fbpx

Atividades com histórias em quadrinhos para o ensino fundamental

Atividades com histórias em quadrinhos para o ensino fundamental

As atividades com histórias em quadrinhos para o ensino fundamental são importantes para ampliar o conhecimento dos alunos como um todo, pois estimular e praticar a leitura é fundamental para o aprendizado de todas as matérias no colégio.  

Qual a importância das atividades com histórias em quadrinhos para o ensino fundamental

A importância das atividades com histórias em quadrinhos para o ensino fundamental se justifica ao ensinar as crianças a interpretar textos, compreender a mudança de balões de falas e até mesmo entenderem cenas que não possui nenhum diálogo em sua composição, apenas gestos e expressões visuais, que são comumente vistas em histórias em quadrinhos do Maurício de Sousa.

Ainda contribuem diretamente para com o prazer da leitura e escrita, com o aumento da criatividade e o desejo de poder escrever uma historinha que possa conter humor, desenhos e todo um cenário divertido único.

Atividades com histórias em quadrinhos para o ensino fundamental (2)
Fonte/Reprodução: original

A introdução à leitura costuma ser feita através de gibis e o interesse pelos conteúdos crescem a todo momento, porque há uma vasta quantidade de HQs disponíveis, com diversas histórias divertidas que servirão para ampliar o vocabulário dos alunos e os instigar a permanecer com a leitura.

Os próprios alunos poderão se tornar narradores de histórias, seja ela em quadrinhos ou não, e poderão deixar o discurso indireto de lado, para recorrer ao discurso direto, além de aprenderem a representar certos gestos não verbais para suas histórias em quadrinhos.

Como trabalhar atividades com histórias em quadrinhos para o ensino fundamental?

O professor pode trabalhar atividades com histórias em quadrinhos para o ensino fundamental através de gibis, que tenham histórias interessantes e auxiliam diretamente no gosto pela leitura, ou então introduzir em alguns trechos das HQs em atividades, solicitar que os alunos respondam os nomes de cada balão e o porquê de mudarem de acordo com o tom de fala do personagem.

Atividades com histórias em quadrinhos para o ensino fundamental (3)
Fonte/Reprodução: original

Pode-se entregar folhas de sulfite para os alunos criarem uma história em quadrinhos, feitas de palitinhos de sorvete, para os estimularem a adquirir o hábito de realizar a produção de desenhos e se sentirem entretidos durante o processo de criação. 

Lista de atividades com histórias em quadrinhos para o ensino fundamental

Nesse sentido, o professor terá a oportunidade de desenvolver não somente a criatividade através de atividades com histórias em quadrinhos para o ensino fundamental, como também a coordenação motora fina e o gosto por desenvolver a arte de criar personagens próprios de sua mente, e realizar a sua própria história da maneira que imaginou sempre.

Diga o nome dos balões

Existem diversos balões e cada um possui um significado distinto ao que se refere interações entre personagens, pensamentos e até mesmo grito dos personagens. 

Diga o nome dos balões
Fonte/Reprodução: original

As mudanças nos balões são alterados conforme o que ocorre nas cenas feitas pelos mangakás e cartunistas para demonstrar as expressões de fala de um personagem em questão.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade, o aluno deverá ter a folha com a atividade em mãos para analisar os quatro balões distintos e responder o que cada um quer dizer.

Materiais para a atividade 

Será necessário ter um lápis grafite e borracha, juntamente da folha de atividade.

Objetivos para a atividade

Dessa maneira os alunos conseguirão compreender o que cada balão significa e saberão fazer um excelente uso dos balões de falas e pensamentos ao criar uma história.

Criar uma história em quadrinhos

As atividades com história em quadrinhos para o ensino fundamental, se tornam mais lúdicas quando os alunos realizam a criação de uma HQ do zero, porque traz um sentimento diferente e único de criar alguma coisa somente sua.

Atividades com histórias em quadrinhos para o ensino fundamental
Fonte/Reprodução: original

Na imagem acima está um exemplo de quadrinização, onde o aluno deverá criar uma historinha com esses quadros.

Como fazer

O professor deverá distribuir folhas de sulfite aos alunos do ensino fundamental com as marcações para cada cena que será desenhada pelos alunos com ajuda de lápis grafite.

Materiais para a atividade

Para esta atividade, o aluno deverá ter consigo lápis de escrever, borracha, lápis de cor e a folha de sulfite com a atividade.

Objetivos para a atividade

Nesta atividade com histórias em quadrinhos para o ensino fundamental o aluno terá a chance de desenvolver uma história, feita somente por ele, de acordo com o que imaginou e com o que gosta. Será possível utilizar inspirações de animes, desenhos e até de outras histórias em quadrinhos, para que o aluno adquira e treine mais a habilidade de desenhar.

Pontue as falas

Estas atividades com histórias em quadrinhos para o ensino fundamental, garantirão que o aluno consiga compreender o significado e a importância da pontuação, porque são elas que dão a maior parte de compreensão para uma história em quadrinhos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *