fbpx

Atividades de volta as aulas para educação infantil

Atividades de volta as aulas para educação infantil
5/5 - (1 avaliações)

Antes de tudo, as atividades de volta as aulas para educação infantil podem ser planejadas de antemão pelo professor responsável pela turma para melhor os recepcionar, e será um dos aspectos mais importantes a serem trabalhados em sala de aula com todos os alunos.

Porque trabalhar com atividades de volta as aulas para educação infantil?

As crianças terão maior concentração ao aprender novas atividades estipuladas pelo professor, além de haver conteúdos com temas novos inseridos na matriz curricular das crianças. Muitas habilidades que deixaram de ser desenvolvidas nas férias terão de ser trabalhadas pelo professor, através de atividades lúdicas recheadas de conteúdos divertidos para prender a atenção dos alunos.

Será importante explorar os pontos mais fracos dos alunos ao retorno para a escola, de modo que o professor possa observar estas informações para trabalhar em cima e auxiliar as crianças a desenvolverem corretamente suas habilidades ao longo do ano letivo. Tornará ser necessário que o professor realize anotações sobre cada aluno pelo qual é responsável para observar melhorias ou dificuldades que possam existir em algumas aulas preparadas pelo professor.

Crie um cronograma de atividades de volta às aulas para educação infantil

De antemão, se torna importante que o professor crie um cronograma de atividades de volta as aulas para educação infantil, e as inserir em sala de aula será um ponto positivo ao professor que havia se planejado para trabalhar no primeiro dia de aula, através de uma roda de conversa com os alunos para os conhecer melhor, saber seus nomes e iniciar um diálogo sadio e agradável.

Atividades de volta as aulas para educação infantil (2)
Fonte/Reprodução: original

Por outras palavras, o período de aulas em casa está em seu término e muitas crianças deixaram de ter atividades lúdicas na escola porque não poderiam sair de suas casas para usufruir de conteúdo rico de informações no ambiente escolar. Cabe ao professor contornar todos os desafios que poderão surgir ao longo dos meses com seus alunos em sala de aula.

Portanto, a criação de cronogramas serão um norte para começar as aulas de maneira agradável e lúdica, com interação, conversas e brincadeiras que farão os alunos se sentirem completamente à vontade na sala de aula, para trazer o interesse perdido por eles até então, por conta da pandemia e das aulas online.

5 ideias de atividades de volta as aulas para educação infantil

Nesse sentido, o professor poderá elaborar cinco atividades de volta as aulas para educação infantil, dias antes do retorno dos alunos ao colégio porque será importante se preparar e conferir se aquele conteúdo, de fato, é o mais indicado a ser trabalhado em classe.

O professor poderá conferir cinco ideias de atividades de volta as aulas para educação infantil a serem trabalhadas na classe. Confira:

Conheça-me

Esta é uma ideia de atividades de volta as aulas para educação infantil que o professor poderá propor aos alunos na sala de aula, para que todos possam se conhecer melhor e aproveitar o retorno à escola para conhecer seus colegas e professor.

Como fazer a atividade

Basta que os alunos escrevam em um folha de papel o que gostam de fazer, atividades favoritas, gostos musicais, séries, desenhos, comida e outras informações que as crianças acharem conveniente. Todos deverão escrever o nome na folha e entregar para a professora que lerá uma característica por vez porque as crianças deverão descobrir quem é o colega dono daquelas informações.

Materiais para a atividade

Lápis de escrever e folha de caderno.

Objetivos para a atividade

O principal foco desta atividade de volta as aulas para educação infantil, é trabalhar com a interação social e fazer com que todos possam se conhecer melhor de uma maneira lúdica.

Cápsula do tempo

A cápsula do tempo é uma atividade diferente de qualquer outra que será feita ao decorrer do ano, mas com ela traz um significado deveras interessante sobre o que os alunos esperam de si mesmos, o que desejam e o que esperam para aquele ano em especial, se há algum sonho importante a ser realizado, etc.

Como fazer a atividade

Em uma folha de papel o aluno fará a escrita das coisas que gostaria que lhe acontecesse no futuro, sem esquecer de anotar a data por extenso do dia em que a atividade teve início, para que em algum momento a cápsula seja aberta e entregue ao aluno no final do ano letivo, este que deverá realizar a leitura e mencionar se o que desejava realmente aconteceu.

Materiais para a atividade

Caixa de papelão decorada pelo professor e folhas de caderno.

Objetivos para a atividade

Com total foco em desejos futuros dos alunos, esta atividade de volta as aulas para educação infantil será um incentivo a realizar seus sonhos e nunca desistir de acreditar no que realmente deseja para si.

Crie histórias

A criação de histórias é uma atividade de volta as aulas para educação infantil bem tradicional, e que serve para trabalhar especificamente com a gramática dos alunos que ficaram afastados por muito tempo da sala de aula e precisam treinar a escrita.

Como fazer a atividade

A proposta principal desta atividade será por criar uma história baseada em um ano e meio longe da escola, e contar se este período longe dos amigos e do colégio realmente lhe trouxe alegria ou tédio.

Materiais para a atividade

Lápis de escrever, caderno.

Objetivos para a atividade

A proposta para criar uma história se dá pelo fato de os alunos poderem mexer com a criatividade, organização de pensamentos, conhecer mais palavras que poderão agregar em seu vocabulário e aprender a redigir textos com clareza e coesão.

Leitura de livros

Uma das atividades de volta as aulas para educação infantil que é interessante ser trabalhada, é a leitura de livros em silêncio para os alunos conseguirem entender perfeitamente a história e usufruir de um conteúdo rico e interessante que é um livro.

Como fazer a atividade

O professor deverá levar os alunos para a biblioteca porque há uma vasta opção de livros interessantes de serem lidos e desvendados por eles, basta que escolham um título e leiam para aproveitar o tempo.

Materiais para a atividade

Somente os livros da biblioteca.

Objetivos para a atividade

A leitura de livros enriquece o vocabulário, estimula a imaginação e criatividade, abre novas portas aos alunos que sentirão desejo de criar histórias e seus próprios personagens e mundos. Isso reflete diretamente na escrita, inclusive, que será um dos principais focos que o professor deverá trabalhar em momentos posteriores durante as aulas.

Quebra-cabeças

Planejar atividades de volta as aulas para educação infantil com o quebra-cabeças, auxiliará a compreensão dos alunos em trabalhar em conjunto para solucionar problemas e trabalhar com a lógica e razão.

Como fazer a atividade

O professor deverá reunir os alunos em mesas com o quebra-cabeças embaralhado para as crianças trabalharem unidos para montar e concluir a brincadeira como uma verdadeira equipe.

Materiais para a atividade

Quebra-cabeças de 100 peças.

Objetivos para a atividade

O foco para esta atividade é o de fazer com que as crianças trabalhem em união para conseguirem desenvolver uma relação amigável e possam estabelecer parcerias entre si. Outro ponto importante é o de manter a concentração e trabalhar com a percepção visual.

Por fim, as atividades de volta as aulas para educação infantil serão importantes para recepcionar muito bem os alunos depois de um tempo afastados da escola, e os incentivar com atividades que agreguem em seus conhecimentos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.