor como isso se aplica, veja como a matemática é importante no cotidiano do aluno.
Escreva um comentário