MATEMÁTICA: PASSO IMPORTANTE NO COTIDIANO DO ALUNO

Leia livros sobre este assunto


PUBLICIDADE

Matemática: Passo importante no cotidiano do aluno

O educador pode gerar  grande discussão e participação, dos alunos com a geometria. O professor poderá construir a criação de um quadro de exposição, usando a técnica de recorte possibilitando a visualização com rápida identificação de formas geométricas,

Durante o processo de discussão o professor deverá observar que alguns alunos conseguiram visualizar o que esta sendo pedido em cada item da seqüência de ensino, porém, parte dos alunos não compreendem as formas sem auxílio dos exemplos reais.

Nesse momento, com o auxílio do professor da sala será realizadas intervenções com o objetivo de fornecer aos alunos informações que permitem a eles encontrar um caminho para identificação de formas em cada um dos exemplos. A técnica de recorte utilizada e discutida com os alunos facilitou a visão dos mesmos, demonstrando que é necessário representar de maneira concreta o que está sendo estudado.

Pensar matematicamente exige, desde cedo, um esforço de abstração, mas por sua vez, se faz necessário desvincular o pensamento de propósitos e intenções imediatas. Ensinar matemática é fazer ao aluno um convite à abstração de forma formativa e não somente de fixação. Além disso, é necessário que o professor seja um mentor seguro e com a sua empatia aflorada, para o desenvolvimento do aluno, que será o desenvolvimento do próprio professor (Giardinetto, 1999). Em outras palavras, o professor precisa ter uma metodologia que possibilite mediações progressivas entre os significados matemáticos e aqueles que o aluno domina. Podemos dizer que o professor é um vendedor e que o aluno é um cliente que precisa ser conquistado.

O professor precisa estar sempre em profundo desenvolvimento do seu intelecto, para assim, poder abrir as portas do conhecimento de seus alunos.

Autora: Professora Miguelina Araujo Camargo

Graduada em matemática

Pós-graduação matemática

Várzea Grande- MT


Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter, e receba nossos artigos e materiais direto no seu email.


Você tem interesse em planos de aula, atividades com datas comemorativas, músicas infantis, jogos e brincadeiras, tudo isso pronto para você baixar e adaptar?

ACESSE AQUI!

Comentários

Carregando comentários...

Material relacionado