fbpx

5 atividades de matemática com os níveis de dificuldade discriminados

5 atividades de matemática com os níveis de dificuldade discriminados
3.3/5 - (3 avaliações)

As atividades de matemática com os níveis de dificuldade discriminados auxiliarão o aprendizado dos alunos do fundamental II, bem como permitirá que entendam melhor o conteúdo proposto. Determinadas matérias podem ser complexas, mas com um bom estudo, se tornará mais fácil de entender.

O que é a matemática?

A matemática é uma ciência que visa estudar sobre objetos específicos, como números, figuras ou funções e deduzir suas relações. Esta é uma área essencial aos estudos de qualquer ser humano.

O que é a matemática
Fonte/Reprodução: original

Além disso, os estudantes aprenderão melhor sobre as operações, propriedades matemáticas, bem como outras informações que o professor introduzir em sala de aula.

Como ensinar matemática aos alunos?

É possível trabalhar com conteúdos mais práticos, como na sala de informática para criar tabelas, por exemplo. Existem aplicativos próprios que fazem com que o aluno possa elaborar planos cartesianos pelo computador.

Como ensinar matemática aos alunos
Fonte/Reprodução: original

Estes são aspectos que anos atrás não existiam, e todos precisavam aprender de um modo mais complexo. Atualmente, por conta da tecnologia, estes aspectos mudaram e visam facilitar a vida dos alunos

Sugestão de 5 atividades de matemática com os níveis de dificuldade discriminados

Trabalhar com atividades de matemática com os níveis de dificuldade discriminados pode ser complexo à primeira vista, por esta razão, é importante introduzir o tema de maneira lúdica e didática para auxiliar no compreendimento destes conteúdos. Veja:

Construções geométricas em grupo para 8° ano

Assim como será para o 6° ano do fundamental II, o 8° ano precisará realizar construções geométricas com os colegas. O professor é quem decidirá os grupos e o que deverá ser feito durante as aulas. Para isto, será utilizado dois períodos de 50 minutos.

Como fazer a atividade

Nesta atividade, o professor formará os grupos para a atividade e solicitará que sejam feitos triângulos que possuam ângulos fáceis de detectar. Eles precisarão trabalhar com cartolina colorida ou outro material resistente.
Todos os ângulos obtidos através dos cálculos, o aluno precisará escrever em uma folha a parte para entregar ao professor. Este material, quando estiver pronto, ficará em exposição para outras turmas observarem.

Materiais para a atividade

Folha de caderno com nome dos membros do grupo, série e data. Será necessário de cartolina ou outro papel mais resistente, bem como cola, tesoura, régua e caneta.

Objetivos para a atividade

O objetivo das aulas de matemática com os níveis de dificuldade discriminados é ensinar que se pode aprender o conteúdo de geometria com ludicidade. É mais interessante quando se tem uma aula prática, pois auxilia no entendimento da matéria.

Além de o professor trabalhar com conteúdos em grupos, que ajudará na socialização de todos. Este é outro aspecto importante e que não pode ser deixado de lado durante as aulas na classe.

Notação científica para 8° série

A notação científica é um conteúdo extremamente complexo, e que possui forte tendência de permanecer mais complicado com o decorrer das aulas. Por esta razão, o professor buscará por métodos que auxiliem os alunos a aprenderem o conteúdo.

Como fazer a atividade

A partir do momento em que estiverem no 8° ano, os alunos farão cálculos com potenciação e radiciação. Determinadas atividades precisarão conter potências com expoentes inteiros, de modo que os alunos procurem realizar o cálculo.

O professor poderá trabalhar com esse tipo de conteúdo em grupo com os alunos, pois todos poderão se auxiliar durante o conteúdo proposto. Se algum membro do grupo precisar tirar uma dúvida, os colegas que compreenderam parcialmente a matéria, se ajudarão.

Materiais para a atividade

Folha de sulfite para trabalhar com a potenciação em grupos, pois a atividade valerá nota.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades sobre matemática com os níveis de dificuldade discriminados é ensinar aos alunos que determinados exercícios de potenciação podem ser resolvidos com a radiciação.

Além disso, o aluno aprenderá a resolver problemas com potenciação e radiciação. Este é um aspecto que será trabalhado durante as aulas de matemática, para fornecer o conhecimento completo dos alunos.

Grandezas e medidas para calcular com 7° ano

Uma das matérias que geram confusão em alunos da 7° série, são justamente grandezas e medidas. Não são todos os alunos que conseguem captar os detalhes da explicação do professor, porém é importante trabalhar o conteúdo para que todos entendam.

Como fazer a atividade

Nesta atividade, o aluno fará cálculos de volumes de blocos que podem ter diversos tamanhos e formatos. Será interessante caso todos utilizem as unidades de medida tradicionais e apresentadas pelo professor.

Outra sugestão de atividade é incluir o cálculo de arestas e figuras planas, as quais poderão ser decompostas por outras. Estas áreas, em muitos casos, são denominados por triângulos ou quadriláteros.

Objetivos para a atividade

O objetivo de trabalhar matemática com os níveis de dificuldade discriminados é introduzir um conteúdo que parece ser, de fato, complexo. Com excelentes explicações o aluno compreenderá e fará a resolução da atividade com facilidade.

Por esta razão, é necessário que o professor procure métodos didáticos e lúdicos de apresentar o conteúdo aos alunos do fundamental II. Facilitará no aprendizado e compreensão da matéria.

Cálculo da probabilidade 6° série

É comum observar que diversos alunos não possuem uma base de probabilidade e estatística, porém é um conceito importante. Neste caso, o professor incluirá atividades sobre este tema para a 6°série.

Como fazer a atividade

É possível trabalhar com probabilidade e estatística com informações apresentadas pelo professor com tabelas. Realizar a leitura dos gráficos fará com que os alunos prestem atenção nas informações inseridas no conteúdo.

Eles poderão criar seus próprios gráficos na sala de informática pelo Excel. Neste caso, caberá ao professor decidir por qual método será mais efetivo com os alunos de sua turma, e o que precisam aprender.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades de matemática com os níveis de dificuldade discriminados, é mostrar aos alunos outros métodos de aprendizagem. Inserir a probabilidade e estatística, apresentará um conteúdo que à primeira vista pode ser complexo, mas que é fácil e requer somente atenção.

Neste caso, o professor trabalhará especialmente com a atenção dos alunos para a resolução do conteúdo. É interessante e importante que exista essa atenção no momento de responder questões ou criar os gráficos.

Geometria com plano cartesiano para 6° ano

Trabalhar a geometria com os alunos do fundamental II, será essencial para terem uma base deste conteúdo que, por diversas vezes, é tido como complexo. Para auxiliar na aprendizagem e conhecimento dos alunos, o professor trabalhará com uma matéria distinta junto do plano cartesiano.

Como fazer a atividade

Nesta atividade, o professor explicará aos alunos como fazem para associar vértices de um polígono aos pares ordenados. É possível solicitar que formem grupos para trabalharem na criação de prismas.

Pode-se criar não apenas os prismas, mas pirâmides que tenham suas vértices, faces e arestas bem feitas e visíveis. Posteriormente, o professor solicitará que o grupo trabalhe com o plano cartesiano junto aos prismas feitos.

Objetivos para a atividade

O objetivo das aulas de matemática com os níveis de dificuldade discriminados é ensinar os principais e mais diversificados métodos de aprendizagem. Estes aspectos auxiliarão nos estudos e compreensão do conteúdo.

É importante trabalhar com conteúdos distintos, que auxiliem no aprendizado dos alunos da 6° série. Principalmente por ser uma matéria complexa, que exige atenção, logo, o professor deve evitar insistir apenas em cópias ou leitura de livros. O prático é fundamental e auxiliará os estudantes.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.