5 atividades de estimulação para bebês na creche
Confira atividades de estimulação para bebês diretamente no Pedagogia Ao Pé Da Letra, e saiba como trabalhar atividades na creche e fazê-las se divertirem!
As atividades de estimulação para bebês devem ser feitas na creche na companhia de professores e educadores, que poderão apresentar uma variedade de brincadeiras e outras atividades aos pequenos, de modo que fiquem interessados em aprender e possam fazê-los por conta própria.
Por que estimular os bebês com brincadeiras e atividades?
Deve-se estimular os bebês com atividades de estimulação, pois será a principal atividade dos pequenos até os 7 anos, para que haja um bom desenvolvimento motor e cognitivo. Os bebês aprendem ao observar os gestos de um adulto, porém o intuito dessa vez será fazer com que os pequenos aprendam por conta própria.
O professor pode e deve explicar brevemente sobre o que deverão fazer, porém, nada mais do que apenas isto. Os bebês é quem devem brincar para fortalecerem os músculos dos dedos, das mãos, braços e pernas, além de memorizarem cada figura, cor, som e cheiro.
Como estimular os bebês com atividades?
Para realizar as atividades de estimulação para bebês, basta que o professor escolha algumas brincadeiras mais simples, que chamem a atenção dos pequenos através das cores, sons e texturas, para brincarem e terem total foco no que devem fazer.
Pode-se utilizar tintas comestíveis, massinhas de modelar, caixas de areia, garrafas com objetos dentro, caixas de papelão, papéis de várias texturas, objetos de plástico (brinquedos, colorir desenhos com o giz de cera, por ser mais grosso e fácil de segurar do que o lápis que é mais fino, dentre muitas outras brincadeiras e atividades.
Sugestão de 5 atividades de estimulação para bebês
Será possível conferir 5 atividades de estimulação para bebês, para serem trabalhadas em creche com os pequenos e deixá-los ter total liberdade, de acordo com os métodos de Montessori.
Eles terão os cinco sentidos totalmente estimulados conforme o que for aplicado em sala de aula com o professor, portanto, deverá haver a escolha dos principais e melhores materiais para garantir a segurança de cada bebê, além de proporcionar diversão para eles.
É importante, de fato, que os bebês recebam estes tipos de estímulos na creche, mas caso seja da vontade dos pais, poderá haver a possibilidade de trabalhar com as mesmas atividades de estimulação no âmbito familiar.
Brincadeira com massinhas
Brincar com massinhas é uma das principais brincadeiras em atividades de estimulação para bebês, pois este é um objeto extremamente maleável, além de ter cores distintas e um cheiro agradável que estimulará o tato, a visão e o olfato.
Como fazer a atividade
Basta que o professor entregue massinha para os bebês poderem apertar, segurar e misturar as cores, algo que é bem normal, pois faz parte da questão de aprendizagem independente.
Materiais para a atividade
O professor precisará apenas distribuir massinhas de modelar nas cores mais variadas aos pequenos, que deverão brincar entre si e ter total liberdade de explorar o objeto.
Objetivos para a atividade
O principal objetivo das atividades de estimulação para bebês é justamente o fato de poder fazer com que os pequenos consigam ser estimulados por brincadeiras com os mais diferentes materiais, e a massinha proporcionará uma nova sensação às crianças, que ficarão empolgadas com o material e sentirão vontade de brincar mais e mais.
Cores chamam a atenção dos bebês, principalmente se houver a possibilidade de utilizar outras ferramentas para este tipo de atividade, como objetos com formatos de animais ou frutas.
O professor poderá deixar algumas músicas tocando para que os bebês possam relaxar conforme aprendem, de modo a deixar a atividade mais divertida e com um ambiente bem agradável.
Caixa de areia colorida
As atividades de estimulação para bebês devem ser feitas de muitas maneiras e sempre buscar fazê-las de maneira lúdica, para que os pequenos possam aprender enquanto se divertem.
Como fazer a atividade
Basta que o professor prepare uma caixa de areia colorida para os bebês poderem brincar com cores diferentes, pois dessa maneira, eles poderão se interessar e se movimentar dentro da caixa de maneira divertida. Eles mexerão com diversas ferramentas sensoriais que os ajudarão a juntar e espalhar a areia pela caixa.
Materiais para a atividade
Caixa média ou grande, areia colorida, pás de brinquedo, baldinhos e animais em forminhas para os bebês brincarem.
Objetivos para a atividade
O principal objetivo para as atividades de estimulação para bebês é fazer com que eles conheçam um pouco mais da areia, sintam sua textura única e possam realizar brincadeiras diversificadas com os materiais propostos para a atividade.
Cada material auxiliará a mobilidade dos pequenos, portanto, o professor deverá deixar que cada bebê utilize o balde e outras ferramentas por conta própria após ter dado as devidas explicações, basta apenas os observar de perto e explicar uma coisa ou outra caso seja realmente necessário, e mostrar como usar uma forminha em formato de animal e o balde.
Colar e descolar pompom em papel contact
O papel contact será o principal aliado dos professores da creche para realizar esta atividade, junto dos pompons que devem ser, de preferência, bem coloridos para chamar a atenção de todos os bebês.
Como fazer a atividade
Nestas atividades de estimulação para bebês, o professor deverá apresentar o contact através de uma explicação bem simplificada e amostragem do que eles podem fazer com os pompons. Basta colar e descolar, de modo que deixe os bebês fazerem por conta própria nas outras vezes.
Objetivos para a atividade
Estas atividades de estimulação para bebês devem ser feitas sempre pelos pequenos, nunca por adultos, e deve ser apresentado a maneira certa de fazer para deixá-los copiar e reproduzir. Bebês aprendem ao copiar o que um adulto faz, mas lembre-se que não se deve atrapalhá-los durante a realização do mesmo.
De acordo com o método de Maria Montessori, os bebês devem praticar por conta própria para serem independentes. Este é um dos principais métodos que os professores precisam adotar em sala de aula com os pequenos, sejam bebês ou crianças de até 7 anos de idade.
Caixa feita com fitas
As caixas feitas com fitas para as atividades de estimulação para bebês serão de grande auxílio durante o aprendizado na creche. Cada bebê poderá sentir a maciez das fitas e conhecer uma textura totalmente diferente.
Como fazer a atividade
Basta que o professor monte uma caixa grande com fitas de cetim ou outras texturas de fitas amarradas na parte de cima, para os bebês poderem segurar, sentir a textura e observar as suas cores fortes e diferentes.
Objetivos para a atividade
O principal objetivo das atividades de estimulação para bebês é fazer com que os pequenos possam conhecer texturas e cores diferentes durante toda a atividade, de modo que possam fortalecer os músculos das mãos e braços durante os momentos de segurar cada fita para puxá-las.
Caixa sensorial
As atividades de estimulação para bebês requerem que os professores da creche realizem uma variedade de atividades distintas, que possam ajudar os bebês a trabalhar com todos os sentidos por conta própria.
Como fazer a atividade
Para a realização das atividades de estimulação para bebês, basta que o professor monte uma caixa sensorial onde os bebês poderão brincar e mexer por conta própria em objetos de formatos e tamanhos diferentes, como garrafas, brinquedos com texturas e cores bem fortes e vibrantes que chamem a atenção da criança.
Objetivos para a atividade
O principal objetivo das atividades de estimulação para bebês é trabalhar com a coordenação motora fina e grossa dos pequenos, de modo que eles consigam fortalecer todos os músculos através de exercícios mais simples, mas que garantirão que consigam aprender ao mesmo tempo.
Por fim, os pequenos terão os cinco sentidos estimulados de diversas maneiras e o mais importante, de maneira lúdica, para poderem aprender por brincadeiras legais e chamativas por conta das cores, nas atividades de estimulação para bebês.
Para mais ideias de atividades, confira as sugestões para berçário e maternal.
Além disso, é possível utilizar garrafas sensoriais para enriquecer as experiências dos bebês. Veja mais sobre isso em garrafa sensorial.
As atividades de estimulação são essenciais para o desenvolvimento das crianças, e podem ser aplicadas em diferentes contextos, como em casa ou na creche. Para saber mais sobre a adaptação na escola, acesse adaptação na escola de crianças de 2 a 4 anos.
Se você está em busca de materiais para essas atividades, considere utilizar massinhas de modelar que são ótimas para estimular a criatividade e o desenvolvimento motor dos pequenos.