O investimento financeiro deve ser ensinado pelo professor de matemática aos alunos do ensino fundamental I e II. É de suma importância que os conteúdos sejam abordados de maneira correta, e os alunos consigam, de fato, captar todas as informações e não fiquem confusos.
O que é investimento financeiro?
O investimento financeiro é uma área específica da matemática que consiste em possuir um controle acerca de seu próprio dinheiro. É fazer com que se tenha noção dos gastos pessoais, tanto os de uma pessoa quanto de uma empresa.
É algo importante e necessário, direcionado aos alunos do ensino fundamental I e II que devem aprender o conteúdo nas aulas. Por mais que no início seja mais complexo, eles terão uma noção sobre como resolver os problemas.
Como ensinar investimento financeiro?
Pode-se trabalhar com a construção de tabelas no Microsoft Excel, assim como se pode usar problemas de porcentagem para os alunos responderem. O professor pode ensiná-los com taxas percentuais, até o aprendizado de uma calculadora.
O fato de ensinar o aluno a usar uma calculadora não o torna preguiçoso para fazer uma conta. Este objeto visa facilitar a vida de todos os estudantes que precisam de resposta rápida, como é o caso de uma porcentagem.
5 atividades sobre investimento financeiro
O professor poderá conferir cinco atividades sobre investimento financeiro para trabalhar com os alunos do ensino fundamental I e II, tanto na sala de aula com probleminhas, quanto na sala de informática. Veja:
Construa um gráfico
Esta é uma atividade diferente, que poderá ser trabalhada fora da sala de aula, e fazer com que os alunos consigam aprender melhor. Para isto, escolha um dia e leve toda a classe para a sala de informática.
Como fazer a atividade
O professor deve ensinar aos alunos a construírem um excelente gráfico sobre investimento financeiro, feito no Microsoft Excel. Pode ser que seja complicado inicialmente, pois os alunos não têm o costume de usar o software.
Por este motivo, o professor deverá passar as coordenadas de como trabalharem com a construção do gráfico no Excel. Será necessário passar de mesa em mesa, observar se todos fazem a atividade corretamente, e no final, pedir que todos enviem o arquivo em PDF para o seu e-mail.
Materiais para a atividade
Será necessário somente usar o Excel na sala de informática.
Objetivos para a atividade
Esta atividade sobre investimento financeiro exige que os alunos aprimorem suas habilidades no computador. Afinal, deverão fazer a construção de uma tabela no Excel, e é algo que requer atenção e muita paciência.
EF09MA22: é importante que o aluno saiba construir gráficos que se adéquem de acordo com as solicitações do professor. Deve conter colunas, setores e linhas, além de possuir uma variedade de dados que destaquem certos aspectos sobre investimento financeiro.
Determine as taxas percentuais
Determinar as taxas percentuais será uma atividade a ser trabalhada pelos alunos do 9° ano do ensino fundamental II. O professor deve explicar sobre como farão a atividade e devem anotar tudo o que for realmente conveniente.
Como fazer a atividade
O aluno deverá observar todos os dados postos na lousa pelo professor e copiar os exercícios para resolver no caderno. É importante que o professor de matemática tenha trabalhado com os alunos sobre as taxas percentuais.
Neste caso, as atividades conterão cálculos sucessivos de porcentagens mais avançados. Isto ocorre porque todos estão quase no ensino médio e precisam aprender a matéria para conseguirem entender e não possuírem dificuldades futuramente.
Materiais para a atividade
Será necessário somente do caderno, lápis, borracha e caneta.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que os alunos possam aprender melhor sobre as aulas de taxas percentuais. Os ajudarão em demasia, principalmente porque possuirão facilidade em realizar cálculos com porcentagens.
EF09MA05: o aluno deve aprender a resolver por conta própria problemas que contenham porcentagem e consigam compreender melhor sobre as taxas determinadas. Podem usar algum meio digital para resolverem as contas, se for permitido pelo professor.
Probleminhas financeiros
Trabalhar com problemas financeiros é ensinar aos alunos que podem e devem levantar hipóteses durante a resolução de uma conta. É importante mostrar-lhes o sentido de fazerem contas e trabalhar com investimento financeiro.
Como fazer a atividade
O professor deverá colocar na lousa uma variedade de probleminhas financeiros para os alunos poderem trabalhar. Basta que todos possam resolver por conta própria, com ou sem ajuda de uma calculadora.
Se algum aluno sentir dúvidas durante a resolução das contas, poderá perguntar ao professor e pedir por uma explicação fácil e descomplicada.
Objetivos para a atividade
As aulas sobre investimento financeiro precisam ser aplicadas aos alunos do 8° ano do ensino fundamental II. Eles estão mais avançados e terão um conhecimento maior sobre os problemas financeiros e qual a maneira correta de os resolver.
EF08MA04: o aluno precisa aprender a solucionar problemas com cálculo de porcentagens. Deve ser incluso, inclusive as tecnologias digitais neste meio. Pode ser uma calculadora ou qualquer outro método que o professor ache conveniente.
Ensine os alunos a usarem a calculadora
A calculadora faz parte da vida de pessoas que trabalham na área de finanças. É este item que traz as respostas corretas de imediato e as auxilia a manter as contas sempre em dia. Por conta destes fatores, o professor deverá trabalhar com a calculadora.
Como fazer a atividade
Para esta atividade em especial, o professor deverá trabalhar com os alunos do fundamental sobre investimento financeiro e lhes trazer alguns problemas que precisem do uso da calculadora.
O aluno poderá usar o aplicativo do celular, sem a necessidade de comprar uma calculadora apenas para fazer seu uso somente em uma aula. Portanto, todos os alunos devem responder às questões conforme os cálculos feitos pelo aplicativo.
Objetivos para a atividade
O objetivo principal das atividades sobre investimento financeiro é fazer os alunos aprenderem melhor a como usarem uma calculadora. Afinal, é extremamente comum ver que adolescentes e adultos desconhecem a maneira de usá-la porque professores proibiram em suas aulas.
EF07MA02: o aluno deve conseguir solucionar problemas que contenham porcentagem, além de saber lidar com possíveis decréscimos ou acréscimos. Eles aprenderão gradualmente a trabalhar com cálculos mentais e com a calculadora.
Trabalhe com a porcentagem
O primeiro passo para trabalhar com as aulas sobre investimento financeiro é fazer com que os alunos possam aprender melhor sobre o que é porcentagem. O professor precisa explicar como usá-la e qual sua função.
Como fazer a atividade
O professor deverá passar vários problemas que envolvam porcentagem aos alunos poderem resolver. Isto deve ser feito gradualmente nas aulas, pois este conteúdo pode ser complexo no início.
É recomendável que o professor aplique aos alunos algumas informações sobre a porcentagem e como ela pode atuar no investimento financeiro. Este tipo de explicação é necessária e muito importante para as aulas.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que todos os estudantes possam aprender mais sobre o investimento financeiro. Fará com que o professor possa lidar com o tema de modo mais aprofundado e ter um aproveitamento melhor nas aulas.
EF06MA13: o aluno deve saber associar todas as representações de até 100%, para conseguirem calcular corretamente as porcentagens. Isto fará com que eles usem suas próprias estratégias durante os cálculos.
Para complementar o aprendizado sobre investimento financeiro, é interessante que os alunos realizem atividades escolares sobre o sistema monetário e entendam a importância da educação financeira nas escolas.
Além disso, o uso de ferramentas digitais pode ser muito útil. Por exemplo, você pode encontrar calculadoras financeiras que ajudam a facilitar o entendimento sobre investimentos.
Escreva um comentário