fbpx Skip to main content

Atualizado em 27/09/2021

5 atividades sobre meio ambiente para educação infantil

Confira aqui 5 Atividades sobre o meio ambiente para educação infantil e desenvolva nos seus alunos um pensamento ambiental desde cedo.

5 Atividades sobre meio ambiente para educação infantil

O meio ambiente para educação infantil nem sempre é explorado por parte dos educadores justamente pela crença que se deve sair dos campos da escola, no entanto, ministrar essas aulas em ambiente remoto tem como objetivo intensificar o conhecimento dos alunos.

Para que o professor possa ter mais ideias com o tema proposto, separamos uma lista com fatores que auxiliarão nas aulas com os alunos. Confira a seguir alguns pontos a serem discutidos:

  • Explicar a função da água, que pode ser uma atividade prazerosa aos alunos;
  • Meios para proteger o planeta Terra, dentre todas as atividades esta é a que mais importa e o professor deve mostrar formas de cuidar do mundo em que vivemos;
  • Reciclar o lixo é uma das tarefas mais divertidas e incentivar as crianças a fazer esse tipo de atividade em casa com ajuda dos pais, é essencial para o aprendizado;
  • Como evitar poluir o meio ambiente, uma das principais maneiras que os professores podem explicar aos alunos é sugerir a eles caminhar até a escola acompanhados de seus pais, na ida e volta. Dessa forma, será um carro a menos para poluir os ares das cidades;
  • Adote uma planta, as crianças podem escolher espécies de plantas para plantá-las no jardim da escola e uma vez por dia regarem-na de modo que fique hidratada e consiga realizar a fotossíntese.

Há muitas outras maneiras divertidas dos professores realizarem as atividades com os alunos e deixá-los interessados sobre as atividades com respeito ao meio ambiente.

Como trabalhar o meio ambiente para educação infantil?

Para que os alunos compreendam o meio ambiente como um todo, o professor pode solicitar aos superiores encarregados do colégio para realizar uma atividade remota. 

Com os alunos fora da área escolar, em uma praça ou qualquer área verde disponível em sua cidade, sente-se em círculo para explicar os benefícios do meio ambiente. Conte como as árvores nascem e se desenvolvem, qual a importância delas para a sobrevivência da espécie humana, além das principais desvantagens do desmatamento.

Deixe que os alunos deem sua opinião, perguntem e tirem suas dúvidas. Elas são muito curiosas e gostam de saber de tudo um pouco, portanto, o professor deve levar em consideração cada resposta.

Através desse momento será possível realizar as avaliações por participação, algo muito importante para a somatória das notas no final do bimestre. 

Caso o professor não tenha conseguido a possibilidade de sair do colégio com os alunos, mas há a existência de um jardim com árvores e flores, leve-os lá para conhecerem algumas espécies. Se possível, ensinar as práticas de jardinagem e como cuidar de uma plantinha.

Espaços da escola para ensinar sobre o meio ambiente

Um dos principais pontos para que seja possível ensinar os alunos sobre o meio ambiente, é através do jardim da própria escola. Algumas possuem e é dessa maneira que o professor pode abordar o assunto com o coordenador ou diretor, para marcar um dia e levar os alunos para saber mais sobre aquele espaço específico.

No jardim, o professor pode simplesmente sentar-se no gramado em círculo para contar algumas curiosidades a respeito das árvores, qual sua importância ou sobre como os pássaros fazem para plantá-las. 

Em sala de aula, o professor pode montar um jogo de perguntas e respostas com o tema central sobre o meio ambiente. Um jogo de adivinhação ou jogo da memória, que tem como principal objetivo salientar a memória fotográfica e lógica. Brincadeiras são importantes para o desenvolvimento infantil, porque todas as coisas que aprendem ficam mantidas em suas cabeças.

Na sala de vídeo, o professor pode passar documentários com o principal tema sobre o meio ambiente. Desse modo eles poderão compreender como determinadas coisas funcionam e que antes eram muito abstratas.

Como mostrar de forma lúdica o meio ambiente para educação infantil?

Ensine aos alunos como montar um herbário e com ajuda de papelões, jornais com e sem plantas tente montar um tipo de livro que possa conter diversas espécimes. Deixe que cada um etiquete a espécie, para tornar tudo mais participativo.

É compreensível que o herbário possa ser cansativo e demorado, mas o resultado final é o que mais vale a pena no fim das contas. Os alunos estarão orgulhosos pelo que fizeram e saberão quais plantas estão contidas naquele herbário, além de terem a chance de consultá-lo quando lhes for conveniente.

Caso a localidade do colégio seja em uma cidade na praia, faça uma programação com todos do colégio para o final de semana na praia com o intuito de recolher lixo. As águas dos mares são constantemente poluídas com garrafas, sacos plásticos, latinhas de refrigerante e tudo isso pode ser simplesmente recolhido e reciclado.

Lista de Atividades sobre o meio ambiente para educação infantil:

Para realizar tal atividade, explique ao aluno que há diversas maneiras de se reproduzir um jardim e dentre elas está o que pode ser chamado de mini jardim. Os elementos nele contidos devem ser pequenos, sem esquecer de plantar flores ou plantinhas.

Montar um mini jardim: 

O mini jardim funciona para trabalhar a criatividade dos alunos e reutilizar determinados materiais, como o plástico das garrafas pet que estão em casa e ter a chance de poder plantar uma mudinha.

Os membros dos grupos precisarão aprender a como trabalhar em equipe, sem brigas e sempre atento ao que o outro diz. Nenhuma opinião deve ser ignorada. É dessa forma que eles descobrirão se gostam ou não do trabalho conjunto, além de ajudar na escolha para a futura profissão.

Tal atividade tem como finalidade apresentar aos pais em uma exposição para o dia da Terra, no dia 22 de abril e/ou 21 de setembro para o dia da árvore.

Como fazer a atividade do mini jardim com seus alunos?

Essa atividade requer grupos de até cinco alunos para conseguirem montar o mini jardim.

Quem pode fornecer os materiais para montar o mini jardim

 Os materiais podem ser fornecidos pela escola ou pelos pais através de uma lista que deve especificar quais materiais devem ser entregues. 

Materiais para montar o mini jardim

Tesoura sem ponta, cola universal, tinta guache, palitos de sorvete, vaso de médio porte, terra e plantinhas. A decoração fica a critério dos membros do grupo. 

Faça uma horta:

Caso a estrutura do colégio tenha um jardim amplo e que seja possível realizar o plantio de sementes, leve os alunos para lá e lhes dê algumas sementes que podem ser de cenoura, tomate, alface, espinafre ou alecrim.

Propósito da atividade: é o fato de terem uma responsabilidade e os alunos devem ter em mente que cuidar de uma horta não é uma tarefa fácil, portanto o professor deverá auxiliá-los do começo ao fim nesta atividade e não esquecer-se de regar a planta sempre que possível. 

Atividade especial

Quando os vegetais nascerem, faça um dia especial da colheita com os alunos que terão a oportunidade de colher o que plantaram e levar para casa a fim de preparar uma saborosa comida com ajuda dos pais.

Lista de materiais para a horta

Pás, luvas para horta, sementes e regador.

Faça um passeio

Uma alternativa que é eficiente e tem como objetivo pegar totalmente a atenção dos alunos, é realizar um passeio para o aquário da cidade local. Será lá que conhecerão alguns dos animais marinhos presentes no meio ambiente, e a sensação de vê-los de perto torna-se única.

O aquário é um dos lugares mais divertidos de se levar crianças, certamente ficarão maravilhadas com tantos animais espalhados pelo ambiente. 

Será possível contar um pouco sobre o que cada um come, além de relembrar que não se deve deixar lixos nas praias porque a maré sobe e os leva consigo. Tartarugas e algas-marinhas comumente são vítimas dos materiais.

Atividades sobre o aquário

O professor deve solicitar que cada aluno produza uma redação sobre os animais vistos no aquário, quais gostaram e os principais motivos para proteger o meio ambiente.

Documentários

Caso não seja possível sair para um passeio, reserve a sala de vídeo com antecedência para levar os alunos que assistirão alguns documentários sobre qualquer tema com respeito ao mundo marinho ou aos animais terrestres.

Oceanos de Plástico

Um documentário importante que visa o assunto do plástico no ambiente marinho com mais atenção e delicadeza chama-se Oceanos de Plástico, de 2016. Ele está disponível para Netflix.

Mission Blue

Mission Blue, de 2014, tem como principal objetivo mostrar cem pessoas totalmente empenhadas na preservação do ambiente marinho para que consigam diminuir os danos causados por resíduos tóxicos e demais impactos causados pela pesca.

Adote uma planta

Finalidade da atividade: os alunos terão compreendido de uma maneira mais detalhada os impactos negativos causados no meio ambiente e as formas de lutarem contra isso. Se cada um fizer sua parte, o mundo poderá respirar um pouquinho mais aliviado.

5 atividades sobre meio ambiente para educação infantil

Ofereça aos alunos um manual de instruções para tomar conta de uma planta em casa.

Como realizar a atividade

A atividade final serve para mostrar aos alunos que eles também podem adotar uma plantinha para tomar conta em casa. Poderá ser elaborado um pequeno manual de como mantê-la hidratada e deixá-la fazer fotossíntese. 

Se tiver gostado desse artigo, o convite para ler outros artigos pelo site está aberto. As dúvidas para cuidar ou compreender a mente infantil podem ser complicadas de vez em quando, mas há soluções que serão encontradas aqui!

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.