fbpx
Pular para o conteúdo

5 planos de aulas sobre natureza para Educação infantil

    5 planos de aulas sobre natureza para Educação infantil

    Os planos de aulas sobre natureza auxiliam no aprendizado, proporcionam momentos de concentração e calmaria, que devem ser estimulados nas crianças do ensino infantil. Estas aulas devem ser diferentes, únicas e atrativas para fornecer o conhecimento necessário aos pequenos.

    O que é a natureza?

    A natureza é o que envolve animais, plantas, rios, lagos, mares e oceanos. Tudo o que não for criado por mãos humanas pertence exclusivamente à natureza. Neste caso, nenhuma modificação em áreas reservadas, nem na fauna devem ocorrer para haver preservação das espécies.

    O ser humano faz parte da natureza porque vem dela, porém, ele tem capacidade racional e pensa. Diferente de animais, por exemplo, o homem pode construir, destruir e fazer o que desejar no mundo. Acontece que este é um fator que gera problemas específicos, e pode ameaçar não apenas a vida humana na Terra, mas de animais e plantas.

    O que é a natureza?
    Fonte/Reprodução: original.

    Este é um conteúdo que deve ser abordado com as crianças do ensino infantil, mas de uma forma que seja compreensível. Determinadas informações podem se tornar confusas, portanto, explique-as com calma e com exemplos visuais.

    Como trabalhar planos de sobre natureza?

    É possível levar crianças para passeios variados que trabalhem com a natureza, levá-los nos parques, brincar no jardim da escola e colocar sons de florestas ou de canto dos pássaros durante as aulas na classe.

    Há uma variedade de atividades lúdicas que podem ser feitas com crianças, para lhes proporcionar conteúdos divertidos e importantes.

    Sugestão de atividades sobre natureza

    Para trabalhar diferentes conteúdos com as crianças, o professor poderá inserir em suas aulas um momento lúdico e relaxante perto da natureza. Estimule-os a estarem perto das árvores, cuidar dos animais e do meio ambiente como um todo. Confira:

    Desenhos no pátio da escola, perto da natureza

    Levar os alunos para fazerem atividades pela natureza, auxilia no aprendizado e estarão com maior disposição de aprender os conteúdos propostos. Aproveite o momento para trabalhar com uma aula diferente e divertida.

    Como fazer a atividade

    Para a atividade, o professor levará as crianças até as mesas da escola para poderem fazer desenhos na folha de sulfite. Todos devem participar, conversar e relaxar ao pintar conforme apreciam o momento.

    O desenho a ser feito deverá ser sobre a natureza, e o aluno escolherá o que poderá ser feito. Deixe-os aproveitar e apreciar a aula enquanto trabalham a coordenação motora fina, que será estimulada com técnicas de pintura.

    Materiais para a atividade

    Folha sulfite, lápis de cor, giz de cera ou canetinha.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo dos planos de aulas sobre natureza é ensinar aos pequenos que se pode realizar diferentes atividades fora da sala de aula. Elas aprenderão que estar perto da natureza auxilia a relaxar, traz concentração e proporciona momentos agradáveis.

    Visita à Cidade das Abelhas

    Um passeio que será, com certeza, inesquecível é na Cidade das Abelhas! Este é um local incrível, que se localiza na cidade de SP e recebe visitas frequentes de escolas com crianças.

    Como fazer a atividade

    Neste passeio o aluno poderá entrar em contato direto com a natureza, explorar o ambiente, realizar atividades propostas pelos monitores e aprender sobre as abelhas. Estes pequenos insetos são importantes, e merecem o devido reconhecimento.

    Dentro do local, visitarão espaços repletos de verde, e poderão conferir como é dentro das colmeias de abelhas. Facilitará no entendimento sobre a espécie, e como elas trabalham para a produção de mel ocorrer.

    Materiais para a atividade

    Monte crachás para seus alunos usarem durante o passeio e se manterem seguros.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo dos planos de aulas sobre natureza, é ensinar aos pequenos que a natureza é vasta e que se pode explorá-la de diferentes maneiras. Dentre elas, é realizar uma visita em espaço grande, que contenha aprendizado que fornecerá conhecimento aos alunos.

    Este é um conteúdo que pode ser feito apenas entre pais e filhos. Neste caso, a família visitar a Cidade das Abelhas é possível, e garantirá que todos tenham um momento divertido, interativo e lúdico.

    Visita ao Zoológico

    Uma aula que está, de fato, perto da natureza é realizar visitas ao zoológico. Neste local, é possível visualizar diversas espécies incríveis de animais, e os conhecer de perto. Será um momento especial e único aos alunos, que certamente desejarão visitar o local de novo.

    Como fazer a atividade

    Alunos e professor devem explorar o local por inteiro, de modo que possam conhecer melhor o ambiente. Explique sobre as espécies de animais que estão presentes logo no início do zoológico e fale sobre o que gostam de comer.

    Como fazer a atividade
    Fonte/Reprodução: original.

    Se for necessário, o professor poderá fazer perguntas sobre as espécies vistas até determinado momento. Não precisa ser uma resposta por ordem de visualização, mas que contenha o nome de todos os animais.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo desses planos de aulas sobre natureza é trabalhar com a memorização visual das crianças. Esta brincadeira facilitará ao lembrar qual o primeiro animal que viram, o terceiro e o quinto, por exemplo.

    Além de lembrarem os animais, saberão melhor seus nomes, bem como os diferenciarão por cor, tamanho e forma. Neste caso, insira esta brincadeira durante o passeio até o final do dia.

    Passeio no parque

    Atividades ao ar livre fornecem aos alunos, no geral, um momento diferente, porque estão fora da escola. Poderão aprender conteúdos lúdicos, conhecer locais novos e passar um tempo com os colegas.

    Como fazer a atividade

    O professor levará os alunos até o parque da cidade, a fim de deixá-los livres para explorarem o local. Deixe que fiquem perto de árvores, sentem na grama fofa, e brinquem como desejarem.

    Nesta atividade, em momentos posteriores, na volta para a escola por exemplo, o professor poderá os questionar sobre o que viram no parque. Se tinha pássaros, pessoas, construções, carros ou lojas.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo de trabalhar os planos de aulas sobre natureza, é ensinar aos alunos que se pode aprender fora da escola. Principalmente por terem a oportunidade de trabalhar com o visual, e observarem o local em que estão inseridos.

    Eles precisarão se manter atentos com o que for visualizado, e entender que ao redor de parques podem ter pessoas, lojas, carros, pássaros e outras espécies de animais que vivem pela região.

    Brincadeira no jardim da escola

    Trabalhar brincadeiras com as crianças do ensino infantil, auxiliarão não somente na coordenação motora grossa, mas no biopsicossocial dos pequenos. Este é um fundamento importante que deve ser considerado no momento de aplicar este conteúdo.

    Como fazer a atividade

    Leve as crianças ao jardim da escola e deixe-os brincarem de pega-pega, esconde-esconde e o que mais acharem divertido. Eles precisam ter este contato direto com a natureza, sentir a grama, o som das folhas e o canto dos pássaros.

    Este momento proporcionará aos alunos um aprendizado diferente, lúdico e especial. O qual deve ser trabalhado com frequência para auxiliar no desenvolvimento emocional, criativo e de socialização.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo dos planos de aulas sobre natureza com crianças é garantir que elas tenham um desenvolvimento pleno de todas as suas habilidades motoras e sociais em cenários novos. Este é o caso do jardim da escola, que poderá ser explorado, sentido, conhecido e visualizado.

    Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?

    Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!

    E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *