fbpx
Pular para o conteúdo

Plano de Aula: Reino Animal (para o ensino fundamental)

    Plano de aula sobre o reino animal para o ensino fundamental

    O reino animal é gigante, e existem muitas espécies que permanecem desconhecidas para nós até hoje. Pesquisadores permanecem com seus estudos para conhecerem melhor sobre determinada espécie encontrada, e divulgar essas informações para todos nós.

    Reino animália

    O reino animália pode ser denominado Metazoa. Um incrível conjunto de seres vivos, heterótrofos, que necessitam caçar para poder se alimentar. Eles são completamente diferentes de outros seres, como as plantas, por exemplo. 

    Reino animália
    Fonte/Reprodução: original

    Enquanto as plantas se alimentam por fotossíntese, os animais caçam. Muitas espécies não costumam comer carne, portanto, se alimentam especificamente de folhas e frutos. É o caso de girafas ou elefantes.

    Quais são os principais animais da terra?

    Os principais animais do reino animal presentes no ecossistema terrestre são: o leão, elefantes, girafas, cobras, lagartos, jacarés, crocodilos, emas, tatus-bola dentre outros herbívoros, onívoros e carnívoros essenciais para a manutenção do ecossistema.

    Quais são os principais animais da terra
    Fonte/Reprodução: original

    Sem estes animais, é bem possível que boa parte do planeta fosse totalmente diferente do que conhecemos atualmente. É por este motivo que devemos proteger este reino, e estudá-los para saber a maneira correta de cuidar deles.

    Sugestão de atividades sobre o reino animal

    Os professores poderão conferir alguns planos de aula sobre reino animal para trabalhar em sala de aula com seus alunos. Há diversos trabalhos e atividades legais para serem feitas. Confira:

    Menores animais do mundo

    Este é um tema que deverá ser ensinado aos alunos, e solicitado pelo professor. Peça para que formem alguns grupos de pelo menos 5 alunos para conseguirem realizar o trabalho na sala de aula.

    A atividade deve ser trabalhada com cartolinas e colagens. Estes trabalhos servirão especialmente para apresentar para toda a escola por intermédio de exposições. Todos poderão aprender algo novo.

    Como fazer a atividade

    Para realizar o trabalho, os grupos deverão falar somente de um único animal e expor na cartolina. Lá deverá conter a imagem do animal, suas informações, e caso encontrem, os centímetros do animal. 

    Podemos listar para vocês que o primeiro animal conhecido por ser o menor, é o Musaranho-pigmeu. Ele mede cerca de 55 milímetros de comprimento. É bem pequeno, não é mesmo? Quando nascem lembram abelhas, já que são tão pequeninos quanto.

    O trabalho deverá conter esse tipo de informação para o professor poder avaliar cada uma das pesquisas.

    Materiais para a atividade

    Cartolina, colagens, tesoura, cola e caneta esferográfica.

    Objetivos para a atividade

    O principal objetivo da atividade sobre reino animal para trabalhar em sala de aula, é ensinar aos alunos que no mundo existe uma grandiosa biodiversidade. Existem coisas que eles nem faziam ideia, mas aprenderam e agora sabem sobre como o planeta é enorme.

    Há animais que não foram descobertos até o momento, como é o caso das profundezas oceânicas. Muitos seres são desconhecidos para todos até hoje, e isto poderá instigar os alunos a quererem saber mais informações sobre o assunto.

    Quais são os maiores animais?

    É algo que todos os pesquisadores concordam: a baleia-azul é o maior animal do mundo! Ela pode atingir até 30 metros de comprimento! Estes incríveis animais podem pesar até 180 toneladas. 

    Uma curiosidade bem interessante sobre esta baleia, é que elas consomem krills. Estes são crustáceos e há a necessidade das grandonas comerem mais do que 2 toneladas. É muita coisa. 

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade sobre o reino animal, o aluno deverá fazer uma tabela em folha de cartolina e escrever os nomes dos maiores animais do mundo. O aluno somente deve se atentar com o tamanho dos animais na hora de fazer a lista.. 

    Eles poderão pesquisar na internet para saber mais sobre os maiores animais, além de assistirem a vídeos explicativos acerca deste tema. Isto os ajudará a entender mais sobre a própria matéria dada em sala de aula.

    Materiais para a atividade

    Folha cartolina. Será necessário possuir algumas colagens neste trabalho, sobre os animais mencionados. 

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é fazer com que os alunos consigam aprender um pouco mais sobre os principais animais presentes no planeta Terra. O fato de entender e compreender este fator é algo importante para o aprendizado, além de ser benéfico para enriquecer o conhecimento deles.

    Como os animais surgiram?

    Uma aula interessante que pode ser abordada pelo professor com este tema. Muito se discute sobre como os animais apareceram, e por mais que haja uma complexidade por trás, o professor poderá explicar sem empregar os termos técnicos. Esta atividade será uma pesquisa que os alunos farão para entregar ao professor de ciências.

    O professor pode explicar que os primeiros animais a surgirem na Terra, vieram da evolução de uma única célula (unicelulares) para diversas células (pluricelulares). Esta evolução levou um período de 3 bilhões de anos que aconteceram primeiro no interior do oceano. 

    Como fazer a atividade

    Será necessário que os alunos pesquisem em vídeos no YouTube, sobre o surgimento dos animais. Há uma variedade de vídeos explicativos que os ajudarão a estudar, entender os termos e claro, a matéria.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é incentivar nos alunos pesquisas por vídeos no YouTube. O fato de escutar uma explicação mais de uma vez, os ajudará a compreender certas informações que em sala não conseguiram.

    Eles deverão anotar tudo em um rascunho, e posteriormente elaborar todo o trabalho com as informações obtidas. Eles conseguirão entender melhor a matéria, e se sairão bem durante as provas.

    O Encontro Animal dos Predadores

    Este é um documentário presente no YouTube e perfeito para trabalhar sobre o reino animal com os alunos do fundamental. O Encontro Animal dos Predadores, é excelente porque mostra mais sobre animais poderosos que se enfrentam.

    O professor poderá utilizar este documentário para passar boas atividades aos alunos, após terem assistido todo o conteúdo e anotado o que for realmente importante. Estas anotações servirão de auxiliares para perguntas futuras.

    Como fazer a atividade

    Como toda boa atividade, esta sobre o reino animal deverá ser feita primeiro na sala de vídeo. O professor deve reproduzir o documentário e deixar os alunos assistirem e anotarem informações úteis. 

    Em outro momento, deverá colocar algumas perguntas na lousa para os alunos responderem no caderno. Será necessário que tenha a ver com o que estava inserido no documentário em questão. 

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é fazer com que os alunos fujam um pouco das aulas teóricas para assistirem algo mais prático. Eles entenderão melhor o tema, e poderão suprir algumas dúvidas que possam ter surgido nas explicações do professor. Por este motivo deve-se anotar o que for necessário ao ver o documentário.

    O que os animais comem?

    Possivelmente é uma dúvida sobre o reino animal que muitos alunos possuem, porém é algo bem descomplicado de explicar. Carnívoros comem carne e herbívoros adoram comer plantas ou frutas.

    Como fazer a atividade

    O professor deverá explicar aos alunos sobre a classificação de cada animal em sua alimentação. Leões comem carne, logo, são carnívoros. Girafas são herbívoras porque comem plantas. Porcos são onívoros porque gostam de comer tanto carne quanto vegetais.

    Dada as devidas explicações, o professor deve pedir aos alunos que usem folhas de sulfite para montar um quadro com animais carnívoros, herbívoros e onívoros. Eles poderão fazer pesquisas na internet para os ajudar.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos possam compreender com maior facilidade sobre cada animal e a sua alimentação. Isto os ajudarão a entender o motivo pelo qual os seres humanos não são carnívoros.

    Nós, humanos, não possuímos uma dentição para mastigar a carne. Temos o exemplo dos felinos que são verdadeiros os carnívoros, e possuem um intestino curto para facilitar na digestão e evacuação das fibras da carne. 

    Nosso intestino é cheio de voltas, longo e a digestão demora horas para finalizar. Outro fato curioso, é que somos perfeitos para uma dieta vegetariana, pois naturalmente o ser humano não necessita de carne para sobreviver. Não mais. 

    Deseja encontrar mais atividades para trabalhar em sala de aula? Confira todos os artigos com planos de aula no nosso site!

    Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?

    Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!

    E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *