fbpx

Jogos Educacionais – Sugestões interessantes

Jogos educacionais são jogos elaborados especificamente para ensinar as pessoas sobre determinado assunto, expandir conceitos, reforçar desenvolvimento e entendimento sobre um evento histórico ou cultural, ou ainda auxiliar na aprendizagem de alguma habilidade enquanto se joga. Os jogos educacionais podem apresentar várias configurações, desde jogos de tabuleiro, jogos de cartas ou mesmo Video games.

Jogos educacionais, em resumo, são jogos que têm como objetivo passar para as crianças algum fundamento ético ou valores de vida. Podem se apresentar de formas variadas, e, dependendo de seu contexto principal, podem ser utilizados até por professores nas escolas.

Perspectiva neurocientífica

De acordo com os pesquisadores D. R. Godden e A. D. Baddeley (1975) da neurociência, o aprendizado proveniente de treinamento é geralmente específico à habilidade treinada e ao contexto do treinamento. Entretanto, em áreas como educação, é de maior interesse que o aprendizado se estenda para além do treinamento específico. Por exemplo, é mais relevante que um aluno aprenda a utilizar o raciocínio matemático para resolver diversos problemas fora da sala de aula, ao invés de apenas saber utilizar determinada operação matemática nos contextos vistos na escola.

Assim, é dedicada uma atenção especial para o estudo de treinamentos que resultem em benefícios para habilidades não treinadas, ou seja, que ensinem a capacidade de aprender rapidamente novas competências, uma capacidade nomeada de “aprender a aprender” por H. F. Harlow (1945).

Sugestões de jogos educacionais

Separamos alguns jogos educacionais que consideramos interessantes:

Alfabeto Móvel de A-Z Encaixável
Ideal para ensinar as crianças a formarem palavras e se desenvolverem.

Brinquedo Educativo – Amarelinha para colorir
Estimula o raciocínio lógico e a concentração.

Tapete para colorir 1×1 metro – Porquinha
Estimula o raciocínio lógico e a concentração.

Esperamos que os jogos educacionais aqui citados possam colaborar de forma concreta no desenvolvimento dos seus filhos ou alunos.

Veja aqui todos os outros jogos educacionais

Deixe um comentário