fbpx Skip to main content

Atualizado em 25/01/2022

5 ideias para anivers√°rios na escola em 2023 ūüéā

Confira aqui no pedagogia ao pé da letra sobre 5 ideias para aniversários na escola.

5 ideias para anivers√°rios na escola

Você, professor, já pensou em planejar aniversários para seus alunos? E vocês pais, já cogitaram uma festa para seu filho na escola?

Desde cedo a escola passa a fazer parte da vida de cada pessoa. É lá que os alunos passam boa parte do dia, desenvolvem o conhecimento e conquistam amizades. Diante disto, seria uma boa ideia fazer uma comemoração em um local cheio de memórias e ao lado dos educadores e amigos.

Como organizar as datas?

Para que tudo ocorra bem e sem erros, é importante sustentar uma organização no calendário. Para os professores seria ideal começar a desenvolver um levantamento de quantos alunos há na sala, se mais de um aluno tem a mesma data de aniversário e se essas datas não se encontram em finais de semana.

É importante que nenhuma data seja esquecida, por isso, é vultoso o uso de agendas e lembretes, para que assim todas as crianças possam desfrutar de suas festas.

5 ideias para aniversários na escola (2)
Fonte/Reprodução: original

Já para os responsáveis dos discentes, deverá haver antes de tudo uma reunião com os diretores e coordenadores da escola de modo a obter a disponibilidade do local. Feito isto, é só escolher o dia do aniversário e atentar-se aos aniversários que sejam aos sábados e aos domingos para que possam assim comemorar nos dias anteriores ou posteriores.

É preciso conversar também com o professor ou professora para se informar de possíveis festas de outros alunos que possam vir a acontecer no mesmo dia, e consequentemente, respeitar o tempo disponível pelo educador.

Como engajar os alunos nas comemorações?

Não basta apenas fazer uma comemoração, é preciso também que os demais alunos participem, com o intuito de fazer da festa, algo interativo e sociável.

Há diversas formas de instigar as crianças a participar, tanto na arrumação, quanto no festejo. A depender do aniversário, os discentes são convidados a usar a criatividade na confecção de artes decorativas, como, cartazes, desenhos, pinturas, desenhos em balões de ar entre outras.

Além disso, as crianças podem ajudar na escolha e embelezamento das brincadeiras, amarelinha, jogo da velha, cabra-cega, gincanas, são alguns exemplos.

No festejo, uma maneira de engajar os alunos é justamente transformar o ambiente e deixá-lo convidativo. Sendo assim, uma boa alternativa seria investir em boas músicas, divertimentos, comidas típicas, tudo isso com intuito de chamar atenção e trazer conforto para que as crianças sintam-se à vontade para participar.

Como escolher os temas?

Há múltiplas opções de temas para escolher que fica até difícil escolher apenas uma, por esta razão, iremos te ajudar a selecionar o melhor tema possível.

5-ideias-para-aniversarios-na-escola-3
Fonte/Reprodução: original

Para começar é preciso fazer uma pesquisa entre os alunos para saber o que eles mais gostam, e em especial do aniversariante. As decorações podem ser personagens de animes, filmes, desenhos animados ou algo multicolorido com variedade de temas como, galáxia, natureza, animais e demais temáticas.

Procure temas que possam ser interativos e divertidos, para que a comemoração fique ainda mais alegre. Nesse sentido, investir em gincanas relacionadas ao tema e propor brindes, a fim de chamar atenção para que todos participem e interajam.

5 ideias para aniversário na escola

Agora que já sabemos como organizar as datas, engajar os alunos e escolher os temas, ficou ainda mais fácil planejar uma comemoração, mas para te auxiliar, separamos 5 ideias que irão te ajudar a preparar uma ótima festa de aniversário para seu filho ou aluno.

Aniversário a fantasia

Não há nada melhor do que participar de um aniversário vestido do seu personagem favorito. Esta é uma ótima ideia para estimular a criatividade e imaginação da criança, fazê-los criar uma fantasia e ainda proporcionar a sensação de estar no personagem que sempre sonhou em ser.

Como fazer a festa

Além da fantasia, há também a decoração, e esta tem que ser multicolorida para que todos se sintam à vontade com a fantasia que escolher. Em outras palavras, o enfeitamento não deve conter um personagem específico, para isso, você pode brincar com as cores, usar balões, copos, guardanapos, painéis, das mais variadas cores.

A festa pode ser produzida coletivamente, instigar o trabalho em equipe e ainda o tornar dinâmico. 

Lembre dos alimentos, das bebidas e das músicas. O bolo e os doces também podem fazer parte da arrumação, pois estes podem ser confeitados de acordo com a temática. As bebidas podem ser, refrigerantes, sucos e água. Na escolha da música, atente-se para que sejam de conteúdo infantil e que os alunos mais gostam.

Festa musical

Já pensou em fazer da festa um ‘show’ de música e canto? Se os seus alunos gostam de cantar, tocar algum instrumento ou admirar a música, esta é sem dúvidas uma boa sugestão para temática de aniversário a ser produzida na escola. 

Além de comemorar o aniversário, este tema tem também a finalidade de descobrir talentos e ainda auxiliar na socialização dos alunos.

Como fazer a festa

Antes de tudo, é primordial que o educador faça uma lista de quem irá participar e que música irá tocar ou cantar, para que tudo aconteça de forma agradável e organizada.

Na decoração, podem ser usados, partituras, cifras, notas musicais e imagens de instrumentos em todo o ambiente, como, copos, paredes, portas, com a finalidade de deixar tudo ainda mais temático e enfeitado.

A intenção da festa de aniversário é que todos interajam em um ‘show’ de talentos e possam se divertir. Sendo assim, é preciso disponibilizar um local livre para que as crianças possam apresentar suas criações.

É importante também organizar as comidas, e lembre que estas podem fazer parte da decoração ao conter elementos do tema.

Festa de jogos

Esta é para aqueles que gostam de jogar com os amigos na hora do intervalo, então uma ótima ideia seria uma festa de jogos, além de dinâmico, é uma temática acessível para a escola.

Como fazer a festa

Para esse tema a decoração pode ser simples, já que o foco é somente a diversão. Deste modo, cada aluno pode trazer de casa seu jogo favorito ou utilizar os jogos disponíveis pelo colégio.

É valioso que o professor escolha jogos que mais de uma pessoa possa jogar, como, dama, xadrez, cartas, dominós, jogos da memória, jogo da velha entre outros. O educador também pode investir em brincadeiras e gincanas, futebol, corridas, jogos de adivinhação, queimado, são alguns exemplos.

E não podem faltar os doces e guloseimas, que além de deliciosas, podem deixar o aniversário ainda mais bonito.

Festa piquenique

Um aniversário simples e tranquilo para se fazer no ambiente escolar, que não só ajuda na socialização, como também na diversão.

Como fazer a festa

Para começar os preparativos, é preciso que os docentes organizem uma lista referente aos alimentos que os  alunos podem levar, de modo que todos façam parte do aniversário.

É essencial, que a festa seja realizada em espaço amplo, pode ser o pátio ou jardim da escola. A proposta do tema é de fato ser um piquenique, então separamos uma lista de materiais e comidas que podem ser providenciadas.

  • Frutas;
  • Sanduíches;
  • Pães de queijo;
  • Bolo;
  • Doces;
  • Água;
  • Sucos;
  • Copos;
  • Guardanapos;
  • Tecido para forrar o local.

Para o evento ficar ainda mais interessante, o educador pode proporcionar brincadeiras ou atividades.

Aniversário artístico

Já pensou em planejar um aniversário que a criança não só se divirta, mas também solte a imaginação? Uma comemoração artística é uma boa ideia para os alunos liberarem a criatividade e ainda festejar.

Como fazer a festa

Primeiramente é necessário que o educador selecione diversos materiais artísticos, para que os alunos tenham mais opções de escolha, como:

  • Lápis de cor;
  • Lápis grafite;
  • Tintas guache;
  • Massinha de modelar;
  • Argila;
  • Pincéis;
  • Papel;
  • Telas;
  • Canetas coloridas.

São alguns exemplos que podem ser utilizados.

Depois da seleção de materiais, o professor deve preparar um espaço apropriado para que a festa aconteça. É importante também que o docente escolha músicas para que a festa fique divertida e as crianças sintam-se à vontade.

Não pode faltar, é claro, as comidas características de um aniversário. Dessa forma, é primordial que na festa tenha alimentos como, bolo, doces, salgadinhos e demais guloseimas.

É importante atentar-se à escolha dos alimentos, com a finalidade de se certificar que nenhum aluno é intolerante à lactose ou alérgico, para que a festa possa fluir de maneira segura e agradável para todos.

Uma resposta para “5 ideias para anivers√°rios na escola em 2023 ūüéā”

N√£o se preocupe, seu email ficar√° sem sigilo.