PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DO ENSINO

Leia livros sobre este assunto

 

1 – Princípios de ensino

De acordo com o artigo 3° . da lei n° . 9394/96, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios :

Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
Liberdade de aprender, ensinar , pesquisar , etc;
Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
Respeito a liberdade e apreço à tolerância;
Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
Valorização da experiência extra – escolar;
Gestão democrática do ensino público;
Garantia de padrão de qualidade;
Valorização da experiência extra – escolar;
Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

2 – Finalidades da Educação

Pleno desenvolvimento do educando : Para que o aluno se desenvolva plenamente é necessário que a escola lhe ofereça condições . Somente a partir do momento em que a pessoa pode se desenvolver plenamente é que tem condições de se sentir realizada.

Preparo para o exercício da cidadania : O que caracteriza o cidadão é a sua participação na vida social , nas decisões que dizem respeito ao desenvolvimento da comunidade e do país. É preciso que todo cidadão tenha seus direitos respeitados e seja cumpridor de seus deveres .

Qualificação para o trabalho : A qualificação para o trabalho , como uma das finalidades da educação diz respeito ao ensino superior, porém pensemos principalmente no ensino fundamental . Será que os alunos saem da escola preparados para o trabalho ? Ninguém aprende a trabalhar utilizando apenas cadernos, livros e outros materiais didáticos semelhantes, é necessário que as escolas ofereçam condições de aprendizagem adequadas às atividades das regiões em que se localizam.

3 – Objetivos do Ensino Fundamental

São quatro as finalidades específicas da educação básica:

Desenvolver o educando: A escola tem uma responsabilidade importante nesse sentido e é todo o ambiente escolar que deve estar organizado de modo a favorecer o desenvolvimento dos educandos.
Assegurar a formação comum indispensável para o exercício da cidadania: Nessa formação, estão incluídos aspectos relativos ao conhecimento das matérias escolares, mas também aspectos práticos para que o educando possa também participar ativamente de sua transformação.
Fornecer os meios para progredir no trabalho : O mais importante não é o treinamento do aluno para o exercício de uma profissão, mas criar condições que favoreçam o desenvolvimento da compreensão e do espírito crítico em relação ao mundo do trabalho.
Fornecer os meios para progredir em estudos posteriores : É preciso que haja uma efetiva articulação entre os níveis de ensino, para que o aluno possa progredir do ensino fundamental para o médio.
No artigo 32, a lei trata especificamente do objetivo fundamental, que é a formação básica do cidadão, a ser promovida mediante:

O desenvolvimento da capacidade de aprender;
A compreensão do ambiente natural e social;
O desenvolvimento da aprendizagem;
O fortalecimento dos vínculos de família , dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca;
A ênfase é colocada nos processos e não nos produtos ou nos conteúdos também mudam e o que faz a diferença é o domínio de processos.

Autor: Junior

 

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *