fbpx

Atividades de Educação Física para Ensino Fundamental ⛹‍♂

Sugestões de atividades de educação física para ensino fundamental
5/5 - (4 avaliações)

A Educação Física é uma disciplina que traz à tona diversas habilidades, sejam elas físicas ou cognitivas, exerce também a prática do companheirismo e do competitivismo, ensinamentos para ter um melhor cuidado com o corpo e o principal de tudo para as crianças: diversão.

Esta disciplina para a faixa etária do ensino fundamental na maioria das vezes é sinônimo de diversão. As brincadeiras, dinâmicas e jogos que são praticados nas aulas de Educação Física, podem trabalhar sempre mais que o corpo. 

Neste artigo, vamos comentar e apresentar 5 sugestões de atividades de educação física para o ensino fundamental.

Qual a importância de atividades de educação física?

Por meio de exercícios de corridas, esportes, trabalho físico, jogos e brincadeiras, esta disciplina tem uma grande contribuição para não só o trabalho físico, mas inclui também o trabalho mental das crianças. 

Na faixa de idade das crianças do ensino fundamental a prática constante de exercícios e dos princípios da educação física atuam diretamente na prevenção de doenças crônicas ao aumentar a imunidade e a capacidade corporal, auxiliam também no controle do peso das crianças e por fim no controle do colesterol e das gorduras. 

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a prática de exercícios nas aulas de educação física nas séries do ensino fundamental é de suma importância, pois adequa os alunos desenvolverem desde mais cedo, uma oportunidade de melhorar e capacitar cada vez mais as habilidades corporais e de participar de atividades como jogos desportivos, competições, dentre outras práticas possíveis.

Não só nisso, mas é importante também ensinar a prática dos esportes e brincadeiras em equipe, isso vai gerar por fim uma mente que saiba exercer atividades em conjunto, pois essa prática será futuramente muito importante não só pelos exercícios, mas também pelo aprendizado na facilidade ao trabalho em equipe que isso projetará.

Como realizar essas atividades de educação física?

Na disciplina de educação física, para serem executadas de maneira segura, o centro educacional têm de possuir um professor formado no ensino superior de licenciatura em educação física, ou algum que ainda esteja cursando e tenha as competências necessárias. 

No exercício dessa profissão é de suma importância que sejam exigidas algumas especificidades da instituição de ensino, tais como o espaço físico e que este seja um ambiente aberto e bem arejado, os materiais adequados para a aplicação dos exercícios e que lhe garantam segurança na hora da prática para um bom desenvolvimento.

A respeito dos conteúdos apresentados, os esportes e as brincadeiras, as práticas feitas com danças e a ginástica, são importantíssimos para a cultura corporal do movimento, pois estes são os principais conteúdos que devem ser tratados fielmente de maneira pedagógica, ao adequar a prática às crianças de ensino fundamental, para a obtenção de ótimos resultados futuros.

É válido lembrar que desde o final do ano de 2019, estamos no meio de uma pandemia de um vírus extremamente mortal, devido a isso todos os centros educacionais optaram por aderir às aulas remotas, ou como popularmente chamamos, EAD. Portanto, algumas medidas têm de ser tomadas para a prática dos exercícios físicos em casa.

Em primeiro lugar, é importante pensar em todas as possibilidades para adequar uma aula de educação física em casa, é necessário analisar o tamanho da residência e onde essas aulas podem ser executadas com segurança.

É algo de suma necessidade fazer com que as aplicações dos exercícios não sejam chatas e que permitam a participação dos pais ou responsáveis para auxiliar as crianças na prática.

Logo abaixo serão apresentadas algumas ideias de atividades que podem ser passadas para casa neste período de pandemia:

  •  Pode ser adequado um caderno com rotinas para os alunos praticarem exercícios físicos diários;
  • Podem ser usados filmes que tem foco nos esportes nas aulas remotas, com a possibilidade de motivar as crianças com estes;
  • Dinâmicas e brincadeiras caseiras que podem ser executadas com os auxílio dos pais, como por exemplo boliche em casa, pula corda em conjunto, alongamentos divertidos, etc;
  • A prática de meditação, além de ser um momento de paz, é também considerado uma prática de educação física, e neste período pandêmico é comum o aparecimento de ansiedades em qualquer pessoa, esta prática poderá auxiliar com essa pendência.

Quais as categorias de esporte presentes no ensino escolar?

A prática do esporte na área da educação física é dividida em três simples categorias, sendo estas a de esporte de alto rendimento, a do esporte participativo e  a de esporte educacional.

Os esportes de alto rendimento são aqueles que visam como meta a competitividade, são exemplos deste tipo, o futebol de campo, a ginástica e as largadas. O objetivo deste tipo desportivo é o de que o atleta tenha em mente e em prática uma rotina árdua de treinos para que finalmente atinja o desejado “alto rendimento”.

Esportes de participação ou participativos são aqueles que requerem nada mais nada menos do que o companheirismo, o bem-estar e a prática constante sem necessariamente ter treinamentos árduos para atingir uma meta, e sim praticar para obter uma boa qualidade de vida.

Por fim, o esporte educacional é praticado nas aulas, com o objetivo de demonstrar de maneira “educacional”, assim, faz com que evite os focos na competitividade e na seletividade, trazendo aquela prática de maneira geral para todos igualitariamente.

Lista de atividades de educação física para ensino fundamental

Logo abaixo serão apresentadas algumas atividades e exemplos de execução destes exercícios físicos. É importante ficar ligado nos erros dos pequenos, para no fim não fazer com que acabem a se acidentar, praticando estes de maneira errônea. E por fim, tentar ensinar o melhor método para que possa praticar aquele exercício sem dificuldades.

1. Atividades de alongamento

Os alongamentos são de extrema necessidade na prática de qualquer exercício físico que seja, eles são importantes para “dar uma esticada” no corpo, para evitar lesões e possíveis dores após o exercício que fará.

Exemplos de atividades de alongamento:

  • Alongamentos superiores, incluindo o braço as costas o pescoço e a cintura;
  • Alongamentos inferiores, ajudarão a diminuir as dores nas pernas, coxas e pés ao praticar exercícios com corridas e agachamentos. 

É sempre importante analisar como as crianças fazem, para não acontecer acidentes.

2. Atividades de aquecimento

Após os alongamentos, o aquecimento é a segunda parte mais importante antes da prática de exercícios mais pesados, eles também vão auxiliar a evitar as futuras dores e lesões e obviamente ajudará na prática, pois vai “esquentar o sangue” liberando adrenalina no corpo.

Exemplos de atividades de aquecimento:

  • Trote ou caminhada leve;
  • A prática dos agachamentos também é muito importante nos exercícios de “sprint” onde serão exigidos muita força na parte inferior;
  • Trabalhar o abdômen com abdominais curtos;
  • E por fim, também é extremamente válido aplicar polichinelos e flexões para “aquecer o sangue”.

Na prática dos aquecimentos é importante impor limites, pois se for excedido, as crianças poderão se cansar antes mesmo de praticar exercícios mais puxados, caso estejam na sua programação, e claro, sempre respeitar os limites dos pequenos.

3. Atividades de jogos

Dependendo da programação de sua aula, após o alongamento e o aquecimento, a prática de jogos esportivos é muito bem vindo para as aulas de educação física, para não só trabalhar o corpo e se divertir, mas também para as práticas em time e à trabalhar também as melhores estratégias para serem adicionadas àquele esporte.

Exemplos de jogos:

É importante que esses exercícios sejam muito bem explicados e supervisados para não acontecer conflitos no meio das partidas. A utilização de objetos mais leves é importante, principalmente na queimada, para evitar acidentes com bolas pesadas.

4. Atividades de brincadeiras

Qual é a criança que não gosta de brincar? As brincadeiras proporcionarão, assim como os esportes, habilidades não só físicas, mas também cognitivas, ao pensar sempre nas melhores estratégias para execução delas.

Exemplos de brincadeiras:

  • O clássico pique-pega;
  • Pique-esconde;
  • A brincadeira da estátua;
  • O famoso cabo de guerra (utilizar material que não agrida a pele das crianças);

Nestes exercícios será necessário um espaço um pouco maior para a prática, pois será necessário uma locomoção maior, caso sejam executados em uma quadra, será perfeito.

5. Atividades em sala de aula

Por fim, temos as atividades que trabalharão mais o cognitivo do que o físico, este exercícios normalmente são executados quando há uma indisponibilidade dos campos para a prática.

Mas isso não precisa ser uma dificuldade, já que estes seguintes exercícios podem ser feitos em sala de aula.

Exemplos de atividades em sala de aula:

  • Quiz sobre os esportes e seus conhecimentos sobre a disciplina;
  • Nesse caso, também pode ser feita adedonha;
  • Montagem de brinquedos com materiais reutilizados;
  • Jogos de tabuleiro em geral como damas, xadrez, war, dentre outros.

A prática das atividades de educação física para ensino fundamental sempre será mais gostosa ao ser exercida com segurança e diversão, para ser agradável tanto para o professor, quanto para os alunos. 

Mantenha-se atento às futuras publicações sobre atividades no nosso site.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.