fbpx

BIOLOGIA ENSINO MÉDIO: ECOLOGIA PRIMEIRA AULA


 

 

BIOLOGIA ENSINO MEDIO

 

INTRODUÇÃO:
A ecologia é um assunto que, definitivamente, está na moda. Devido aos atuais problemas ambientais que afetam todo o planeta, vemos todos os dias nas manchetes de jornais e revistas reportagens relacionadas a este tema. O conteúdo de ecologia do Ensino Médio é relativamente simples, mas nem sempre é explicado da melhor maneira aos alunos.
Definição:
A palavra ecologia é originada das palavras gregas Oikos e Logos que significam, respectivamente, Casa e Estudo. Assim ecologia literalmente significa estudo da casa. Embora a definição literal dê a impressão de que a ecologia se limita a estudar o ambiente, isto não é verdade. A ecologia é o estudo de todo o relacionamento dos seres vivos entre si, e destes com o ambiente. Os profissionais que se dedicam a ecologia são chamados ecólogos.
CONCEITOS BÁSICOS:
   
  • Espécies: Unidade básica da sistemática. Possui várias possíveis definições, sendo que a mais comum é: grupo de organismos capazes de cruzarem entre si e obter descendentes férteis. Exemplo: peixes que são da mesma espécie reproduzem-se entre si, porém não se reproduzem com peixes de outras espécies.
  •  Condições Ambientais: São as características físicas e químicas de um ambiente. Estas características não são consumidas pelos seres vivos nem podem se esgotar. As condições ambientais são extremamente importantes para entender a distribuição dos seres vivos, pois as espécies, geralmente, apresentam adaptações a um conjunto de condições específicas. Uma espécie que sobrevive em desertos, por exemplo, dificilmente sobreviverá em climas polares. Exemplos de condições ambientais: temperatura, umidade, pH, radiação, pressão atmosférica, etc…  
  • Recursos Ambientais: É tudo aquilo que pode ser consumido pelos seres vivos no seu desenvolvimento e sobrevivência. Os recursos ambientais podem ser alvo de competição entre os seres vivos, e podem se esgotar. Assim, quando algum organismo utiliza determinado recurso, este se torna indisponível para os outros.  Ex: alimento, água, nutrientes, etc…
  • Habitat: Local específico onde vive determinada espécie. O conceito de habitat inclui o espaço físico e as condições abióticas que determinam onde vive uma população. Ex: duas espécies de peixes podem habitar um mesmo lago e ainda assim ter habitats diferentes, pois uma pode viver no fundo do lago enquanto outra vive na borda. Assim, mais do que o local, o habitat considera também a condição necessária para uma espécie sobreviver. Várias espécies podem ocupar o mesmo habitat.
  • Nicho Ecológico: O nicho representa o conjunto de fatores bióticos e abióticos que definem a distribuição de uma espécie. Classicamente ele é definido como o “papel” de uma espécie no ecossistema, atualmente, no entanto, essa definição caiu em desuso. O conceito de nicho considera os recursos e condições ambientais necessários para a sobrevivência de uma espécie, bem como as interações que estas realizam com as outras espécies. Muitas vezes, para que uma espécie exista em determinado local, não só é necessário que as condições e recursos adequados estejam disponíveis, mas também que outras espécies habitem alí, por exemplo: um predador não pode sobreviver se não houver presas para ele caçar, mesmo que as condições ambientais sejam as ideais.
….. 
BAIXAR EM PDF

BIOLOGIA 01 – Ecologia


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *