Plano de aula: Os retirantes 

Leia livros sobre este assunto

PUBLICIDADE

 

“Os Retirantes” (1944), de Candido Portinari

 

Sobre Cândido Portinari : Candido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de café em Brodoswky, no Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária e desde criança manifestou sua vocação artística. Aos quinze anos de idade foi para o Rio de Janeiro em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, Portinari decide, ao voltar para o Brasil em 1931, retratar nas suas telas o povo brasileiro. Em 1935 obtém seu primeiro reconhecimento no exterior, a segunda menção honrosa na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos, com uma tela de grandes proporções intitulada Café, que para Araújo (2002,).

 

Sobre a Obra: A produção da obra Retirantes (1944) foi realizada em um contexto no qual o Brasil vivia a era Vargas, caracterizada por movimentos operários, revoluções, rebeliões e golpes de Estado. Quando Washington Luis assumiu o poder em 1926, encontrou um Brasil com inflação descontrolada, queda acentuada das exportações e muitos movimentos operários.

 

 

Público alvo: Alunos do 5 º ano.

 

OBJETIVO:

 Propor aos alunos uma melhor compreensão acerca do assunto “migração, imigração e emigração”, de forma diferenciada, através da obra “Os retirantes”, de Candido Portinari.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

 

 1 ° – Leitura de Imagem

 Apresentar aos alunos a obra e pedir que exponham suas percepções sobre ela a partir das seguintes questões:

  1. O que transmitem as expressões das pessoas retratadas no quadro?
  2. Por que o título da obra é “Os retirantes”? E de onde eles estão fugindo?
    3. A tela retrata quais problemas sociais?
  3. 4.Vocês acham que estas pessoas são ricas ou pobres? Por quê?
  4. Quantas pessoas podem ser observadas na imagem e como podemos descrevê-las?
  5. Os pássaros pretos no céu representam o quê?
  6. Qual outro título você daria à obra de Portinari?
    8. Escreva um texto sobre o tema abordado na obra?

 

2 ° Momento Vídeo: Para dar início ao tema que estas aulas se propõem, os alunos deverão assistir  um vídeo que exemplifica um pouco do que é a Migração, Imigração e Emigração.

Link do Recurso no site do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18450 

 O recurso é um episódio do programa “Escolhi Viver aqui”, da TV Escola, que mostra a história de Isabel, uma portuguesa que escolheu viver no Brasil. O vídeo tem a duração aproximada de 5 (cinco) minutos e poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho apropriado para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

 

 

3° Socialização: Após assistirem o Recurso, o professor deverá incentivar os alunos para comentarem o que entenderam sobre o vídeo. Além disso, o professor deverá iniciar a discussão sobre o que venha a ser a Migração, Imigração e a Emigração, por meio de algum exemplo de sua vida pessoal (descendência) ou que tenha o conhecimento da experiência de outras pessoas. É importante que os alunos tenham oportunidade para expressarem suas opiniões e conhecimentos acerca deste assunto, pois muitos poderão conhecer a história de seus pais ou avós, que podem ter vindo de outros países para morar no Brasil.

 

 

 4º –  O professor deverá, neste momento, pedir que os alunos se dividam em pequenos grupos (de 2 a 4 integrantes) para que possam, por meio de pesquisas, aprofundarem os conhecimentos sobre os assuntos (Migração, Imigração e Emigração), bem como perceberem a diferença que existem entre os três termos.

A seguir, os temas propostos para as pesquisas:

  • O que é Migração
  • O que é Imigração

  • O que é Emigração

  • Imigração de Povos no Brasil

Estas pesquisas deverão ser feitas em diversas fontes, tais como: livros didáticos e paradidáticos, revistas, jornais e sites.

 

Avaliação

Após a realização das pesquisas, os alunos deverão fazer uma roda de conversar socializando o que foi pesquisado.


Gostou do conteúdo? Receba nossos artigos e materiais, semanalmente, direto no seu email.


Você tem interesse em planos de aula, atividades com datas comemorativas, músicas infantis, jogos e brincadeiras, tudo isso pronto para você baixar e adaptar?


EU QUERO!

Comentários

Carregando comentários...

Material relacionado