fbpx

IDEOLOGIA: O QUE É, CONCEITO DE IDEOLOGIA, EXEMPLOS, TIPOS


Ideologia: conjunto de idéias e pensamentos

Definição

Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.

O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy.

O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.

No século XX, varias ideologias se destacaram:

– Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista.
– Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social.
– Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política.
– Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da burguesia, visa o lucro e o acumulo de riquezas.
– Ideologia conservadora: idéias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
– Ideologia anarquista: defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder.
– Ideologia nacionalista: exaltação e valorização da cultura do próprio país.

Fonte:suapesquisa.com


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *