Plano de aula sobre vida marinha para o ensino fundamental de acordo com a BNCC
Confira um plano de aula sobre vida marinha conforme a BNCC. Veja mais no Pedagogia Ao Pé Da Letra!
A vida marinha é, sem sombra de dúvidas, fantástica e incrível. É algo que sempre se mantém de lado para os seres humanos por não ser possível observar com frequência, mas o professor poderá fazer com que os alunos consigam aprender sobre os animais durante as aulas de ciências.
Quais são os animais marinhos?
Os principais e mais conhecidos animais marinhos são: tubarões-brancos, tubarões-martelo, baleias, orcas, golfinhos, estrelas-do-mar, águas-vivas, polvos, lulas, peixes e outras espécies presentes no oceano. Para saber mais sobre a diversidade de espécies, confira o plano de aula sobre animais vertebrados e invertebrados.
Durante as aulas de ciências sobre a vida marinha, é importante que o professor converse com os alunos acerca de algumas destas espécies e explique sobre cada uma delas, e sua importância ao ecossistema onde vivem.
Qual a importância da vida marinha para o meio ambiente?
Somente os oceanos cobrem um percentual de 70% da superfície no globo terrestre. Significa que cerca de 97% de água presente no planeta é em decorrência a este ecossistema.
O ecossistema marinho é o maior responsável por cada ser vivo conseguir respirar, se alimentar e, claro, ingerir água. Pense que se não fosse pela vida marinha, é provável que nenhum de nós estaria aqui agora.
Sugestão de 5 atividades sobre vida marinha de acordo com a BNCC
O professor poderá conferir cerca de cinco atividades sobre vida marinha conforme a BNCC, para trabalhar com os alunos do fundamental. Cada uma das características deve ser usada para melhores resultados e aproveitamento das aulas. Confira:
Apresentação de slides sobre a primeira forma de vida a surgir nos oceanos
A vida marinha é realmente surpreendente, desde os primórdios de vida no planeta com pequenos microrganismos, que eram bactérias, e outros microrganismos. Isto ocorreu há pelo menos 3,5 bilhões de anos.
Como fazer a atividade
Nesta atividade, os alunos devem ser postos em grupos escolhidos pelo professor para trabalharem na montagem de slides. É importante que todos cooperem na atividade, pois fará com que o trabalho fique completo.
No caso em questão, é importante que haja a pesquisa do conteúdo e contenha a explicação do que são bactérias, algas e outros microrganismos. Deverá conter a menção de como era a vida vegetativa do planeta neste período, e se possível, algumas imagens.
Materiais para a atividade
Sala de vídeo com o trabalho feito no Power Point enviado ao e-mail do professor.
Objetivos para a atividade
As principais habilidades a serem trabalhadas nesta atividade sobre vida marinha serão:
EF04CI05: faz com que os alunos consigam descrever e trazer um destaque sobre algumas semelhanças ou diferenças entre fluxo de energia com relação aos seres vivos e não vivos do ecossistema.
EF04CI06: relacionar fungos e bactérias com a importância de decomposição ao meio ambiente.
Qual o maior tubarão?
Este é um tipo de pergunta que pode deixar os alunos bem confusos, mas com uma boa pesquisa nos computadores da escola, conseguirão entender melhor qual espécie de tubarão é a maior.
Como fazer a atividade
Pode ser provável que os alunos pensem que o maior tubarão é o branco, mas a resposta para isto é não. O maior tubarão presente na vida marinha é o tubarão-baleia, que pode atingir entre 10 a 20 metros de comprimento. Ele consegue ser maior que o famoso e temido Megalodon.
O aluno deverá anotar as principais características deste animal no caderno, seja alimentação, aparência, como nada, como se reproduz e o local no qual costuma viver e ser encontrado.
Materiais para a atividade
Caderno, caneta e computador da sala de informática.
Objetivos para a atividade
A primeira habilidade de acordo com a BNCC sobre vida marinha será a:
EF03CI04: esta habilidade ajudará os alunos a aprenderem a identificar algumas características sobre a maneira de viver, como se deslocam, se reproduzem e como se alimentam.
EF03CI06: é comum que o aluno queira comparar o tubarão-baleia com o Megalodon por conta do tamanho. Neste caso, esta habilidade a ser usada tem como função o comparativo entre algumas espécies de animais e organizar grupos de acordo com suas características.
Apresentação sobre as algas e sua importância para o planeta Terra
É comum que as pessoas desconheçam sobre a importância das algas marinhas para o planeta Terra como um todo, mas diferente do que é contado aos alunos, as árvores não são as únicas a trabalharem para manter o ar límpido.
Como fazer a atividade
Para esta atividade, o aluno deverá somente se unir com os colegas em um grupo para fazerem uma apresentação em cartaz. Neste objeto deverá conter colagens e outras informações sobre as algas marinhas.
Objetivos para a atividade
Trabalhar sobre a vida marinha no fundamental pode ser algo um pouco mais complexo, mas que dará resultados se trabalhado com a BNCC. Afinal, uma das principais habilidades a serem estimuladas serão estas:
EF02CI04: tal habilidade tem como função a de descrever todo tipo de características de animais ou plantas, seja por sua fase de vida, localização ou como se desenvolvem.
EF02CI05: neste caso, o aluno aprenderá a investigar mais sobre a importância da água e da luz para haver manutenção da vida das plantas.
EF02CI06: o aluno conseguirá identificar as partes de uma planta. Afinal, as algas são plantas e possuem todas as características necessárias para serem recebidas tal nomenclatura.
Atividade para explicar em grupo o que são crustáceos
Esta é uma atividade que o professor deverá solicitar aos alunos para que formem grupos. É algo que deve ser respondido juntamente da opinião dos colegas, para formar algo completo e com sentido.
Como fazer a atividade
Em uma única folha, o professor deverá pedir aos alunos que trabalhem juntos e tentem responder o que seriam os crustáceos. É importante que o professor tenha explicado o que eles são, inclusive.
Isto facilitará a aula do professor, e os alunos conseguirão ter maior facilidade em realizar a formulação da resposta. Esta que não poderá ser consultada por nenhum material das aulas de ciências.
Objetivos para a atividade
A habilidade da atividade de acordo com a BNCC é:
EI03ET03: tal habilidade visa fazer os alunos identificarem e procurarem fonte de informações sobre questões da natureza, que envolva qualquer fenômeno até sua conservação.
EF02CI04: tem como objetivo o de descrever as principais características dos animais, seja por sua cor, forma ou localização.
Pesquisa sobre golfinhos
O professor deverá solicitar aos alunos que realizem uma pesquisa sobre os golfinhos e tentem usar o máximo de informações possíveis para mantê-la bem completa e rica em conteúdos.
Como fazer a atividade
Para realizar a atividade, o professor deverá solicitar que os alunos anotem o tema da pesquisa que é Golfinhos e façam pesquisas pela internet sobre os animais marinhos, evitando usar sites que possuem poucas informações.
É recomendável, inclusive, que o professor faça a recomendação aos alunos que usem somente sites de organizações. Eles possuem riqueza de detalhes sobre os animais e serão um complemento para as pesquisas.
Um site muito legal para realizar pesquisas é o Projeto Golfinho Rotador, um site pertencente a uma ONG que conta mais informações sobre esta espécie de vida marinha e qual sua importância.
Vale ressaltar que os alunos não devem usar o famoso CTRL+C e CTRL+V. É importante que evitem fazê-lo, pois cópia de textos é crime, mesmo que seja algo para escola o professor precisa mostrar aos alunos que não se deve copiar nada.
Objetivos para a atividade
O objetivo é aplicar as seguintes bases nos alunos:
EF03CI04: a base pretende fazer os alunos identificarem com clareza características da maneira de vivência dos golfinhos, como se reproduzem e como se movem.
EF03CI06: esta, em questão, visa fazer comparativos entre certos animais e os organizar em grupos. Em cada um deles, haverá uma base com características similares, seja por conter pelo, bico, garras, patas, nadadeiras ou penas.
Para complementar o aprendizado sobre a vida marinha, o professor pode utilizar recursos como brinquedos educativos sobre o oceano que ajudam a engajar os alunos.