fbpx

Educação alimentar para crianças: saiba como ensinar 🥗

Avalie!

Educação alimentar para crianças é complicado de aplicar no dia a dia. Mas com algumas regras os pais e educadores podem ensinar e tornar tanto a introdução alimentar quanto a continuidade da alimentação algo prazeroso para os pequenos.

Como podemos ensinar educação alimentar para crianças?

A alimentação saudável é importante na vida de qualquer pessoa, mas é na infância que a alimentação é ainda mais essencial.

Segundo nutricionistas e psicólogos, criar uma rotina para ensinar a criança que ela deve respeitar os horários da refeição ajuda. Veja mais algumas dicas que você deve pedir para que a criança cumpra:

1. Determine horários das refeições

Para manter o relacionamento familiar, a criança deve ter desde cedo, horários para as refeições. Os pais e educadores devem deixar a criança ciente de suas obrigações.

2. Ensine as crianças a terem respeito pelos alimentos

Desde cedo as crianças devem ter respeito pelos alimentos. Elas precisam entender que o alimento é amigo delas, e que o mesmo irá livrá-las de muitos problemas de saúde.

3. Deixe que a criança desenvolva os sentidos de fome e saciedade

Ao desenvolver os sentidos da saciedade, a própria criança vai aprendendo a comer apenas o que está em seu prato, evitando assim o desperdício de comida.

4. Para alimentos repetidos, monte-os de formas diferentes

A criatividade conta, na hora de montar o prato chame a criança para participar da montagem e crie formas diferentes, ensinando porque a criança deve comer aquele alimento.

O alimento na infância, quando bem elaborado pode ajudar a criança a ter uma vida plenamente saudável e livre de doenças.

Quais os melhores nutrientes para crianças?

Crianças estão em fase de aprendizado, por isso cabe aos pais e professores ensiná-las sobre as funções dos nutrientes.

Os melhores nutrientes para as crianças são os que contém ferro e proteína, que ajudam no desenvolvimento do cérebro, e fornece energia. Abaixo vamos citar alguns nutrientes ideais para crianças pequenas.

1. Cálcio

O cálcio é fundamental para o desenvolvimento de dentes e ossos, além de auxiliar as células e a contração muscular.

2. Ferro

O ferro é responsável pelo desenvolvimento cognitivo e psicomotor, contribui para formação dos glóbulos vermelhos e melhora o fluxo da respiração no pulmão.

3. Vitamina E

Ajuda a manter saudáveis as membranas das células, e também os neurônios. A vitamina E pode ser encontrada em alimentos como salmão, azeite, gérmen do trigo, ovos e todos os vegetais de folha verde.

4. Vitamina C

Reforça todo o sistema imunitário, além de auxiliar a absorção de ferro. Alguns alimentos que contém a vitamina C são “morango, a clementina, a nectarina, a framboesa, o melão, a meloa, a manga, a anona, o ananás, a maçã, a melancia, a pera e o pêssego”.

É no período de aprendizado, que a criança começa a desenvolver o gosto por bons alimentos. E por isso, pais e educadores devem ensinar a importância desses alimentos para a saúde das crianças.

Quer saber mais sobre educação alimentar para crianças?

A educação alimentar para crianças é essencial, já que com ela a criança aprende a respeitar e a ter  gosto por alimentos saudáveis que ajudam no seu desenvolvimento. Navegue através do nosso site para aprender a criar aulas interativas para ensinar educação alimentar de maneira interativa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.