As partes da planta compõem este ser vivo por completo e possuem sua importância para a manutenção do meio ambiente, que garante a sobrevivência de todas as espécies presentes no planeta.
O que é a taxonomia da planta?
A taxonomia visa classificar todas as espécies de plantas ou animais presentes no planeta Terra e se baseia em todas as suas características partilhadas geneticamente.
Tal fator surgiu de Carlos Lineu, que era um botânico extremamente importante para o ramo da biologia. Ele criou esta classificação denominada taxons, que ocorre por intermédio das semelhanças genéticas. Veja:
- Reino;
- Filo;
- Classe;
- Ordem;
- Família;
- Gênero;
- Espécie.
Este grau de parentesco poderá aumentar ou diminuir a depender do quão as espécies forem similares entre si.
Como ensinar sobre as partes da planta?
O professor poderá trabalhar com atividades em grupo, apresentações, pesquisas, amostragens, saídas em campo, fotografias e variância das espécies de determinados locais. Para mais informações sobre metodologias de ensino, confira este plano de aula.
As partes da planta poderão ser trabalhadas destas maneiras, que garantirão um aprendizado completo por parte dos alunos. Eles entenderão questões sobre a sua importância para a vida no planeta e a sua manutenção.
Sugestão de atividades sobre plantas
O professor poderá conferir um plano de aula com atividades completas para trabalhar com os alunos do 9° ano do ensino fundamental II e com o próprio ensino médio do 1° ao 3° ano. Cada atividade possui o seu nível de dificuldade, e algumas deverão ser feitas em grupos para melhores resultados de aprendizagem. Confira:
1. Angiospermas: apresentação em PowerPoint
As angiospérmicas, mais conhecidas como angiospermas, são compostas de raiz, caule, folha, flores, semente e do fruto que protege as sementes. Esta é a espécie com o maior grupo, pois contém 250 mil espécimes.
Como fazer a atividade
Nesta atividade, o professor solicitará aos alunos que se reúnam em grupos para montarem um trabalho completo sobre as angiospermas. Deve conter as partes da espécie, o fruto, família, reino e outras informações morfológicas e taxonômicas.
À primeira vista, pode ser um pouco complexo, mas como será um trabalho realizado em grupo para apresentar no PowerPoint, será tranquilo e descomplicado. Os alunos se dividirão para explicar os slides aos colegas e ao professor de biologia ou ciências do 9° ano.
Materiais para a atividade
Será necessário que todos se dirijam à sala de vídeo para apresentarem o trabalho. Caso seja preciso, use o pen-drive para conectar à porta USB do notebook e abrir o PP.
Objetivos para a atividade
O objetivo das atividades sobre partes da planta é ensinar aos alunos que uma angiosperma é diferente de uma gimnosperma, pteridófitas e das próprias briófitas. Cada espécie possui suas próprias diferenças e características mais complexas do que outras.
2. Faça as partes da planta
O professor solicitará aos alunos do ensino médio que façam um desenho com as partes da planta. Não poderá faltar nem mesmo as células que servem para complementar as espécies e fazê-las existirem.
Como fazer a atividade
Nesta atividade, o aluno deve se reunir com seus colegas para fazerem a atividade sobre as partes da planta em uma cartolina branca. Cada um fará o desenho de uma parte específica e sinalizará com o nome e a sua importância.
Determinadas espécies de plantas são mais simples do que outras e podem conter folhas, frutos e flores, somente flores ou apenas as folhas esverdeadas. Outras podem conter os gametas masculinos nas próprias folhagens, como é o caso de uma samambaia.
Materiais para a atividade
Será necessário que os alunos usem uma cartolina branca, lápis de escrever, borracha e caneta esferográfica azul ou preta para passar por cima do lápis grafite.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que os alunos possam aprender com maior clareza sobre as partes da planta e nomeá-las de acordo com o que estudaram em sala de aula. Auxiliará no aprendizado de cada estudante, e eles conseguirão memorizar determinadas informações.
Certas espécies de plantas podem ser complexas e conter uma série de partes, mas outras são menores e fáceis de serem nomeadas e estudadas, como é o caso de uma briófita que possui plantinhas simples. Pesquise sobre plantas briófitas.
Plantas briófitas evoluíram durante todo o período conhecido como Siluriano, há 420 milhões de anos. Esta espécie é avascular e descendem das famosas algas verdes, portanto, pode-se encontrá-las em locais específicos e até mesmo incomuns, como nas paredes de casas.
Como fazer a atividade
O professor deverá levar espécies de musgos para os alunos poderem observar de perto como elas são e entenderem o local em que podem crescer. Todo e qualquer lugar que estiver úmido e com sombra será perfeito para seu crescimento.
Com base na amostragem do professor em sala de aula, ele deverá solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre a importância das briófitas ao meio terrestre e o que acontece se não houver uma espécie em determinado local.
Objetivos para a atividade
O objetivo das partes da planta é fazer os alunos compreenderem com facilidade o que é uma briófita e qual o seu papel a desempenhar na natureza. É uma das espécies mais importantes, inclusive, por auxiliar na redução de erosões no solo.
3. O que é uma planta avascular?
Seres humanos são conhecidos por serem vasculares, que significa terem vasos sanguíneos por todo o corpo. Este é um fator de animais no geral e pode se diferenciar nas plantas.
Como fazer a atividade
Neste caso, uma planta avascular não possui qualquer vaso condutor, que são conhecidos por xilema e floema. As plantas deste grupo tendem a se decompor com facilidade, o que seria o caso das algas.
O professor deverá solicitar que os alunos façam uma pesquisa completa sobre plantas avasculares e citem no conteúdo sobre a família das briófitas, que são plantas rasteiras e comumente vistas em locais mais úmidos.
Objetivos para a atividade
As partes da planta no estudo de biologia ajudarão os alunos a compreenderem melhor o porquê de existirem determinadas espécies que não possuem os vasos condutores de seiva e por qual motivo elas decompõem mais rápido que as que são vasculares.
4. O que é uma célula vegetal?
O professor de ciências ou biologia poderá explicar com maior clareza o significado de uma célula vegetal e evitar comparativos com a eucariótica e a de uma planta. Apesar de terem similaridades como o vacúolo, envoltório nuclear, núcleo, complexo golgiense e a parede celular, a formação é diferente.
Como fazer a atividade
Os alunos deverão se reunir em grupos para poderem trabalhar em uma atividade para nota com 10 questões sobre células vegetais. Neste caso, o professor deverá inserir nas questões a imagem de uma célula vegetal e outra eucarionte para verificar se eles compreenderam suas diferenças.
Será muito importante que o professor tenha explicado com clareza a diferença entre ambas e apresentado imagens de uma célula eucarionte e a sua complexidade para a vegetal.
Objetivos para a atividade
O objetivo das partes da planta é ensinar aos alunos do 9° ano e ensino médio que as plantas possuem suas características específicas no interior das células e que elas precisam trabalhar para garantir o seu crescimento e nutrição.
Se você gostou do plano de aula sobre partes da planta e deseja conferir mais artigos para ensino fundamental e médio, permaneça no Pedagogia Ao Pé Da Letra!
Para complementar o aprendizado, considere utilizar materiais didáticos que podem enriquecer as aulas.
Escreva um comentário