Propostas de trabalho com o lúdico: brinquedoteca

Leia livros sobre este assunto

PUBLICIDADE

Autora: Professora Marcia Maria Kaschuk.


Propostas de Trabalho com o Lúdico

1. BRINQUEDOTECA

O projeto brinquedoteca, foi criado em 1997, fortalecendo a discussão e a prática acerca da importância do brinquedo e do lúdico para o desenvolvimento integral da criança, a brinquedoteca tem por objetivo “construir através de um processos de co-gestão com as comunidades e escolas, um espaço onde o brinquedo, na sua livre expressão-criativa e comunicativa – auxilie na construção da criança como um ser humano integral, capaz de atuar coletividade de forma plena e saudável. a criança constrói nesse espaço seu próprio brinquedo, onde ela se descobre, elabora os fatos significativos do seu dia a dia e libera sua criatividade. sendo um espaço coletivo, entra em ação a função social do brincar, do jogar, do trocar idéias.

Na prática, o trabalho se desenvolve no processo de ação/transformação, onde as crianças constroem, criam e brincam, utilizando uma variedade de materiais, com a orientação constante do professor, que participa ativamente desta construção.

A forma como se dá a construção da brinquedoteca e a relação de parceria que se estabelece com a instituição refletem a realidade/singularidade de cada comunidade envolvida no projeto.

PUBLICIDADE

Atuação – Brinquedotecas

1. Brinquedotecas Fixas

a) Unidades recreativas – são parques e praças que se encontram sob gerenciamento da Secretaria Municipal de Esportes e desenvolvem atividades esportivias, recreativas e também a construção de baús – brinquedotecas, que poderão promover momentos lúdicos.

b) Projeto graxaim – desenvolve atividades sistemáticas de recreação nas comunidades, com a parceria de lideranças comunitárias, durante mais ou menos 1 ano. Juntamente com a comunidade se constrói um espaço para brincar, que será gerenciado pelos envolvidos no projeto.

2. Brinquedoteca ambulante

A brinquedoteca ambulante é um ônibus transformado para o lazer, num primeiro momento, o ônibus, possibilita uma outra forma de brincar, hoje quase extinta nos grandes centros.

Em nível funcional tem como principal característica a mobilidade, ou seja, a viabilidade. Nele muitas possibilidades são criadas.

3. Assessoria

a) Interna – implantação/ desenvolvimento de brinquedoteca nos espaços de lazer da sme, bem como implementar a discussão na área da recreação.

B) Externa – atendimento a demandas de outras secretarias e instituições interessadas na qualificação na área de recreação e na construção/implantação de brinquedotecas.

Considerações finais:

Acredito como professora de séries de iniciais, que o projeto da brinquedoteca, em muito breve, será conquistado por todas as escolas do ensino fundamental de nossos país. É um projeto que com certeza trará grandes contribuições em nossa ação pedagógica.

Precisamos acreditar e também contar com nossas lidenraças comunitárias e juntos procurarmos transformar o nosso espaço social, acreditando sempre no benefício que a ludicidade traz ao processo educativo.

Referências bibliográficas:

Santos. Santa Marli P. dos (org). (2000)



Gostou do conteúdo? Receba nossos artigos e materiais, semanalmente, direto no seu email.


Você tem interesse em planos de aula, atividades com datas comemorativas, músicas infantis, jogos e brincadeiras, tudo isso pronto para você baixar e adaptar?


EU QUERO!

Talvez você se interesse:

Tabuada Fácil

Comentários

Carregando comentários...