Plano de aula: probabilidade para o ensino fundamental
Confira o plano de aula sobre probabilidade para trabalhar com ensino fundamental. Veja mais no Pedagogia Ao Pé Da Letra!
A probabilidade é um método matemático para saber sobre determinada coisa. No ensino fundamental, as aulas sobre este tema serão mais frequentes, e será importante que haja o lúdico durante todo o momento de aprendizado na classe. Pode ser algo mais complicado para os alunos, principalmente por haver números, mas é algo normal que pode ser trabalhado pelo professor gradualmente.
O que é probabilidade?
A probabilidade é um tipo de estudo sobre situações similares, que possuem resultados difíceis de prever. Neste caso, o principal exemplo é o de cara ou coroa, que mesmo ao jogar inúmeras vezes a moeda para cima, nunca saberemos o resultado.
Deve-se pensar o seguinte: quanto maior o número, maior será a chance de resultado Y ocorrer. Se o número for menor, as hipóteses sobre ele costumam diminuir.
Por que trabalhar com probabilidade?
O professor deverá trabalhar com probabilidade para ajudar os alunos a aprenderem melhor o conteúdo de matemática. Fazer com que eles pensem em diversas hipóteses e várias situações para cada tipo de problema. Para mais informações sobre o ensino de matemática, veja A Matemática no Ensino Fundamental.
Por este motivo, é recomendável que se insira o conteúdo de probabilidade com alunos do 4° e 5° ano do fundamental. Algumas questões costumam ser mais complexas do que outras para os alunos.
Sugestão de 5 atividades de probabilidade
O professor poderá contar com cinco atividades de probabilidade para trabalhar na sala de aula com os alunos do fundamental. É importante que haja sempre o ensinamento do lúdico durante estas atividades. Veja:
Bolinhas coloridas
Para a primeira atividade de probabilidade, o professor deverá levar consigo algumas bolinhas pequenas para brincar com os alunos. É necessário que as cores sejam bem diferentes e chamativas.
Como fazer a atividade
Para realizar a atividade, o professor deverá levar algumas bolinhas coloridas em maior quantidade do que outras. Assim poderá trabalhar com a atividade de probabilidade junto dos alunos.
O professor poderá perguntar aos alunos quantas bolinhas de X cor eles acham que estão dentro do saquinho. Se acertarem, poderão ficar cada um com um dos objetos para brincarem.
No entanto, haverá alguma cor de bolinha que será quase que “rara”, por possuir pouca quantidade. Pode ser alguma transparente ou com brilho dentro, e deve conter apenas 4 ou 5 unidades.
Materiais para a atividade
Bolinhas coloridas com saquinho.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que os alunos possam aprender melhor sobre o conteúdo de probabilidade, sem complicações. É importante que o tema seja abordado com atividades deste tipo, pois fará com que eles pensem em hipóteses para cada uma das cores de bolinhas e quantas poderiam ter.
Elabore uma tabela fictícia com os alunos
O professor deverá elaborar uma tabela com personagens fictícios e uma história interessante que possa fazê-los pensar melhor sobre a situação e que os faça querer encontrar alguma solução.
Como fazer a atividade
Para realizar a atividade, o professor deverá criar algum personagem com qualquer nome e colocá-lo em algum tipo de situação. Pode ser algo com rifas ou bilhetes de bingo adquiridos em maior quantidade por uma pessoa. Veja o exemplo:
Jorge: ele comprou 3 bilhetes de rifa para um videogame.
Marissa: ela possui 5 bilhetes da rifa.
Renan: comprou 7 bilhetes para ter maiores chances de ganhar.
Nesta situação, o professor deve questionar aos alunos quem possui mais chances de realmente vencer e levar o prêmio para casa. Afinal, terá probabilidade maior de ganhar aquele que tiver uma quantia considerável de rifas consigo.
Materiais para a atividade
Será necessário somente que o professor faça uso da lousa.
Objetivos para a atividade
O objetivo da atividade de probabilidade é fazer com que os alunos possam aprender com mais facilidade o conteúdo. Por este motivo, é interessante apresentar o tema com uma situação específica, pois eles conseguirão visualizar melhor as informações.
Posteriormente, será interessante que o professor explique com maior clareza o motivo pelo qual Renan realmente venceu. É provável que os alunos queiram saber, mesmo que respondam à questão corretamente.
Brincadeira da Purrinha
Este é um jogo bem popular que trabalha especificamente com a probabilidade. Por este motivo, aconselha-se que o professor insira o tema em suas aulas de matemática com o fundamental I da 5° série.
Como fazer a atividade
Peça aos alunos para se unirem em duplas e entregue a cada um deles três palitos. Pode ser de fósforo ou de dente, apenas solicite que tenham cuidado para não se machucarem na brincadeira.
É muito provável que os alunos desconheçam sobre a purrinha, portanto, procure manter a folha enumerada para cada um deles. Distribua-as, posteriormente, para todos os alunos da classe.
As regras são bem simples. Consiste basicamente em um dos jogadores esconder X quantidade de palitos na mão direita ou esquerda, sem o colega ver. As quantias podem ser de 0 a 3.
Posteriormente, cada jogador deverá apostar na soma dos palitos que serão apresentados por eles. Em seguida, ambos devem abrir a mão para mostrar a quantidade de palitos. Será o vencedor aquele que acertar a soma mencionada.
Objetivos para a atividade
É muito importante que eles aprendam algumas informações acerca desta brincadeira antiga. Os ajudarão nos estudos e, por este motivo, é recomendável que o professor procure incentivar as aulas de probabilidade com brincadeiras.
Sacola com cartões
O professor deverá ter consigo uma sacola que não permita ver nada no interior. Isto fará os alunos ficarem pensativos ao observarem o objeto cheio de itens e certamente questionarão o professor.
Como fazer a atividade
Será necessário que o professor coloque 10 cartões vermelhos, 15 cartões azuis e apenas 5 cartões brancos no saco. Em seguida, será interessante passar de carteira em carteira para deixar os alunos pegarem um cartão e verem a cor que pegaram.
Posteriormente, o professor deverá perguntar se alguém está com o cartão na cor branca e verificar se há mais de um ou dois alunos com o mesmo tom de cartão. Caso não, será necessário escrever na lousa a quantidade de alunos com o cartão vermelho e azul.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que o aluno possa entender melhor o que significa a probabilidade e por qual motivo devem trabalhar das mais variadas formas possíveis, principalmente com algo mais prático.
Com as explicações feitas pelo professor na lousa, juntamente da conta para chegar ao resultado, os alunos entenderão mais sobre a probabilidade que tinham de poder puxar um cartão na cor branca.
Questões de múltiplas escolhas com apenas uma afirmativa correta
Para trabalhar com probabilidade no ensino fundamental, é importante que o professor explique devidamente o conteúdo. Isto fará com que eles compreendam melhor o significado desta matéria. Para mais atividades sobre matemática, veja Atividades de Matemática com Níveis de Dificuldade.
Como fazer a atividade
Para realizar a atividade, o professor deverá escrever na lousa cinco questões de múltipla escolha com apenas uma resposta correta. Para os alunos entenderem melhor a matéria, deverão saber que existe X chances de ser a resposta C ou E.
Para isto, deverão ler com atenção e descartar aquelas que realmente não condizem com a questão passada pelo professor na lousa. Posteriormente, deverão dizer ao professor suas respostas.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que os alunos consigam entender melhor o que significa probabilidade e como podem aprender da melhor forma possível as atividades na sala de aula.
Requer muita análise e uma boa leitura das informações. Isto fará com que eles pensem com calma muito antes de realmente responder. É importante ter calma e paciência antes de acrescentar a resposta em qualquer questão.
Para complementar o aprendizado, considere utilizar jogos de matemática que podem tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas.