Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço.
O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que, por meio de jogos e atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação, a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo. Para mais informações sobre a importância da psicomotricidade, veja A Importância da Psicomotricidade na Educação.
Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo, que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização e a criatividade; tudo isso visando à formação da sua personalidade.
Sugestões de exercícios psicomotores
- engatinhar,
- rolar,
- balançar
- dar cambalhotas,
- se equilibrar em um só pé,
- andar para os lados,
- equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre),
- subir/ descer, entre outras.
Pode-se afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e psicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, expresso na interação entre cognição e corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano.
Sugestões de atividades: oficina de psicomotricidade
Área Motora
Atividade: Chapéu ao alto
Objetivos: desenvolver agilidade, atenção, prontidão de reação e coordenação motora.
Formação: alunos em círculo.
Material: chapéu.
Desenvolvimento: um participante comandará a brincadeira. Os alunos obedecem ao comando deste líder que dará ordens, tais como: bater palmas, rir, chorar, girar, coçar a cabeça etc. Em um dado momento, ele jogará um chapéu ao alto. Os alunos continuam obedecendo às ordens do líder, enquanto o chapéu não tocar o chão. No instante em que o chapéu cair no chão, todos devem parar com os movimentos que estavam executando. Aquele dentre os participantes que continuar com os movimentos sai da brincadeira.
Área Percepto Cognitiva
Atividade: Siga o chefe
Objetivos: Percepções visuais e de espaço, obedecer ordens, identificação, movimentos coordenados, aprendizagem.
Formação: As crianças dispõem-se em colunas, um por um, atrás do professor, o “chefe”.
Material: Brinquedos, objetos diversificados, giz, lápis de cor, folhas (jornal), etc.
Desenvolvimento: Ao sinal de início, o grupo põe-se a acompanhar o chefe, que caminha realizando evoluções variadas (andar em círculo; progredir em caracol; pôr-se de costas; saltar; pular um banco ou obstáculo; gesticular; etc.). Quando a criança deixar de imitá-lo, pagará prenda, indo ocupar o último da coluna.
Observação: Esta brincadeira pode ser utilizada na arrumação da sala após o período de jogos. O “chefe” colocará no lugar a sua cadeira e apanhará um papel no chão, limpará a mesa, movimentos a serem imitados pelas crianças.
Área da Linguagem
Atividade: Complete a frase
Objetivos: Trabalhar oralmente as palavras, despertando a atenção, a criatividade e a iniciativa.
Formação: Alunos dispostos em círculo.
Material: Nenhum.
Desenvolvimento: O professor deve dizer uma frase qualquer. O participante seguinte deverá dizer as últimas palavras que o participante anterior falou e completar a frase. Ex.: Maria comeu manga; a manga é muito saborosa. Saborosa também é a laranja. A brincadeira prossegue, aumentando as frases até alguém errar, quando então se reinicia com nova frase.
Possibilidade: Estruturar a brincadeira sob forma de musical (Ex: passar uma música e pedir que a repitam sob forma de movimentos e/ou expressões, sons, ou pedir que criem histórias).
Atividade: Operários silenciosos
Formação: Crianças em semicírculo.
Desenvolvimento: O professor dirá: “Operários Silenciosos, eu tenho um martelo, o que se faz com ele?” As crianças deverão imitar o bater do martelo. As que se enganarem ou fizerem outro movimento serão retiradas do jogo provisoriamente, até a próxima substituição. Em seguida, nomear outros utensílios: serrote, tesoura, agulha, caneta, machado, pá, enxada, etc., cujos manejos deverão ser imitados pelas crianças.
Área de Socialização
Atividade: Dança do jornal
Objetivos: Estimular a socialização, a expressão corporal e a percepção espacial.
Formação: Alunos dispostos em pares.
Material: folha de jornal, aparelho de som, CD ou fita cassete.
Desenvolvimento: A um sinal do professor, deverão dançar (se movimentar) ao som de uma música sobre uma folha de jornal sem rasgá-la ou sair fora dela. Os pares que saírem ou rasgarem a folha de jornal vão saindo da brincadeira. Os vencedores são os pares que não saírem de cima do papel nem rasgarem a folha do jornal. Pode-se alternar a brincadeira, alternando entre diferentes ritmos musicais, mais rápidos, mais lentos, que exijam a execução de passos específicos etc.
Lateralidade
Atividade: Choque
Objetivos: Estimular a atenção, concentração, pronta reação, espírito de equipe e lateralidade.
Formação: Alunos em círculo, de mãos dadas.
Material: Nenhum.
Desenvolvimento: Devemos, primeiramente, executar esta brincadeira de olhos abertos e depois de olhos fechados. Somente o professor poderá ficar de olhos abertos. O professor inicia a brincadeira apertando uma das mãos do aluno que estiver sentado ao seu lado direito ou esquerdo, de acordo com sua escolha. Este aperto de mão é chamado na brincadeira de “CHOQUE”. O choque percorrerá a roda toda, o aluno que levar o choque e não apertar em seguida a mão do colega passando o choque, ou simplesmente distrair-se na brincadeira, pagará uma prenda (sendo de livre escolha/fazer algo ou sair da brincadeira até que o jogo acabe restando apenas dois/possibilidade de se fazer em grupo).
Estruturação e Organização Temporal
Atividade: Acorda gatinho!
Objetivos: estimular a rapidez de reação, atenção, percepção visual, audição, estruturação espacial e temporal.
Formação: alunos em círculo com o “gato” no centro.
Material: Nenhum.
Desenvolvimento: os alunos formam um círculo, tendo ao centro um colega ou uma colega que será o gato ou a gata. Aquele que ficar no meio do círculo deverá fingir que está dormindo, resistindo em acordar. Os colegas, andando em círculo, tentarão acordar o gato. Para acordá-lo, eles cantam assim: acorda gatinho(a), gatinho(a) manhoso(a), adaptando a melodia a alguma canção popular que conheçam, ou criando uma melodia própria. Quando o gatinho resolver acordar, deverá tocar com uma das patas em alguém. O aluno que for tocado pelo gato será o gato manhoso, na sequência da brincadeira.
Estruturação e Organização Espacial
Atividade: Não respondeu, vira estátua!
Objetivos: Estimular a concentração, atenção, coordenação motora, estruturação espacial e temporal, percepção visual e audição.
Formação: alunos dispostos em fila única no fundo da sala, de frente para o professor.
Material: Nenhum.
Desenvolvimento: cada aluno deve escolher o nome de um animal, flor ou fruta, comunicando-o, em segredo, ao professor. O professor, posicionando-se diante dos alunos, chamará um dentre os diversos nomes de animais que lhe foram informados. O aluno, cujo animal tiver sido chamado, deverá dar três passos à frente e dizer o seu nome. Caso o aluno demore a sair do lugar ou se disser o nome do animal, flor ou fruta em vez do seu nome, deverá ficar em posição de estátua. Permanecerá nesta posição até que um companheiro, que não conseguir responder adequadamente, tome o seu lugar. A brincadeira termina quando todos os alunos forem chamados ou quando não mais se mostrarem interessados pela brincadeira.
Equilíbrio, postura e tônus
Atividade: Corrida da maçã
Objetivos: desenvolver o equilíbrio, concentração e espírito de equipe.
Formação: alunos sentados em suas carteiras, arrumadas em colunas com número igual de participantes.
Material: Maçãs.
Desenvolvimento: os últimos de cada coluna recebem uma maçã. Ao sinal do professor, colocam a maçã em cima da cabeça, levantam-se e caminham, da forma mais rápida possível, até a 1ª carteira. Durante este tempo, os demais passam a deslocar-se uma carteira pra trás, a fim de deixar livre a da frente que deverá ser ocupada pelo “condutor” da maçã. A maçã volta ao local de início, ou seja, ao final da coluna, e a brincadeira recomeça.
Coordenação Dinâmica Manual / Visual
Atividade: Marionete
Objetivos: socializar, relaxar o corpo tornando os movimentos mais livres, criativos e flexíveis.
Formação: Alunos dispostos em pares.
Material: Nenhum.
Desenvolvimento: Os alunos, cada um com seu par, posicionam-se um em volta do outro. Um aluno será a marionete e o outro o manipulador. O manipulador pega a marionete pelo braço ou pela cintura, de acordo com o que achar melhor, e brinca com ela criando e inventando os movimentos típicos de marionete. Depois, se invertem os papéis. Pode-se incrementar a brincadeira, selecionando alguns alunos para serem a comissão julgadora que atribuirá notas ou pontos para a melhor dupla. Possibilidade de criar outros comandos que incentivem e trabalhem com movimentos coordenados, realizar determinadas tarefas, etc.
Coordenação Visomotora
Atividade: Quebra-cabeça!
Objetivos: Aumentar a interação entre as crianças, trabalhar a coordenação visomotora, destreza manual, imaginação e percepção visual.
Além do processo cognitivo, a troca de peças entre as crianças na montagem do quebra-cabeça envolve-as em atividade cooperativa. Nesse jogo, elas descobrem que “abrir mão” de algumas coisas é o único modo de continuar a brincadeira.
Faixa-etária: A partir de quatro anos.
Formação: Alunos dispostos em pares.
Material: Papel Sulfite A4 com desenhos para colorir, tesoura, lápis preto, régua, lápis de cor ou giz de cera, folhas de Papel Almaço.
Desenvolvimento:
1. Preparação dos desenhos: Os desenhos são distribuídos um para cada criança. Devem ter o mesmo tipo de papel, formato e tamanho. Procure separar por temas como: animais, frutas, esportes ou profissões, e prepare diferentes desenhos sobre cada assunto.
2. Divisão em grupos: Divida a classe em grupos iguais e distribua os desenhos, oferecendo um tema para cada grupo. Peça para os alunos colorirem as figuras.
3. Formando o quebra-cabeça: Terminada a pintura, reúna os desenhos de cada grupo em pilhas separadas. Sobreponha os cinco do mesmo tema, já coloridos, e recorte a pilha de papéis de uma vez para que tenham cortes idênticos. Uma tesoura e régua para dividir a pilha de folhas em seis pedaços, por exemplo.
4. A Hora das Trocas: A seguir, misture as peças recortadas de cada grupo e coloque seis delas dentro de uma folha dupla de papel almaço, entregando a cada criança um conjunto. O aluno tentará, então, montar um desenho inteiro sobre a folha de almaço, protegendo-o da visão dos colegas. Ele logo vai perceber que tem figuras misturadas. Assim, a criança que tiver duas peças de um mesmo objeto deverá conservá-las em seu poder e oferecer a outro jogador uma peça que não lhe sirva, para trocá-la por uma do desenho que pretende completar. Se o colega tiver a peça desejada, a troca é feita e a criança que acertou continua pedindo peças às outras. Se errar, passa a vez para o colega que não tinha a peça pedida, e assim sucessivamente, até que as imagens se completem. Será vencedor o grupo que conseguir montar primeiro seus cinco quebra-cabeças. Durante o jogo, os alunos desenvolvem artimanhas de negociação, aprendem o valor das trocas e do trabalho em conjunto. Dicas: No caso de duas crianças desejarem completar o mesmo desenho, o professor deve aguardar que o impasse seja resolvido entre elas, só interferindo se realmente for necessário.
Respiração
Atividade: Dinâmica
Objetivos: trabalhar a respiração, coordenação, esforço do movimento de respiração, bem-estar.
Formação: Livre.
Material: Diversificado; músicas, bola, etc.
Desenvolvimento: criação de brincadeiras que trabalhem o sistema respiratório da criança. Mediante exercícios de respiração, trabalhos que enfatizem o movimento.
Exemplo 1
Atividade: Cuidado com o mico
Formação: As crianças em círculo, ficando duas delas (bem distantes uma da outra), de posse da bola.
Material: 2 bolas iguais, tendo uma delas determinada marca, para indicar que representa o “mico”.
Desenvolvimento: Ao sinal de início, cada criança que tem a bola joga-a ao próprio vizinho (da esquerda), o qual faz depressa o mesmo em relação ao companheiro seguinte, assim por diante. As bolas são passadas rapidamente em volta do círculo, tendo os jogadores por objetivo fazer com que uma alcance a outra, isto é, o “mico” seja apanhado. Mas cada qual deve evitar que tal aconteça em suas mãos, passando as bolas adiante o mais rápido possível. Quem deixar cair a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para daí continuar. Cada vez que o “mico” é apanhado, interrompe o jogo, sendo excluído o jogador em cujas mãos elas estiverem, e as bolas devolvidas novamente aos jogadores.
Exemplo 2
Atividade: Oficina de música
Formação: crianças sentadas em círculo na sala.
Material: músicas, sons, rádio.
Desenvolvimento: Começa a música e as crianças começam a cantar, ou mesmo imitar diferentes sons, fazer técnicas vocais de locução.
Postado por VIDA – Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação.
Gostei muito, de sugestões que são de grande importância para o desenvolvimento do aluno.
parabéns as atividades são incríveis
amei seu trabalho, gostaria de atividades para crianças do maternal 2.
Incrível. Obrigada
Gostei muito do que se encontra aqui.
Amei seu trabalho! Parabéns! Irei aplicar na minha turma.
Parabéns!!!!Esse site nos ajuda muito !!!!
Obrigada!
Trabalho excelente! Parabéns! Irei aplicar com minha turma.
Parabéns!!! Adorei seu trabalho!!!
Boa tarde!
Adorei as sugestões sobre PSICOMOTRICIDADE.
Adorei!
Maravilhosa atividade, vou colocar em prática em sala de aula!
Parabéns!