Filho de um pastor protestante, Carl Gustav Jung, ainda pequeno, mudou-se para a cidade da Basileia, na época um dos maiores centros de cultura da Europa. Lá realizou seus primeiros estudos. Formou-se em medicina pela Universidade.
Carl Gustav Jung foi um dos maiores estudiosos da vida interior do homem e tomou a si mesmo como matéria-prima de suas descobertas. Suas experiências e emoções estão descritas no livro “Memórias, Sonhos e Reflexões”.
Em 1907, Jung visitou Sigmund Freud, o criador da psicanálise, em Viena, iniciando uma estreita colaboração com o mestre, que se mostrou impressionado com o talento do jovem discípulo. Os dois viajaram juntos aos Estados Unidos.
As primeiras divergências entre Jung e Freud surgiram em 1912 e logo se tornaram inconciliáveis. A partir do rompimento com Freud, o analista suíço vivenciou um período de depressão e introversão, que o levou a trilhar seu próprio caminho. Sua produtiva carreira se materializou na publicação de dezenas de estudos, trabalhos, seminários e outras obras. Já octogenário, reuniu em livro as memórias de toda a sua vida. Carl Gustav Jung morreu aos 86 anos, como um dos mais influentes pensadores do século 20.
Cabe dizer que, embora Jung tenha trabalhado em estreita colaboração com Sigmund Freud durante anos, o enfoque de Freud sobre a sexualidade como fator relevante por trás do comportamento humano sempre foi uma pílula difícil de ser engolida pelo psiquiatra suíço.
Na mente prodigiosa deste livre pensador, fundador da Psicologia Analítica, existiam muitas outras inquietudes que excediam as bases teóricas nas quais Freud caminhava. Apesar de ser um psicólogo clínico prático e teórico, dedicou a maior parte de sua vida à exploração de outros reinos, a se deixar envolver pela filosofia oriental e ocidental, pelas artes, literatura, astrologia, sociologia e, inclusive, pela alquimia.
Para entender melhor a relação entre a psicologia e a educação, é interessante explorar a identidade e transformação do psicólogo na educação.
Além disso, a teoria de Piaget pode oferecer insights valiosos sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem.
Se você está interessado em como a psicologia pode ajudar na educação, confira também a psicologia escolar.
Fonte: uol
Para aqueles que buscam melhorar a saúde mental, existem produtos que podem auxiliar nesse processo. Confira opções de produtos para saúde mental que podem ser úteis.
Parabéns pelo texto.Adoro aprender.