fbpx

Plano de aula sobre as partes da planta

Plano de aula sobre as partes da planta
5/5 - (5 avaliações)

As partes da planta compõem este ser vivo por completo, e possuem sua importância para a manutenção do meio ambiente, que garante a sobrevivência de todas as espécies presentes no planeta.

O que é a taxonomia da planta?

A taxonomia visa classificar todas as espécies de plantas ou animais presentes no planeta Terra, e se baseiam em todas as suas características partilhadas geneticamente.

O que é a taxonomia da planta
Fonte/Reprodução: original

Tal fator surgiu de Carlos Lineu, que era um botânico extremamente importante para o ramo da biologia. Ele criou esta classificação denominada taxons, que ocorre por intermédio das semelhanças genéticas. Veja:

  • Reino;
  • Filo;
  • Classe;
  • Ordem;
  • Família;
  • Gênero;
  • Espécie.

Este grau de parentesco poderá aumentar ou diminuir a depender do quão as espécies forem similares entre si.

Como ensinar sobre as partes da planta?

O professor poderá trabalhar com atividades em grupo, apresentações, pesquisas, amostragens, saídas em campo, fotografias e variância das espécies de determinados locais.

Como ensinar sobre as partes da planta
Fonte/Reprodução: original

As partes da planta poderão ser trabalhadas destas maneiras, que garantirão um aprendizado completo por parte dos alunos. Eles entenderão questões sobre a sua importância para a vida no planeta e a sua manutenção.

Sugestão de atividades sobre plantas

O professor poderá conferir um plano de aula com atividades completas para trabalhar com os alunos do 9° ano fundamental II, e com o próprio ensino médio do 1° ao 3° ano. Cada atividade possui o seu nível de dificuldade, e algumas deverão ser feitas em grupos para melhores resultados de aprendizagem. Confira:

1. Angiospermas apresentação em PowerPoint

As angiospérmicas mais conhecidas como angiospermas, são compostas de raiz, caule, folha, flores, semente e do fruto que protege as sementes. Esta é a espécie com o maior grupo, pois contém 250 mil espécimes.

Como fazer a atividade

Nesta atividade, o professor solicitará aos alunos que se reúnam em grupos para montarem um trabalho completo sobre as angiospermas. Deve conter as partes da espécie, o fruto, família, reino, e outras informações morfológicas e taxonômicas.

À primeira vista pode ser um pouco complexo, mas como será um trabalho realizado em grupo para apresentar no Power Point, será tranquilo e descomplicado. Os alunos se dividirão para explicar os slides aos colegas e professor de biologia ou ciências ao 9° ano.

Materiais para a atividade

Será necessário que todos se dirijam à sala de vídeo para apresentarem o trabalho. Caso for preciso, use o pen-drive para conectar a porta USB do notebook e abrir o PP.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades sobre partes da planta, é ensinar aos alunos que uma angiosperma é diferente de uma gimnosperma, pteridófitas e das próprias briófitas. Cada espécie possui suas próprias diferenças e características mais complexas do que outras.

2. Faça as partes da planta

O professor solicitará aos alunos do ensino médio que façam um desenho com as partes da planta. Não poderá faltar nem mesmo as células que servem para complementar as espécies e fazê-las existirem.

Como fazer a atividade

Nesta atividade, o aluno deve se reunir com seus colegas para fazerem a atividade sobre as partes da planta em uma cartolina branca. Cada um fará o desenho de uma parte específica, e sinalizará com o nome e a sua importância.

Determinadas espécies de plantas são mais simples do que outras, e podem conter folhas, frutos e flores, somente flores ou apenas as folhas esverdeadas. Outras podem conter os gametas masculinos nas próprias folhagens, como é o caso de uma samambaia.

Materiais para a atividade

Será necessário que os alunos usem uma cartolina branca, lápis de escrever, borracha e caneta esferográfica azul ou preta para passar por cima do lápis grafite.

Objetivos para a atividade

O objetivo é fazer com que os alunos possam aprender com maior clareza sobre as partes da planta, e nomeá-las de acordo com o que estudaram em sala de aula. Auxiliará no aprendizado de cada estudante, e conseguirão memorizar determinadas informações.

Certas espécies de plantas podem ser complexas e conter uma série de partes, mas outras são menores e fáceis de serem nomeadas e estudadas, como é o caso de uma briófita que possui plantinhas simples.
Pesquise sobre plantas briófitas

Plantas briófitas evoluíram durante todo o período conhecido por Siluriano, há 420 milhões de anos. Esta espécie é avascular e descendem das famosas algas verdes, portanto, pode-se encontrá-las em locais específicos e até mesmo incomuns, como nas paredes de casas.

Como fazer a atividade

O professor deverá levar espécies de musgos para os alunos poderem observar de perto como elas são, e entenderem o local em que podem crescer. Todo e qualquer lugar que estiver úmido e com sombra será perfeito para seu crescimento.

Com base na amostragem do professor em sala de aula, ele deverá solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre a importância das briófitas ao meio terrestre, e o que acontece se não houver uma espécie em determinado local.

Objetivos para a atividade

O objetivo das partes da planta, é fazer os alunos compreenderem com facilidade o que é uma briófita e qual o seu papel a desempenhar na natureza. É uma das espécies mais importantes, inclusive, por auxiliar na redução de erosões no solo.

3. O que é uma planta avascular?

Seres humanos são conhecidos por serem vasculares, que significa terem vasos sanguíneos por todo o corpo. Este é um fator de animais no geral, e pode se diferenciar nas plantas.

Como fazer a atividade

Neste caso, uma planta avascular não possui qualquer vaso condutor, que são conhecidos por xilema e floema. As plantas deste grupo tendem a se decompor com facilidade, o qual seria o caso das algas.

O professor deverá solicitar que os alunos façam uma pesquisa completa sobre plantas avasculares, e citar no conteúdo sobre a família das briófitas que são plantas rasteiras e comumente vistas em locais mais úmidos.

Objetivos para a atividade

As partes da planta no estudo de biologia, ajudará os alunos a compreenderem melhor o porquê de existirem determinadas espécies que não possuem os vasos condutores de seiva, e por qual motivo elas decompõem mais rápido que as que são vasculares.

4. O que é uma célula vegetal?

O professor de ciências ou biologia poderá explicar com maior clareza o significado de uma célula vegetal, e evitar comparativo com a eucariótica e a de uma planta. Apesar de terem similaridades como o vacúolo, envoltório nuclear, núcleo, complexo golgiense e a parede celular, a formação é diferente.

Como fazer a atividade

Os alunos deverão se reunir em grupos para poderem trabalhar em uma atividade para nota com 10 questões sobre células vegetais. Neste caso, o professor deverá inserir nas questões a imagem de uma célula vegetal e outra eucarionte para verificar se eles compreenderam suas diferenças.

Será muito importante que o professor tenha explicado com clareza a diferença entre ambas, e apresentado imagens de uma célula eucarionte e a sua complexidade para a vegetal.

Objetivos para a atividade

O objetivo das partes da planta, é ensinar aos alunos do 9° ano e ensino médio que as plantas possuem suas características específicas no interior das células e que elas precisam trabalhar para garantir o seu crescimento e nutrição.

Se você gostou do plano de aula sobre partes da planta, e deseja conferir mais artigos para ensino fundamental e médio, permaneça no Pedagogia Ao Pé Da Letra!

Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?

Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!

E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.