fbpx

ESCOLA DE PAIS: UM PROGRAMA DE MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO INFANTIL

Escola de pais: um programa de modificação do comportamento infantil

Resumo
A Escola de Pais e Mães consiste num programa de treino de técnicas de modificação do comportamento infantil, utilizando estratégias através das quais se treinam os pais para modificar o comportamento dos seus filhos. Procura-se, fundamentalmente, modificar a interação pais-filhos com o duplo fim de fomentar o comportamento socialmente aceito e adaptado.
Devido aos pais serem os principais protagonistas na educação dos seus filhos, apresentarem uma grande influência para gerar mudanças comportamentais e serem as pessoas que mais vão influir no desenvolvimento pessoal e social dos seus filhos, consideramos de especial importância este programa de treino de pais.
O principal objectivo consiste em informar e dotar os pais de estratégias específicas para enfrentar as dificuldades mais comuns na nem sempre fácil tarefa de educar os seus filhos, mediante a aquisição de conhecimentos e técnicas que aqui se apresentam.
O programa é estruturado em diferentes fases, nas quais se vai introduzindo junto dos pais a utilização de diferentes técnicas de intervenção cognitivo-comportamental, tais como: técnicas comportamentais para estimular e reduzir comportamentos, treino em relaxamento muscular progressivo para crianças e adultos, treino de competências sociais, técnicas de resolução de problemas e de aumento da auto-estima e autonomia.
Os resultados obtidos após a aplicação do programa são altamente satisfatórios, tendo sido produzida uma excelente melhoria na relação pai(s)-filho(s), assim como mudanças muito importantes no comportamento infantil. Finalmente, a alta taxa de participação semanal dos pais e a avaliação do programa realizada pelos mesmos reforçam a necessidade cada vez maior de implementar este tipo de programas no âmbito educativo.

I. Iruarrizaga, E. Díaz, O. Prado, N. Romero e J. Rodrigo

Construir e Incluir

http://construireincluir.blogspot.com/2011/05/escola-de-pais-um-programa-de.html

Deixe um comentário

Deseja receber nosso conteúdo direto no seu email?