Esquema Corporal: O que é? Atividades, etc.

Leia livros sobre este assunto

PUBLICIDADE

O esquema corporal da criança deve ser trabalhado nas Atividades de Educação Infantil e de Ensino Fundamental 1 principalmente para que a criança possa ter consciência de seu próprio corpo. Neste artigo sobre esquema corporal veremos a definição, os conceitos e atividades sugeridas para que os professores possam trabalhar com suas turmas. Da mesma forma, estudantes do Curso de Pedagogia poderão entender e saber mais sobre o assunto.

Definição de Esquema Corporal para a Pedagogia

  • É a representação global que a criança tem do próprio corpo.
  • É elemento básico e indispensável para a formação da personalidade de qualquer criança.
  • A figura do corpo humano é a representação de nosso corpo, de como este é formado em nossa mente. É a forma pela qual o corpo se apresenta para nós.
  • Através das informações visuais, táteis, auditivas, cinestésicas e vestibulares reunidas no cérebro o corpo realiza a composição da memorização de todas as partes do corpo e de suas possíveis experiências de movimentos, agradáveis ou desagradáveis (Fonseca,1995).

Desenvolvimento do Esquema Corporal

O desenvolvimento do esquema corporal da criança depende de sua maturidade neurológica e das experiências que esta criança já viveu. Isso porque todo processo do esquema corporal é iniciado antes do nascimento e desenvolvido com a maturação da pessoa.

A criança até os três primeiros anos de idade tem esquema corporal desenvolvido qual a capacidade de mover a cabeça quando descobre suas mãos pés quando endireita a cabeça ou move-se de um lado para o outro, quando começa a andar e assim por diante.

Já dos 3 aos 7 anos a criança vai desenvolvendo a coordenação dos movimentos e a estruturação de seu esquema corporal. A partir dos 7 anos é perceptível a capacidade da criança de perceber que tem controle dos seus músculos e da respiração.

A partir dos 12 anos a consciência que criança tem das partes do corpo e dos movimentos é total, evoluindo para elaboração definitiva e neurológica do esquema corporal conquistando assim sua autonomia e já pode, portanto, planejar as ações antes de executá-las.

É importante ressaltar que o esquema corporal fica sempre em permanente evolução adaptativa e também se modifica pelo resto da existência do indivíduo (Barreto, 1999).

Etapas do desenvolvimento do Esquema Corporal

  • O corpo vivido: as experimentações do próprio corpo.
  • O conhecimento das partes do corpo: quando a criança aprende ou toma consciência de cada parte de seu corpo.
  • A orientação espaço-corporal: quando a criança tem a percepção ou noção de posição do seu corpo em relação ao espaço.
  • Organização espaço-corporal: quando a criança consegue exercitar as possibilidades corporais como coordenação, equilíbrio, entre outras.
  • Expressão através do corpo de ação, sentimento, emoção.

Para que o processo de formação do esquema corporal ocorra de maneira equilibrada, é necessário certo nível de maturidade dos neurônios que só é alcançado depois de vencidas as etapas do desenvolvimento infantil. A evolução da etapa da percepção da imagem corporal acontece paralelamente ao desenvolvimento do indivíduo.

10 atividades de conscientização corporal para crianças

  1. Jogue com uma bola grande. Incentive os alunos da Educação infantil a chutarem a bola, usando um pé e depois o outro. Então jogue a bola e pegue também.
  2. Trabalhar a música da Xuxa Cabeça, joelho e pé, Cante com seus alunos a música e faça as ações juntamente com as crianças.
  3. Para ensinar as relações espaciais, trabalhe com esta atividade: peça ao aluno individualmente para que fique na frente de uma cadeira, atrás de uma cadeira, ao lado da cadeira, em cima da cadeira, e agache-se sob a cadeira.
  4. Para desenvolver a lateralidade das crianças, peça para que fiquem de joelhos no chão, depois instrua-os a girar para o lado direito com a mão levantada, e depois girar o corpo com a mão esquerda, depois com a perna direita, etc.
  5. Brinque com os alunos de sombra! Diga que a partir de agora eles serão sua sombra e imitarão todas as suas ações enquanto você anda e executa ações simples (ou seja,andando no lugar, andando pela sala, movendo os cotovelos até o joelho, levantando os braços acima da cabeça, etc).
    Use vídeos ou jogos de competição de dança com os alunos. Eles vão adorar!
  6. Peça aos alunos para imitarem o movimento de diferentes animais: arrastar-se como uma cobra, andar como um pato, saltar como um coelho, etc … a criatividade nesta atividade é infinita.
  7. Incentive os alunos a se equilibrarem em uma perna e depois na outra pelo maior tempo possível.
  8. trabalhe com textos com informações proprioceptivas através de ideias de trabalho pesado . Isso fornece informações sobre como os músculos, articulações, cabeça e tronco se movem e trabalham.
  9. Pedir para os alunos desenharem seu corpo inteiro no caderno e descreverem em pequeno texto.
  10. Trabalhar a imagem corporal dos alunos no espelho. A professora pergunta: Cadê sua mão? O aluno pega em sua mão olhando no espelho, etc.

** Propriocepção também denominada como sinestesia, é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão.

Sendo assim, o Esquema corporal, que nada mais é que o conhecimento e a representação do próprio corpo, tem papel fundamental nas relações entre o mundo interior e o mundo exterior. Assim a criança aprende a conhecer as diferentes partes de seu corpo, a saber qual a função de cada uma e a senti-las. Depois, conquista a autonomia aprendendo a planejar e executar o que pensa através dos movimentos.

As atividades de Esquema corporal, portanto, devem ser trabalhadas em sala de aula como auxiliares na tomada de consciência da criança sobre seu corpo.

Veja Também:

Atividades de Esquema Corporal e Projeto IdentidadeAtividades de Quem sou Eu como leituras complementares desse artigo.



Gostou do conteúdo? Receba nossos artigos e materiais, semanalmente, direto no seu email.


Você tem interesse em atividades de língua portuguesa, tudo pronto para você baixar e adaptar?


EU QUERO!

Talvez você se interesse:

Atividades Língua Portuguesa Planos de Aula e Projetos Tabuada Fácil

Comentários

Carregando comentários...