fbpx Skip to main content

Atualizado em 08/10/2022

Plano de aula sobre sinais de trânsito para educação infantil

Confira o plano de aula sobre sinais de trânsito para educação infantil. Veja mais no Pedagogia Ao Pé Da Letra!

Plano de aula sobre sinais de trânsito para educação infantil

Sinais de trânsito podem ser complexos até mesmo para nós adultos, e não é diferente com as crianças do ensino infantil. Existem sempre diversas informações que podem parecer confusas à primeira vista, mas com uma excelente explicação fará com que os pequenos consigam aprender facilmente.

Por que ensinar sobre sinais de trânsito?

Deve-se ensinar sobre sinais de trânsito por ser algo do dia a dia de um ser humano. Todos possuem contato com semáforos mesmo que indiretamente, e muitas pessoas não sabem ao certo o que as cores significam. 

Por que ensinar sobre sinais de trânsito
Fonte/Reprodução: original

Ensinar os alunos é fazer com que eles compreendam melhor sobre cada coloração de um semáforo, e saibam o momento certo de parar, ter atenção e prosseguir. É importante que haja esse tipo de explicação em sala de aula.

Sem contar que por ser um tema mais complexo, é possível trazer o lúdico e divertir as crianças. Mantenha suas aulas sempre didáticas e simples de serem compreendidas, pois os pequenos entendem com explicações descomplicadas.

Como trabalhar em atividades sobre sinais de trânsito?

O professor pode trabalhar em atividades sobre sinais de trânsito de muitas maneiras. A primeira é reproduzir alguns vídeos presentes pelo YouTube, pois fará com que as crianças consigam entender melhor as informações.

Como trabalhar em atividades sobre sinais de trânsito
Fonte/Reprodução: original

Brincadeiras costumam ser legais de serem feitas. Crianças adoram brincar, e conseguem memorizar explicações com maior facilidade do que se estivessem em sala de aula somente com as explicações do professor sobre o conteúdo. 

Faça com que suas aulas fiquem mais lúdicas. Elabore brincadeiras, leve-os para assistir vídeos, coloque músicas. Tudo isso fará com que os pequenos aprendam com total facilidade na escola.

Sugestão de atividades sobre sinais de trânsito

Elaboramos algumas atividades sobre sinais de trânsito para professores poderem trabalhar em sala de aula com as crianças. Isto fará com que elas consigam aprender o tema com maior facilidade e menos dúvidas. Veja:

Groovy the Martian – Sinais de Trânsito

Este é um desenho infantil disponível no YouTube para quem desejar conhecer mais. O episódio se chama Sinais Básicos de Trânsito para Crianças, e possui cerca de 38 minutos. É um pouco longo, porém será interessante reproduzir este vídeo para as crianças.

Como fazer a atividade

Realizar esta atividade sobre sinais de trânsito será mais confortável de ser feita diretamente na sala de vídeo. Lá as crianças ficarão sentadas para observar o que acontece, e aprender algumas dicas que poderão ajudá-las no dia a dia, até mesmo quando forem adultas.

Materiais para a atividade

O professor deverá reservar a sala de vídeo e reproduzir o vídeo para os alunos assistirem.

Objetivos para a atividade

Nesta atividade sobre sinais de trânsito, é fazer com que o tema seja um pouco mais neutro ao mesmo tempo lúdico. É importante trazer um conteúdo pré-introdutório antes de realmente entrar com a matéria.

Com um bom vídeo, as crianças entenderão melhor sobre sinais de trânsito, para o que servem e como fazer o uso no dia a dia. Por este motivo sugerimos este episódio bem legal de Groovy The Martian. Escolha uma sexta-feira e apresente este divertido conteúdo para as crianças. 

Se você for pai ou mãe das crianças e achou o conteúdo interessante, reproduza-o para os filhos em casa. Mostre algo lúdico e procure abordar sempre com calma e paciência assuntos que sejam um pouco mais complexos.

O Trânsito

Esta é uma música feita para crianças do ensino infantil poderem escutar durante as aulas na escolinha. O professor poderá reproduzir a canção para os pequenos conhecerem, e entenderem um pouco mais sobre o que significam sinais de trânsito.

Como fazer a atividade

Para realizar esta atividade, o professor deverá passar O Trânsito para as crianças escutarem, e deixá-las se familiarizarem com a letra. É algo que as auxiliará na compreensão das atividades que serão feitas durante as aulas. 

Materiais para a atividade

Será necessário somente que o professor reproduza a canção no celular ou notebook para deixar as crianças escutarem.

Objetivos para a atividade

O principal objetivo desta atividade sobre sinais de trânsito é fazer com que as crianças consigam entender melhor sobre a temática das aulas. Fará com que elas memorizem certas informações, e as ajudarão a prestar mais atenção quando estiverem na rua.

Elas conseguirão se manter seguras ao observarem o semáforo mudar de cor, e compreenderão certas placas de trânsito postas em postes nas ruas. Cada uma delas possui uma função diferente que ajudará a todos a se locomoverem.

Monte cartazes com os alunos

O professor deve propor com os alunos uma atividade lúdica, que os ajude a compreender melhor sobre sinais de trânsito e consigam empregar isto no dia a dia, fora da escola. É importante que haja este momento com todos.

Como fazer a atividade

A folha de cartolina deve ser grande e preferencialmente possuir uma cor bem chamativa, como amarelo. Ela costuma ser a representante dos sinais de trânsito, além combinar muito bem com a proposta.

Será necessário que todos os alunos colem figuras de placas de trânsito nas laterais da folha, e no meio o professor cole alguma mensagem que mencione sobre os cuidados que as pessoas precisam ter ao dirigir e andar na rua.

Objetivos para a atividade

Os sinais de trânsito nesta atividade ajudarão os alunos a terem uma perspectiva real e menos confusa do que são os sinais, o que significam as placas e qual a utilidade de cada uma. Com as devidas explicações será possível entender melhor. 

Carros na rua, pedestres na calçada

Algo muito corriqueiro do dia a dia é prestar atenção em todas as pessoas. Elas estão sempre nas calçadas, e nunca nas ruas. O aluno deve sentir certa curiosidade acerta deste fator, e o professor poderá ajudá-lo a compreender em uma aula prática.

Como fazer a atividade

É importante que o professor saia da sala de aula com seus alunos, e peça que algumas crianças imitem carros e outras sejam pedestres. O professor falará: “vermelho, amarelo e verde”. A cada fala do professor, as crianças que estão sem dirigir devem se atentar, e saber se é momento de atravessar ou não.

Objetivos para a atividade

Isto os ajudará a entender as principais cores por trás do semáforo, além de compreenderem melhor o porquê de sempre se manter na calçada. Pode causar algum acidente se não tomar cuidado, e todas as crianças aplicarão tal informação no dia a dia. 

É algo importante que precisa ser feito como uma maneira de ajudar as crianças a compreenderem certas questões. É normal que elas sintam esse tipo de curiosidade, e cabe aos professores e pais explicarem da melhor forma possível.

Apresente o semáforo

O professor poderá apresentar aos alunos do ensino infantil a placa de trânsito. Ela está presente em todas as cidades do Brasil, e servem para ajudar as pessoas atravessarem a rua em segurança.

Como fazer a atividade

Será necessário que o aluno entregue para as crianças figuras do semáforo para serem coladas no caderno. É interessante, inclusive, que o professor os questione sobre o que eles pensam ser sobre cada uma das cores do semáforo.

Objetivos para a atividade

Isto fará com que os alunos consigam compreender melhor sobre o que é um semáforo e a sua importância. Naturalmente será fácil de chamar atenção dos pequenos por conta das cores, portanto, explique cada uma delas.

Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?

Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!

E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.