fbpx

3 planos de aula para trabalhar com figuras geométricas 

Geometria

As figuras geométricas estão presentes no dia a dia de todo mundo, desde as pequenas coisas. Para as crianças, a percepção desses detalhes do cotidiano pode ser bem maior. Portanto, precisa ser incentivada desde cedo na escola.

O tempo inteiro as crianças exploram esse tipo de conteúdo através de brincadeiras, desenhos e outros detalhes que fazem parte das suas rotinas, mesmo antes de serem inseridas na escola. Mas, ao estudarem o conceito de geometria e outros pontos do conteúdo, alguns procedimentos precisam ser abordados.

Para que as crianças consigam desenvolver este pensamento geométrico, é preciso contar com um bom plano de aula, que incentive esse tipo de visão e que, ao mesmo tempo, garanta que os alunos terão atenção o suficiente por interesse ao tema.

Desenvolver um plano de aula interessante e que provoque e incentive a criatividade das crianças pode ser um desafio, mas a seguir serão mostrados alguns que podem ser adotados como forma de valorizar mais o conteúdo e ensinar conceitos de valor para as crianças.

Plano de aula para o 1° ano

Para compreender um pouco mais das figuras geométricas e os nomes que são atribuídos ao que compõe essas figuras, uma boa ideia é incentivar as crianças a contarem os vértices e lados de cada uma das figuras, de forma que os nomes se fixem na mente.

Esse plano visa abordar de forma central esses dois conceitos, usando de figuras como círculo, quadrado, triângulo e retângulo para demonstrar aos estudantes onde cada um desses nomes se aplica.

Assim, o professor pode pedir que o aluno aponte nas figuras os lados, os vértices e todos os detalhes que compõe a estrutura geométrica. Para auxiliar, os detalhes da atividade podem ser enviados aos pais para que eles possam introduzir o assunto em casa.

Plano de aula para 2° ano

Conhecer os nomes que compõe as figuras é algo de grande importância. Mas, saber empregar outros termos também faz com que as crianças consigam desenvolver as suas habilidades de entendimento das estruturas geométricas muito melhor.

Nessa atividade é possível incentivar os estudantes a aprender mais a respeito das figuras planas da geometria e esclarecer ao que se refere esse conceito. Para essa aula, o professor pode fornecer alguns objetos que lembrem figuras planas e questionar as crianças a respeito.

O objetivo da atividade é que os alunos consigam identificar a partir desses objetos das suas realidades quais são considerados as figuras planas e quais não se adequam a esse termo. Assim, os estudantes podem comparar, nomear e conseguir identificar muito mais fácil essas figuras aplicadas aos seus dias.

Plano de aula para o 3° ano

Já no 3° ano as crianças possuem um pouco mais de conhecimento a respeito das figuras geométricas e a partir daqui outras ideias podem ser utilizadas para um bom plano de aula. Nesse caso, as figuras poderão ser aprofundadas e outros conceitos surgirão, como as planificações.

Nessa atividade o foco será a planificação de sólidos geométricos e a relação que estes possuem com as figuras planas. Uma boa ideia é dar acesso aos alunos a slides que contem com essas informações, principalmente visuais, para que se adaptem aos termos e consigam visualizar ao que se referem.

Assim, eles poderão observar mais claramente a respeito desses termos ainda desconhecidos. Ao longo da atividade os alunos não precisarão de fato montar os sólidos, mas podem identificar, por exemplo, quais faces formam um prisma.

Dica de leitura: Caderno de Plano de Aula BNCC: Passo a passo de como planejar (para Educação Infantil)

Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!

E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *