fbpx

Saiba como entreter crianças pequenas de maneira saudável

Entreter crianças pequenas não é tão complicado quanto parece ser, com atividades simples você consegue interagir com seus alunos tranquilamente.

Entreter crianças pequenas é possível?

O inverno é a estação em que os pais se sentem com dificuldades para entreter as crianças.

Na escola também não é diferente, por isso, vamos mostrar algumas dicas úteis para pais e professores que lidam constantemente com crianças.

  • Use a brincadeira “Que música é essa?”

Com esta brincadeira, você consegue perceber se a criança tem uma boa atenção e concentração. Ao tentar lembrar de que música se trata,  a criança estará utilizando os sentidos e a memória.

  •       O que falta?

Esta é uma brincadeira antiga, que até os professores podem aproveitar em sala de aula. Você coloca em sala de aula, os itens a serem analisados, em seguida, peça para que as crianças fechem os olhos, e retire um dos itens.

Após retirar, peça para as crianças abrirem os olhos, e então descobrirem qual item está faltando.

 

  • Quem é você?

Com  esta brincadeira, a criança vai percebendo a diferença das coisas ao seu redor, o que é da natureza e o que não é.

Através de perguntas, relacionadas ou não à personalidade das crianças, elas começam a perceber que são.

  • Encostar em objetos de cores diferentes

Você escolhe uma cor, e pede para a criança encostar em algum objeto que tenha aquela cor. Pode ser roupa, móveis, acessórios, crianças pequenas adoram essas brincadeiras.

  • Ajude a criança a caçar formatos de objetos

Os formatos de objetos, fazem com que as crianças pequenas começam a entender melhor  o que são figuras geométricas.

Essas atividades serão muito úteis quando as crianças já estiverem no ensino fundamental.

Educadores, levem crianças para passear

Crianças até 12 anos tendem a gostar mais de aulas ao ar livre, do que em sala de aula mesmo com tanta tecnologia a disposição.

Veja a seguir, boas sugestões para levar as crianças e ainda aproveitar para ensinar:

  • Museus

Ao levar as crianças em museus, você pode ensinar ao mesmo tempo, história, geografia, ciências, e até matemática. Crianças adoram museus, inclusive as que gostam de história e geografia.

  • Parques

Os parques das grandes cidades, costumam ter boa infraestrutura, alguns contam com bibliotecas, restaurantes, trilhas de passeios, etc.

  • Cinemas 3d

Com os cinemas 3D, os professores podem apresentar aos alunos um pouco sobre realidade virtual, como surgiu e como funciona.

Se você é educador, não fique preso apenas à sala de aula, ao menos uma vez a cada dois meses programe um passeio com as crianças.

Cuidado, há horário para tudo

Entreter crianças é bom, mas é lembrar  que há hora para tudo, e que estudar faz parte da rotina de qualquer pessoa que busca o conhecimento.

Em outras palavras…

Entreter crianças pequenas não é mito difícil assim, com  qualquer objeto que você tiver ao seu redor, você pode interagir com elas.

Você deve unir conhecimento a diversão, principalmente em sala de aula. com isso, o raciocínio dos pequenos fica mais rápido e as aulas mais divertidas.

Para quem é educador, fique atento, em nosso site temos muitas dicas importantes como estas.

Deixe um comentário