fbpx

Plano de aula: Animais vertebrados e invertebrados

PLANO DE AULA: ANIMAIS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS

PÚBLICO ALVO:  3º ano Ensino Fundamental I.

 

CONTEÚDO

Classificação dos seres vivos: animais (vertebrados e invertebrados)

 

OBJETIVO

  • Proporcionar o conhecimento, conscientização, identificação dos animais vertebrados e invertebrados;
  • Diferenciar os animais em classes.

 

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

1º – Leitura do texto informativo: Os animais, com discussão, interpretação, sanando dúvidas e questionamentos que surgirem.

Os animais

Os animais vertebrados são aqueles que possuem vértebras que formam a coluna vertebral. Os animais vertebrados são classificados em: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.

Mamíferos: os mamíferos são animais vertebrados e alimentam-se do leite da mãe durante algum tempo após o nascimento. Uma outra característica comum a todos os mamíferos é a presença de pelos em seu corpo. A maior parte dos mamíferos é terrestre. O ser humano, o cachorro, o gato e o cavalo são exemplos de animais mamíferos. As baleias e os golfinhos também são mamíferos, no entanto, são animais aquáticos.

Aves: as aves são animais vertebrados que nascem de ovos. Elas possuem bico, asas e o corpo coberto de penas. A galinha, o pato, o avestruz, o beija-flor, o ganso e periquito são alguns exemplos de aves.

Répteis: os répteis são animais vertebrados que geralmente nascem de ovos. Ele tem o corpo coberto de escamas, placas duras ou carapaças. Entre eles encontramos as cobras, os jacarés, as tartarugas e as lagartixas.

Anfíbios: os anfíbios constituem a classe de animais vertebrados. A característica mais marcante dos seres vivos da classe é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções. Alguns exemplos de anfíbios rãs, pererecas, sapos e tritões.

Peixes: os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectodérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras sustentadas por rios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigênio na água (embora os dipnoicos usem pulmões) e na sua maior parte coberto por escamas.

Os animais invertebrados são aqueles que não possuem vértebras. Esses animais são encontrados na água, na terra e até mesmo dentro do solo. Os invertebrados incluem todos os animais sem coluna vertebral. Dentre os invertebrados, os mais numerosos são os artrópodes (como insetos, aranhas, escorpiões e crustáceos) e os moluscos (como caracóis, lesmas, mariscos, lulas e polvos).

 

Outras Atividades:

2º – Apresentar fotos de animais vertebrados e invertebrados para instigar os alunos a conhecerem mais sobre esses animais.

3° – Dividir a turma em dois grupos invertebrados e vertebrados, cada grupo ficara responsável em procurar em revistas, jornais imagens de animais referente ao seu grupo.

4 º –  Fazer um mural com animais vertebrados e invertebrados.

5° – Aplicar as atividades abaixo:

 

Atividades

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita diariamente como parte do processo ensino aprendizagem e também durante as atividades propostas.

 

Deixe um comentário