fbpx

Plano de Aula: Letra A

Plano de Aula Letra A

O plano de aula com a letra A, ajudará o professor do ensino infantil a trabalhar e ajudar seus alunos a desenvolverem perfeitamente suas habilidades com base na BNCC, a qual aborda todos os principais métodos de ensino, junto de códigos para auxiliar o professor com seus alunos. 

Por que trabalhar com os planos de aula?

Recorrer ao plano de aula é importante, pois através dele é possível deixar de maneira explícita os principais objetivos que precisam ser atingidos e a quantidade de tempo a ser dominado determinado aspecto.

Plano de Aula Letra A
Fonte/Reprodução: original

O plano de aula atua como um guia para o professor, que visa orientá-lo em todos os objetivos necessários, além de ser uma caixa de oportunidades criativas para fazer com que seus alunos alcancem cada uma delas.

Como ensinar sobre a letra A?

O professor poderá aplicar diversos métodos lúdicos em sala de aula com os alunos, de modo que eles sintam interesse em aprender, não possuam nenhuma dificuldade e ainda se divirtam por intermédio de aulas lúdicas, proveitosas e agradáveis com os colegas.

Deve-se ensinar a letra A, pois além de ser a primeira do alfabeto, existem muitas palavras que podem ser formadas com ela, as quais farão parte da vida cotidiana das crianças em sala de aula, durante a escrita de textos, frases e outras atividades que o professor optar por trabalhar com os alunos.

Sugestão de 5 atividades com a letra A 

Veja agora 5 atividades sobre a letra A para trabalhar com um excelente plano de aula, de modo a despertar habilidades nos alunos do ensino infantil e deixá-los mais à vontade durante as aulas. Confira:

1. Frutas que começam com a letra A

O professor deverá solicitar aos alunos que falem somente as letras que começam com a letra A, de modo que possam lembrar de cada uma delas, como se diz e aprender a maneira certa com a qual será escrita na lousa pelo professor.

Como fazer a atividade

Cada aluno poderá ter a chance de falar sobre o nome de alguma fruta que comece com a letra A, para isto, basta que ele reproduza por meio oral o nome do abacaxi ou amora para o professor escrever na lousa.

Quais habilidades serão despertas nos alunos?

O campo de experiência a ser trabalhado é o de Percepção de si e do outro, para trabalhar em coletividade e singularidade, de modo a desenvolver a maneira de trabalho independente, com auto confiança em todas as suas capacidades, além de saber reconhecer suas conquistas e outras limitações, com o código de E103EO02. 

Para a vivência, o aluno deverá exercitar sua autonomia conquistada para dizer o nome de frutas com a letra A, que possui plena certeza de acordo com o que havia sido estudado em sala de aula.

2. Escrevas frases com palavras que começam com a letra A

Nesta atividade, o aluno precisará somente escrever palavras que iniciam com a letrinha A, para poderem formar frases. O professor poderá demonstrar na lousa a maneira com a qual eles deverão fazer no caderno.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade com letra A, basta que o aluno escreva algumas frases curtas com palavras que comecem com a inicial A, por exemplo: A aranha fugiu para de baixo do tapete, e assim por diante.

Quais habilidades serão despertas nos alunos?

Para trabalhar nesta atividade, a BNCC a ser utilizada será Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação, para desenvolver uma escrita que seja espontânea, levantar hipóteses com relação ao que está escrito, de modo que possam, inclusive, registrar palavras e outros textos por vontade própria. O código da habilidade é E103EF09. Para as manifestações, o aluno deve explorar a escrita das letras de maneira convencional e não convencional.

3. Letra A com Ana, Aranha

Este é um vídeo extremamente didático, que permitirá o professor trabalhar com a letra A em sala de aula por intermédio de canções, reprodução da letra, e escrita no caderno que os ajudarão a aprender melhor.

Como fazer a atividade

Para realizar esta aula com a letra A, basta reproduzir o vídeo Letra A com a Ana, A Aranha e deixar que as crianças escutem, reproduzam, pensem e possam aprender nas aulas de uma maneira simplificada e mais lúdica.

Quais habilidades serão despertas nos alunos?

O campo de experiência a ser trabalhado com os alunos é Traços, Sons, Cores e Formas, que insere neste conjunto o som nas brincadeiras com o intuito de fazê-las reconhecer o som, de modo que utilizem em produções ou ao escutar as músicas, a qual conta com o código E103TS03. Para uma boa vivência, o que será explorado é o reconhecimento da origem musical seja em brincadeiras, atividades ou no dia a dia.

4. Pinte a letra A

Em sala de aula, o professor deverá aplicar folhas de atividades para todos os alunos poderem colorir a letra A com as cores que preferirem, e poderão fazer mais características ao desenho se preferirem.

Como fazer a atividade

Para realizar esta atividade, o professor precisará apenas entregar uma folha com a letra A para os alunos poderem colorir e decorá-la da maneira que mais gostarem, para deixar o desenho mais lúdico.

Quais habilidades serão despertas nos alunos?

Neste caso, o professor trabalhará com Traços, Sons, Cores e Formas, o qual visa fazer os alunos se expressarem de maneira livre por intermédio de desenhos, pinturas, colagens, dobraduras e outras atividades em sala de aula. 

O código na BNCC desta atividade é E103TS02 e a principal vivência dentre outras manifestações é fazer dos alunos apreciadores da própria arte, assim como a dos colegas e outros artistas.

5. Desenhe a Letra A

O professor deverá passar uma folha de sulfite para todos os seus alunos da educação infantil poderem fazer um desenho bem bonito com a letra A, e poderão fazê-lo tanto maiúsculo quanto minúsculo para diferenciarem o traço.

Como fazer a atividade

Para realizar esta aula com a letra A, o aluno precisará apenas desenhar de diversas formas a letrinha, e posteriormente poderá utilizar as cores com seus lápis de cor para deixar o desenho bem bonito.

Quais habilidades serão despertas nos alunos?

O campo de experiência que será trabalhado em específico é o de Manuseio e Coordenação Motora Fina e de Precisão, e com o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento que visa ampliar a habilidade do aluno, como coordenar as habilidades manuais para o atendimento correto de seus interesses, dentre outras necessidades para as mais variadas situações. Este objetivo pertence ao código E103CG05.

Por fim, o plano de aula com a letra A, ajudará não somente os alunos a desenvolverem devidamente todas as habilidades propostas para aula, mas será um excelente guia ao professor, que permitirá aplicar as tarefas necessárias para aquele momento, de modo a ajudá-los a aprenderem pelo lúdico, trabalharem com a coordenação motora fina, com sons, cores, bem como a percepção, autonomia e o coletivo.

Ambas as habilidades devem ser desenvolvidas em sala de aula pelo professor do ensino infantil, que os fará aprender com as maneiras mais variadas. O professor pode trabalhar com músicas relaxantes para concentrá-los enquanto fazem as atividades propostas para a sala de aula, e memorizam todo o conteúdo.

Plano de aula

O plano de aula visa auxiliar o professor com as atividades sobre a letra A em sala de aula, portanto, poderá conferir um modelo para trabalhar e preencher corretamente todas as informações solicitadas.

Plano de Aula: Letra A
Fonte/Reprodução: original

Este plano de aula ajudará o professor a compreender melhor a importância de inserir durante as atividades com os alunos na escola, e poderá observá-los de uma maneira analítica para conferir se todos conseguem desenvolver as habilidades ou se possuem dificuldades.


Plano de Aula: Letra A (outra opção)

Conteúdo

  • Linguagem oral e escrita
  • Matemática
  • Música e movimento
  • Formação social e pessoal

Objetivo

  • Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento;
  • Desenvolver a capacidade de falar e ouvir;
  • Ampliar a atenção visual, concentração;
  • Trabalhar contagem.

Desenvolvimento Metodológico

1º – Acolhida: Cantar música de Boa Tarde.

Boa tarde, coleguinha, como vai?

Boa tarde, coleguinha, como vai?

Faremos o possível

Para sermos bons amigos

Boa tarde, coleguinha, como vai?

2º – Na rodinha:

Conversar como foi o final de semana… Onde foram, o que fizeram  (…)

3º – Linguagem oral e linguagem escrita

Mostrar o crachá e ler o nome. O dono do nome deve pegar o crachá.

4º – Quantos somos? Ainda com os alunos em círculo perguntar:

  • Quantos alunos vieram hoje?
  • Quantas meninas?
  • Quantos meninos?

5º – Letra do dia – A: trabalhar com a s crianças a letra A.

Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?

Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!

E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *