fbpx

Atividades escolares sobre o sistema monetário

Atividades escolares sobre o sistema monetário
5/5 - (2 avaliações)

As atividades escolares sobre o sistema monetário deve ser inseridas no ensino fundamental I, para os alunos conhecerem e compreenderem o modo de uso e sua importância funcional, como podem utilizar os números ao seu favor, além de entenderem que o dinheiro é importante e precisa ser muito bem inserido naquilo que, de fato, deseja.

O que é o sistema monetário?

O sistema monetário é tudo aquilo que envolve dinheiro: compras em supermercados, lojas, shoppings e os doces que as crianças tanto gostam. O mundo gira em torno de um sistema monetário para controlar a quantidade de produtos que serão consumidos.

O professor deverá explicar aos alunos de maneira lúdica, para poderem entender o que é o sistema monetário, para que serve e como poderão usá-lo ao seu favor durante as aulas e até mesmo no dia a dia.

Porque os alunos devem aprender o sistema monetário?

O sistema monetário deve ser ensinado aos alunos do fundamental para que aprendam a mexer com dinheiro e compreender a importância de seu uso, ao comprar qualquer item consumível. A valorização do dinheiro precisa ser ensinada desde cedo aos alunos, para cogitarem a ideia de guardar dinheiro em um cofrinho, que poderá ser um ótimo aliado para economizar e comprar algo que gostaria muito posteriormente.

Atividades escolares sobre o sistema monetário (2)
Fonte/Reprodução: original

O sistema monetário auxiliará diretamente na vida adulta dos alunos, uma vez que tudo o que aprendam refletirá no futuro. Eles compreenderão a importância de realizar investimentos, cuidar do dinheiro e o valorizar todos os dias.

Nesse sentido, há a importância de os ensinar a contar o troco recebido no ato de pagamento no caixa, porque pode acontecer de vir um valor divergente e o aluno deve saber como resolver: contar o troco antes de sair do caixa e ter certeza de que recebeu o valor correto.

Sugestões de atividades escolares sobre o sistema monetário

Existem muitas maneiras de inserir atividades sobre o sistema monetário, e todas podem ser feitas sem ser com explicação feitas em contas no quadro, mas colocar em prática algumas atividades para trazer uma melhor noção aos alunos que poderão sentir confusão ao mexer com dinheiro, por mais que seja de mentira. 

Mercado com itens de papel

A escola inteira pode organizar uma atividade sobre sistema monetário para trabalharem com os alunos do fundamental, dessa maneira todos saberão as funções das moedas e do Real, o que podem comprar com R$ 5,00 e o que não podem comprar com este mesmo valor.

Como fazer a atividade

Os professores das turmas do ensino fundamental deverão organizar uma sala e ficar nos caixas, para atender os alunos que forem levar produtos. No ato de pagar, será importante que todos prestem atenção nos valores e se o preço condiz com as notas de dinheiro.

Materiais para a atividade

Será preciso ter dinheiro de brinquedo e produtos de supermercado feitos com papel.

Objetivos para a atividade

Será a grande oportunidade de introduzir o sistema monetário de maneira lúdica aos alunos, que poderão aprender na prática como é realizar compras no supermercado, o que conseguem comprar e quanto sobrará.

Feirinha de itens na escola

A atividade de feira de itens funcionará com produtos de verdade, e podem ser comidas e doces, apenas para trazer a sensação de como é comprar algo de verdade e sem recorrer a dinheiro real, será igualmente como o mercado de itens.

Como fazer a atividade

Os alunos deverão levar um prato de doce ou salgado e os professores precisarão organizar a sala de aula para ser possível montar uma espécie de venda, a qual contará com comida e os pagamentos serão feitos através de dinheiro de mentira.

Objetivos para a atividade

O foco principal para esta atividade sobre sistema monetário, é lidar especificamente com valores, o quanto deseja levar, qual será o valor final e quanto de troco retornará para o aluno. Será importante ter uma base e uma noção dos valores gastos naquilo que desejar comprar, além de aprenderem que podem facilitar o troco para o caixa na hora do pagamento.

Banco

Esta atividade sobre sistema monetário ensinará aos alunos como funciona um banco, e todos os professores devem se reunir em bancos, para serem atendentes que realizam empréstimo ou tiram dúvidas de como funciona o dinheiro e para o quê ele serve.

Como fazer a atividade

Esta atividade é lúdica, além de trazer a sensação de estarem em um banco de verdade que precisam aguardar para serem atendidos e resolverem um problema ou apenas tirar dúvidas sobre dinheiro. 

Objetivos para a atividade

O aluno terá a oportunidade de compreender como é o funcionamento de um banco da maneira mais prática, além de saber que o dinheiro vem de lá e é possível guardar em contas no banco protegidos com sistema de segurança. Esta será outra maneira de fazer os alunos darem ainda mais valor ao dinheiro que receberão em um futuro breve, e saberão onde guardar.

Escreva por extenso

A atividade para escrever por extenso exigirá que os alunos escrevam o nome das notas de Real, uma a uma para poderem diferenciar e observar que seus valores são distintos.

Como fazer a atividade 

O professor deverá escrever na lousa o número “R$ 2,00” e o aluno precisa somente escrever este valor por extenso, que no caso seria: dois reais. 

Objetivos para a atividade 

Escrever o nome do dinheiro por extenso fará com que os alunos possam compreender o que cada um vale, além de contar com a explicação do professor sobre suas colorações diferentes. O aluno passa a perceber que existe uma variedade de notas de reais e cada uma com valores específicos, estes que servem para muitas coisas.

Cofrinho

A última atividade será sobre ter um cofrinho o qual será confeccionado em sala de aula pelos alunos e com ajuda do professor.

Como fazer a atividade

O aluno deverá trazer consigo uma garrafa pet de tamanho médio, sem rótulo e limpa para poder criar seu próprio cofrinho e guardar suas moedas e notinhas de dinheiro que receber dos pais. As orelhas do porquinho deverão ser feitas com E.V.A colorido e a tampa da garrafa coberta com o E.V.A para fazer um focinho. Por fim, o professor deverá realizar um furo acima da garrafa no qual será inserido as moedas e notas.

Materiais para a atividade

Para esse exercício será preciso ter: Garrafa pet, cola bastão, E.V.A e tesoura.

Objetivos para a atividade

Ter um cofrinho é uma iniciativa que deve ser iniciada pelos pais em casa e aprofundado na escola com as devidas explicações do professor, sobre guardar dinheiro e os incentivar a juntar determinados valores para terem noção da importância de realizar tal atividade.

Por fim, todas estas atividades servirão para contar nota de participação para cada aluno e será importante que todos participem para aprender melhor, sem ser somente sentados na sala de aula, confusos com a matéria. É importante trabalhar com as atividades práticas para absorver conhecimento e entender como o sistema monetário, de fato, funciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.