Como surgiu o computador?
• Desde tempos antigos, os homens se preocupavam em criar formas de ajuda para suas tarefas de cálculos numéricos.
• Os egípcios antigos tinham métodos de contagem baseados em grãos de trigo.
• Os incas contavam e transmitiam mensagens com o uso de cordões com uma sucessão de nós que, dependendo da cor dos cordões, do número e da posição dos nós em cada cordão, poderiam informar significados diferentes.
• A pré-história da Informática envolve um longo tempo de pioneirismo, mas também uma grande sucessão de fracassos, que antecederam a criação de um computador operacionalmente eficaz.
• Surge então nos Estados Unidos, durante o século XIX, a primeira máquina mecânica de calcular realmente útil.
• A calculadora ENIAC foi criada com o objetivo de resolver problemas militares, como o cálculo de trajetórias balísticas de bombas e granadas.
Embora tivesse capacidade de uso geral, seu processamento interno era feito por circuitos eletrônicos, possuía 18 mil válvulas, pesava 30 toneladas e ocupava um espaço de 160 m².
• O ENIAC, além do seu avanço na evolução do computador, marca o fim de uma era histórica e o início de outra, completamente diferente.
O Brasil iniciou a busca de um caminho para informatizar a educação em 1971, quando pela primeira vez se discutiu o uso de computadores no ensino de Física na USP (Universidade de São Paulo).
• Com a evolução da microeletrônica, os componentes dos computadores reduziam suas dimensões a cada ano e as possibilidades de redução do porte dos computadores se tornaram concretas.
Componentes de entrada e saída do computador
Dispositivos de Entrada (Input)
Teclado
• Dispositivo padrão para a entrada de dados. Basicamente, é igual ao de uma máquina de escrever, mas tem algumas teclas a mais. Por meio delas, você diz ao computador as tarefas que ele deve executar.
Mouse
• Como o teclado, é um dispositivo que serve para passar ordens ao PC, mas de maneira muito mais fácil. Com ele, você faz uma seta passear pela tela e pode acionar comandos. Mouse (camundongo em inglês) por lembrar um ratinho.
Scanner
• Dispositivo digitalizador de imagens. Seu funcionamento consiste na iluminação da página e captação da luz refletida. Um chip sensível à luz codifica cada ponto de imagem em dados digitais. Pode ser colorido ou preto e branco.
CD-ROM
• Compact Disk – Read Only Memory – Disco compacto apenas para leitura. Desenvolvido pela indústria fonográfica, hoje largamente utilizado na informática devido à sua capacidade de armazenar dados digitais.
Disquete
• É um pequeno disco que armazena dados gerados pelo computador. Diminutivo de Disco, é ainda um meio muito utilizado para guardar arquivos e transportá-los. Conhecido também como disco flexível.
Dispositivos de Saída (Output)
Impressora
• Periférico clássico de saída vem tendo grande desenvolvimento nos últimos anos. Imprime em papel, em cores ou preto-e-branco, os mesmos textos ou imagens mostrados na tela do monitor.
Monitor
• Dispositivo clássico de saída, tem tecnologia muito parecida com a utilizada em televisores. Serve tanto para você ver as ordens que você passa à CPU como para ver o resultado do trabalho.
A Internet – A Revolução Tecnológica
• Originalmente concebida a partir de necessidades militares dos EUA, a Internet, que na época ainda não levava esse nome, tinha como objetivo:
• Estabelecimento de um sistema de comunicação confiável diante de um ataque atômico dos seus inimigos.
Dentro da corrida armamentista desenfreada do pós-guerra, os militares norte-americanos precisavam ter certeza de que, se um dos importantes centros estratégicos fosse destruído por um ataque da então URSS, os demais centros poderiam continuar operando e se comunicando normalmente. Esta rede foi desenvolvida por uma instituição militar denominada ARPA (Advanced Research Projects Agency). Daí a denominação primeira da Internet: ARPAnet. O número de universidades e centros de pesquisas conectados à rede teve um crescimento repentino e significativo em torno de 1980.
O que determinou a separação de suas funções militares em uma segunda rede, cuja principal função era comunicação educacional e científica entre universidades e institutos.
Termos mais usados
• Hardware – Nome genérico dos equipamentos de computação.
• Software – Nome genérico dos programas de computação.
• Arquivo – Conjunto de informações ou comandos, identificado por um nome específico.
• Diretório – Divisão de uma área de armazenamento de dados destinada a organizar o arquivamento a partir da raiz.
• Gabinete – Caixa que contém a CPU, placas de controle e periféricos internos. Pode ser slim (deitado) e torre (em pé).
• Link – Ligação entre duas páginas Web, propiciada pelo código de hipertexto.
• Hipertexto – Padrão de texto com marcas escondidas que são interpretadas pelo programa de navegação.
• Browser – Navegador, programa que permite ao computador buscar e exibir páginas Web.
• Site – Originada do latim, é usada como sendo endereço de uma pessoa ou instituição na Internet.
• Web=WWW – World Wide Web (Super Rede Mundial).
• E-mail – o mesmo que correio eletrônico, para troca de mensagem ou para designar a própria mensagem.
• Login – registro do usuário que está entrando em uma rede de computadores.
• LOGO – Linguagem de programação.
A Importância da Informática na Educação para o Século XXI
Objetivos
• Sensibilizar os professores e demais profissionais que atuam em ambientes educacionais quanto à importância da informática para o desenvolvimento das diversas habilidades humanas, bem como para as atuais e futuras realidades das economias de mercado.
• Apresentar a informática como um recurso que pode ser incorporado na escola independentemente da linha metodológica.
• Expor uma reflexão das principais mudanças na atual sociedade da informação.
Principais aspectos que poderiam garantir o sucesso dos alunos de hoje no século XXI
• Habilidade em leitura básica, escrita e habilidades matemáticas;
• Bons hábitos profissionais, como ser responsável, pontual e disciplinado.
• Habilidades em computação e tecnologia de mídia.
• Valorização do trabalho.
• Honestidade e tolerância para com os outros.
• Hábitos de cidadania.
Tais aspectos estão dispostos de acordo com o grau de importância, conforme a pesquisa realizada.
Códigos de modernidade
(Bernardo Toro)
• Alta competência em leitura e escrita.
• Alta competência em cálculo matemático e solução de problemas em todas as ordens.
• Alta compreensão de escrita: precisão para descrever fenômenos e situações, analisar, comparar e expressar o próprio pensamento.
• Capacidade para analisar o ambiente social e criar governabilidade.
• Capacidade para recepção crítica dos meios de comunicação de massa.
• Capacidade para planejar, trabalhar e decidir em grupo.
• Capacidade para localizar, acionar e usar as informações acumuladas.
As Sete Competências Intelectuais Autônomas do Ser Humano
Gardner
• Inteligência linguística;
• Inteligência lógico-matemática;
• Inteligência musical;
• Inteligência espacial;
• Inteligências intrapessoais;
• Inteligência interpessoal.
As Novas Tecnologias na Atual Sociedade
A Terceira Onda
Toffler
• A primeira onda foi quando a raça humana passou de uma civilização tipicamente nômade para uma civilização basicamente agrícola, sedentária.
• A segunda onda ocorreu quando a civilização basicamente agrícola passou para uma civilização basicamente industrial.
• A terceira onda ocorreu em 1945 nos EUA e em alguns países que estavam no auge do seu desenvolvimento industrial.
Um Pouco da História da Política da Informática Educativa no Brasil
Objetivos:
• Apresentar as evoluções tecnológicas relacionadas aos sistemas produtivos.
• Informar as principais ações governamentais na área de informática no Brasil.
• Apresentar os projetos de informática educativa lançados pelo governo federal no Brasil.
Ações da Política da Informática Educativa no Brasil
PROINFO
• Programa educacional que visa à introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na escola pública como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem.
O Programa Nacional de Informática na Educação é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a Distância, criado pela portaria nº 522 de 09 de Abril de 1997.
Paradigma Educacional Emergente
• Mudança na missão da escola;
• O foco é o aprendiz;
• De ensino à aprendizagem;
• Aprender a aprender;
• Currículo em ação;
• Educador – educando;
• Inteligências múltiplas;
• Intuição e criatividade;
• Mudança no conhecimento e nos espaços do conhecimento;
• Instrumentações eletrônicas e redes telemáticas;
• Qualidade com equidade;
Para exemplificarmos as correlações entre o computador e as demais abordagens apresentadas, podemos sugerir algumas, tais como:
- Por meio de softwares abertos, como os editores de textos, é possível desenvolver várias atividades que estimulam as habilidades linguísticas, como a escrita e a leitura, promovendo diferentes tipos de produção.
- Os softwares de simulações e de programação são excelentes recursos computacionais que permitem o aprimoramento das habilidades lógicas, matemática e resolução de problemas.
- Por meio dos softwares gráficos, é possível estimular o desenvolvimento das atividades pictóricas.
- Como medidor e planejador de atividades físicas.
- O grande “trunfo” do computador é sua característica interativa com o meio. Por meio dele, é possível integrar diversas mídias e demais recursos tecnológicos, desde o rádio, televisão, os vídeos, as filmadoras; portanto, um recurso periférico para trabalhar sons e ainda torná-los visuais conforme as descrições de seus compassos, medidas dos ritmos sonoros.
- E a internet, como mídia que mais cresce nos últimos anos.
Crença irracional na ciência – um espaço possível?
O Paradoxo do Avô e o Efeito Borboleta – Descubra os Mistérios do Tempo.
Autor: Soraya M. Marques
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