ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO – A CRIANÇA E A ELEIÇÃO
1. Título do Projeto: A criança e a eleição
2. Justificativa
As crianças do nível operacional concreto (7 -11 anos) desenvolvem o uso do pensamento lógico e superam o raciocínio pré-lógico do período anterior. […] Além disso, em virtude da interação social com seus pares, as crianças tornam-se capazes de se ‘descontrair’ e assumir o ponto de vista dos demais (WADSWORTH, 2003, p. 157 apud ZANLUCHI, 2004 P.53).
É necessário, desde cedo, que as crianças entendam sobre os procedimentos e cuidados onde a decisão tomada implicará diretamente em um novo dirigente para a cidade, o estado e o país onde vivem. E nisto, entra o processo de decisão, onde a consciência de que o voto individual poderá fazer a diferença (positiva ou negativa) para a grande população e que a escolha tem duração temporal.
Daí a necessidade de motivar o interesse pela escola e pela decisão, pois isso fará parte de sua vida, e a formação do cidadão através do ensino acarretará a consciência de seus direitos e deveres com espírito crítico e autonomia, para que possam conviver em harmonia na sua comunidade, procurando compreender e desenvolver o mundo que os rodeia, buscando a sua realização como ser humano e se preparando para o mundo da sociedade.
Diante da multiplicidade e da diversidade de situações que lhe são apresentadas, a criança observa e toma consciência de elementos comuns. Diante das palavras e frases presentes em seu ambiente, cujo sentido, a princípio, captou globalmente. Intuitivamente, a criança chega a uma tomada de consciência. Esse é o produto de invariantes, da permanência de certos elementos visuais e auditivos. (BATISTA, 2004, P.149).
Assim, oferecer uma sólida formação de cidadania, a fim de que os educandos possam cumprir com a sua função social e cultural, é fundamental para que sejam capazes de dar respostas aos desafios da sociedade, possibilitando uma aquisição de uma visão do mundo, estimulando a convivência harmônica, levando-se em conta valores éticos e políticos para a formação de cidadania e realização pessoal.
Uma vez fornecidas as mesmas condições a cada um, os potenciais individuais atuarão, e o maior deles é a vontade de conquistar a condição de cidadão sem deixar jamais que a conquista de um indivíduo implique em prejuízo do outro. (LOPES Jr., 2004, p.140).
3. Objetivos de conhecimento
- Possibilitar habilidades de promover o senso investigador na criança.
- Trabalhar a escolha e suas consequências na vida pessoal.
- Desenvolver a busca de suas competências, em seus direitos e deveres.
- Propiciar condições para a reflexão sobre a cidadania.
- Através das discussões, construir uma cultura do trabalho coletivo.
4. Metodologia
Este projeto terá como alvo uma classe de 3ª série e outra de 4ª série do ensino fundamental. Apresentando a importância da decisão e das eleições para a vida da sociedade, o que a escolha pode gerar na vida do município, estado e país.
O papel deles enquanto crianças na tomada de decisões e acreditar no futuro do país. Para isso, apresentamos o vídeo sobre as eleições do TER, onde uma criança procura informações sobre as eleições e candidatos com adultos, e ninguém quer falar sobre o assunto, deixando a criança em um desapontamento total.
Após assistir ao vídeo, será feita uma pequena eleição com candidatos da sala de aula, onde trabalharemos entre os educandos o trabalho coletivo, onde apresentarão para sua “população” seu plano de governo, previamente discutido entre o grupo, o qual entre eles será decidido quem será o candidato e seus auxiliares. Assim, trabalharemos uma eleição na sala, para abordar a relação harmoniosa entre os candidatos de partidos contrários, e após a eleição, trabalharemos também a vitória e a derrota entre eles.
Depois, os educandos realizarão uma pesquisa das últimas eleições, sobre a satisfação dos candidatos eleitos e seus planos de governo, utilizando para isso diversas fontes de pesquisa como: jornais, internet, conversa com os pais, amigos, vizinhos, etc.
Com isso, com cartazes e exposições, apresentarão o material coletado e apresentarão para a sala de aula, onde terminaremos em um grande debate sobre os pontos positivos e negativos deste trabalho, e a realização de um texto onde abordarão a importância do envolvimento das crianças nas questões políticas.
5. Recursos utilizados no desenvolvimento do trabalho
- Jornais
- Revistas
- Internet
- Vídeo formativo do TER
- Fotos
- Textos de finalização do projeto.
6. Referências
BATISTA, Cleide Vitor Mussini. Fundamentos e Metodologia Língua Portuguesa. Curso Normal Superior. Habilitação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Módulo 4. UNOPAR, Londrina. 2004.
LOPES JR., Oséas Pereira. A Criança e Sua Condição de Cidadania. Curso Normal Superior. Habilitação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Módulo 4. UNOPAR, Londrina. 2004.
ZANLUCHI, Fernando Barroso. Desenvolvimento da criança de 7 a 12 Anos. Curso Normal Superior. Habilitação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Módulo 4. UNOPAR; Londrina, 2004.
Autor: Mauro Bertolani Junior
Projetos educacionais: Guia completo para implementação e resultados podem ser uma boa referência para complementar o aprendizado sobre cidadania.
Propostas de trabalho com o lúdico: brinquedoteca podem ser uma excelente forma de engajar as crianças em atividades educativas.
Explore opções de brinquedos educativos que podem ajudar no desenvolvimento das crianças.
Projeto Vida: Educação Ambiental e Proposta Metodológica é uma ótima maneira de ensinar sobre responsabilidade social.
Escreva um comentário