fbpx
Pular para o conteúdo

5 Atividades sobre o alfabeto para educação infantil

    5 Atividades sobre o alfabeto para educação infantil

    Que tal conhecer as 5 Atividades sobre o alfabeto para educação infantil? O alfabeto é um dos primeiros tópicos que as crianças irão conhecer e se familiarizar, assim como os números. Praticar exercícios desde o início do ensino fará com que o aprendizado seja muito mais maleável.

    Neste artigo, serão comentadas e apresentadas atividades sobre o alfabeto para educação infantil. 

    Qual a importância de se trabalhar o alfabeto na educação infantil?

    O alfabeto em si, é de suma importância para a educação dos pequenos, pois são com as letras do alfabeto que conseguimos escrever e traçar palavras. O primeiro contato, sempre é muito significativo na infância, pois será ali que um novo universo será apresentado para as crianças.

    Ao adquirir o conhecimento sobre o alfabeto, as crianças conseguirão ter mais confiança ao saber que eles podem manusear as letras e formar palavras, aquele momento será único e mágico nessa faixa etária.

    Dessa maneira, ter a prática com as atividades do alfabeto para educação infantil, é indispensável, pois ele conseguirá trabalhar sua mente e assim conseguirá adquirir o conhecimento.

    Como ensinar o alfabeto para educação infantil?

    Existem diversos caminhos para o bom aprendizado, no início de sua vida, é sempre muito mais simples absorver qualquer tipo de conteúdo, nesta faixa etária a maioria delas gosta muito da diversão, certo? 

    Entretanto, é importante que as crianças aprendam e se divirtam com aquilo, que os momentos de aprendizado não se tornem tão cansativos ou entediantes, fazer o máximo possível para facilitar o ensino, tanto para o aluno, como para o professor (ou pais).

    Ter contato visual, fazer brincadeira com as letras e palavras, apresentar brinquedos com o alfabeto, fazer dinâmica, ensinar como escreve seu nome, estes são exemplos divertidos para facilitar o ensino do alfabeto para educação infantil.

    Como ensinar as vogais para educação infantil?

    Para começar algo bem, sempre começamos com o primeiro passo, isso é fato, com nosso alfabeto isso não é diferente, primeiro, é importante começar do mais simples e básico possível, que são as partes do alfabeto que nós chamamos de vogais.

    As vogais A, E, I, O e U, constituem a maior parte das palavras existentes, além de serem as primeiras letras que os pequenos terão o contato, então é indispensável apresentar para a criança a necessidade e a importância destas letras.

    O contato visual na infância, sempre terá uma grande presença porque para fazer a criança querer se interessar e aprender, aquilo terá que ser bastante atrativo aos seus olhos e nada melhor do que conseguir a atenção de maneira divertida, portanto, utilize imagens e dinâmicas com as vogais ou até mesmo artes com as vogais para colorir.

    Brincadeiras com músicas e jogos, sempre chamarão a atenção durante o ensino, portanto é importante utilizar músicas para facilitar, crie uma música ou uma rima e se divirta ao ensinar.

    É válido adicionar ao estudo das vogais as possibilidades do uso de fonemas, pois é aí que eles saberão a diferença da fala quando for utilizado o acento, com as vogais orais: A, Ê, É, I, Ô, Ó e U; e a utilização nasal para a fala, com as vogais nasais: AM, EM, IM, OM e UM.

    Como ensinar as consoantes para educação infantil?

    É nesse momento que as coisas vão se estender e o ensino será levemente aumentado e intensificado, mas isso não significa que precisa ser difícil. Agora falaremos sobre as consoantes, que fecharão as 26 letras do alfabeto.

    Do mesmo modo como ensinamos as vogais, ensinaremos também as consoantes. Por ser uma lista mais extensa, são maiores as possibilidades de exercícios, jogos e brincadeiras. 

    Em consequência disso, é necessário ter um pouco mais de paciência para o ensino das consoantes, pois temos que lembrar que esse é o primeiro contato das crianças com elas e será muito normal o esquecimento ou o não entendimento delas de primeira mão.

    Nesse momento do ensino, a escrita terá muita importância, pois ao instruir a criança a exercitar como fazer tal letra, fará com que a fixação seja muito mais simples e maleável, ter uma pequena prática diária intensiva com atividades ao usar as consoantes do alfabeto para educação infantil, ajudará bastante nesse sentido.

    A prática com jogos e brincadeiras também não é dispensável, assim como o uso de músicas para auxiliar na fixação das crianças.

    Lista de Atividades sobre o alfabeto para educação infantil

    Logo abaixo serão apresentadas 5 atividades que usam o alfabeto para educação infantil, para otimizar o ensino para os pais e professores e facilitar o aprendizado para os pequenos alunos.

    Fazer letras do alfabeto com massa de modelar e papel

    Neste simples e divertido exercício será feita a utilização de massa de modelar, as famosas “massinhas”, papel e caneta ou lápis. 

    Métodos de como esse exercício pode ser feito:

    Serão feitas com um lápis ou caneta, pelas crianças, letras grandes do alfabeto espalhadas ou em conjunto em uma folha simples A4, da maneira ensinada e logo em seguida a criança terá de cobrir as letras apresentadas com as massinhas de modelar.

    Para otimizar, você também poderá auxiliar elas, ao fazer primeiramente as letras, para em seguida deixar ela fazer por conta própria.

    Separar vogais e consoantes e apontar de que grupo é aquela letra

    Esta é uma ótima atividade de fixação para ensinar a criança a diferenciar se certa letra está localizada nas vogais ou nas consoantes.

    Como esse exercício pode ser feito?

    Você poderá fazer isso em algum caderno com pautas para ajudar a criança na caligrafia, ou até mesmo em uma folha de papel A4 limpa.

    É necessário deixar algumas poucas letras, pois é sempre preferível começar devagar. Deixe-as espalhadas na folha e peça para a criança escrever ou até mesmo falar se a letra for vogal ou se a letra for consoante.

    Qual é a letra que falta?

    Neste exercício que poderá ser impresso, serão apresentadas imagens, a partir das figuras que serão mostradas com a ausência de uma letra.

    5 Atividades sobre o alfabeto para educação infantil 1

    A criança terá de acrescentar a letra que falta naquela palavra.

    Dicas para a otimização deste exercício

    É interessante que a criança fale o nome da figura em voz alta para perceber qual é a letra que falta. Você poderá esta atividade também com uma simples folha de papel, fazer desenhos e separar as letras.

    Cubra as letras

    Este exercício de fixação poderá ajudar a criança no aprendizado do alfabeto.

    Atividade Cubra as letras

    Os pequenos terão a simples atividade de apenas cobrir com lápis ou caneta, as letras que serão apresentadas.

    Alternativas para o exercício de cobrir as letras

    Você pode fazer algo diferente neste exercício, como pedir pra criança cobrir as vogais e consoantes com cores especificadas para cada grupo, pedir que identifique as iniciais do seu nome, entre outras estratégias que achar criativa.

    Qual o nome destes animais?

    Neste exercício um pouco mais avançado, onde o aluno terá que demonstrar saber escrever o nome correto do animal.

    Atividade Qual o nome destes animais

    Você poderá oferecer o auxílio neste exercício, caso a criança tenha dificuldade para escrever.

    Como fazer a atividade

    A criança terá de escrever os nomes dos animais e preencher as linhas que faltam.

    O aprendizado do alfabeto para educação infantil é apenas o começo da longa jornada de estudos que as crianças terão. A utilização de atividades, brincadeiras e, por fim, a participação dos pais ou dos professores poderão com certeza melhorar e acelerar o aprendizado das crianças, é importante sempre ter atenção e paciência nesta fase de vida dos pequenos, pois a sua presença será necessária.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *