Planos de Aula BNCC

Plano de aula sobre as eleições para o ensino fundamental

Confira o plano de aula sobre eleições para trabalhar com o ensino fundamental nas aulas.

Plano de aula sobre as eleições para o ensino fundamental

As eleições são o processo de escolha e possuem extrema importância para a sociedade. É um tema complicado de ser pautado, pois cada um possui sua própria opinião sobre o assunto, e requer calma e paciência para lidar com as aulas.

Qual a importância de trabalhar com as eleições?

É importante porque fará com que os alunos consigam entender certas questões políticas e os ajudarão no futuro. Este é um tema delicado, que altera os ânimos de muitas pessoas, e a maioria evita falar sobre.

Qual a importância de trabalhar com as eleições
Fonte/Reprodução: original

Independentemente de ser, realmente, um tema muito complicado, o professor deve mostrar aos seus alunos as duas facetas da política. Isto é, sem deixar de comentar sobre as diferenças de classes sociais e como a troca de governos para algo que não os favorece pode se tornar problemático para toda uma sociedade.

Como o professor pode aplicar aulas sobre eleições?

O professor poderá trabalhar com o tema de muitas maneiras possíveis. Dentre elas, com apresentações, debates saudáveis e que não gerem discussões, encenação de eleições que é uma atividade lúdica e participativa.

Como o professor pode aplicar aulas sobre eleições
Fonte/Reprodução: original

Há muitas maneiras de o professor trabalhar o tema com os alunos nas aulas. Basta que faça algumas anotações do que seria melhor e inserir gradualmente o assunto para que os estudantes fiquem familiarizados.

Sugestão de 5 atividades sobre eleições

Elaboramos algumas atividades sobre eleições para serem trabalhadas em sala de aula com os alunos. O professor terá a oportunidade de trabalhar com aulas lúdicas, que os ajudarão a compreender melhor este tema complexo e tão importante para o progresso do país. Veja:

Debate sobre as eleições com fichas de perguntas

O professor deverá escrever algumas fichas de perguntas, de acordo com o número de alunos em sua sala para os fazer dialogar. Lembre-se que as perguntas não devem ser extremamente complexas.

Como fazer a atividade

Para fazer a atividade, o professor precisa pedir que os alunos se reúnam em uma roda e leiam cada um, uma pergunta diferente. Cada um poderá responder à pergunta e posteriormente ler sua própria questão.

Materiais para a atividade

Somente cartões com as perguntas feitas pelo professor.

Objetivos para a atividade

O objetivo é trabalhar com os alunos em diálogos mais tranquilos. É fazer com que eles consigam dialogar sem arranjar brigas ou discutir com os colegas, por exemplo. Será importante que o professor evite qualquer conflito que possa existir, pois deve se manter o mais organizado possível nesta aula.

Apresentação sobre as eleições e as mudanças governamentais

Este é um tipo de atividade interessante, que os professores gostam de trabalhar para tornar suas aulas diferentes. Afinal, é um assunto meio complexo, que pode ser cansativo em alguns momentos.

Como fazer a atividade

O professor deverá pedir aos alunos que formem grupos de no máximo 4 alunos para realizarem a pesquisa na escola. Isto ocorrerá na sala de informática, e todos deverão usar o Power Point.

Os slides devem ser montados de acordo com o que for abordado. É importante que as explicações fiquem compreensíveis para os demais colegas. Os ajudará a entender melhor o que ocorre em cada país quando se troca de governo.

Após finalizarem o trabalho, cada grupo deverá enviar o conteúdo ao e-mail do professor e na sala de vídeo deverão fazer a apresentação. Devem indicar alguns pontos interessantes que acharam durante a pesquisa e explicá-los aos colegas.

Materiais para a atividade

Será necessário apenas do Power Point na sala de informática.

Objetivos para a atividade

Esta aula visa apresentar aos colegas algumas informações acerca do tema das mudanças governamentais. É um fator curioso, mas que as pessoas costumam deixar passar batido, e não deve acontecer.

Fará os alunos entenderem, de fato, o motivo pelo qual se deve votar com consciência de classe, entender sua posição social e saber quem o favorece. Para mais informações sobre a importância do voto consciente, consulte Os 10 princípios dos direitos das crianças.

Atividade de encenação para votar

Esta é uma dica interessante que visa demonstrar como funciona o dia de votação. Todos os professores poderão trabalhar em conjunto no dia da atividade para torná-la totalmente real.

Como fazer a atividade

Os educadores deverão preparar as salas e com uma caixa de papelão fazer um furo no meio. Este item atuará como a urna, e os alunos deverão escolher quem receberá cada um dos votos.

Para este caso, os professores deverão escolher um aluno de cada sala para serem os “prefeitos” da classe, nesta brincadeira. Cada um deles, antes de começar a votação, precisa ter um plano de melhorias para as aulas e claro, aos demais alunos.

Isto fará com que sejam mais interessantes e possam ser escolhidos pelos colegas. O que tornará a atividade real, além de mostrá-los como funcionaria o dia normal de eleições aos adultos.

Objetivos para a atividade

O objetivo principal é o de fazer com que os alunos possam entender melhor sobre o que significa sair de casa para votar. É fazer compreender que o dia em questão é importante não só para uma pessoa, mas para muitas.

Por este motivo é que se deve realizar boas pesquisas sobre os candidatos que serão votados. De nada adianta escolher alguém sem saber seu histórico, conhecimentos e o que poderá fazer para o país ou cidade.

Este é um dos pontos mais importantes que precisam ser comentados em sala de aula com os alunos. Fará com que todos possam questionar certos acontecimentos presentes no país e pensar como poderiam mudar todo o cenário.

Como surgiram as eleições?

Esta é uma pesquisa que será feita em casa, e o professor deve passar todas as especificações acerca deste. É viável que os alunos sempre mantenham anotado nos cadernos para conseguirem fazer o trabalho.

Como fazer a atividade

A atividade consiste em realizar uma pesquisa sobre o surgimento das eleições. Após a capa, precisa conter introdução, o conteúdo solicitado, conclusão e referências dos sites pesquisados.

O professor deve recomendar aos alunos que evitem fazer pesquisas na Wikipédia. Poderão procurar outros sites de universidades, por exemplo, no Google Academics que contém uma variedade de conteúdos interessantes para pesquisa.

Este trabalho deverá ser feito em Word ou Google Docs e enviado ao e-mail do professor para haver a avaliação do conteúdo. Isto evitará que haja gasto de folhas de sulfite e almaço sem necessidade.

Objetivos para a atividade

Esta pesquisa ajudará os alunos a ampliarem o conhecimento acerca de novas informações. Por este motivo, é recomendável que haja uma pesquisa completa que ajude os alunos a entenderem o conteúdo.

Outro ponto de objetivo é fazer com que os alunos não copiem nada da internet. Eles devem ler, interpretar, anotar o que for interessante e escrever com suas próprias palavras. Será uma forte ajuda para o futuro conseguir lidar com outros trabalhos mais complexos.

O que é votar consciente?

O professor deverá trabalhar com esta questão na lousa, pois é uma pergunta importante e que deve ser explicada. Fará os alunos entenderem melhor porque todos os cidadãos precisam votar e fazê-lo com clareza e certeza.

Como fazer a atividade

Será necessário escrever esta questão na lousa e pedir que os alunos somente respondam com o que acham correto. Posteriormente, deverão fazer a leitura das respostas em voz alta, para o professor saber sobre o que cada um pensa.

Quando todos os alunos terminarem de falar, o professor deverá explicar algumas questões sobre o voto consciente e seu significado. Isto ajudará os estudantes a compreenderem melhor essas palavras e o peso delas.

Objetivos para a atividade

O objetivo é fazer com que os alunos entendam o significado de votar e possuam conhecimento sobre o político. É fazer com que no futuro, quando forem maiores de idade, tenham entendimento sobre a classe que os representa e qual partido está de acordo com suas necessidades.

Para mais informações sobre a legislação educacional no Brasil, consulte Legislação educacional no Brasil.

Além disso, para complementar o aprendizado, é interessante que os alunos conheçam alguns materiais didáticos que podem ser úteis durante as aulas, como materiais didáticos que ajudam a enriquecer o conteúdo abordado.


Professora Fábia Monteiro
Professora Fábia Monteiro
Responsável pelo conteúdo desta página.
Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00