fbpx Skip to main content

Atualizado em 09/08/2024

Plano de aula: danças folclóricas para crianças pequenas

Confira o melhor plano de aula sobre danças folclóricas para trabalhar com crianças. Veja mais no Pedagogia Ao Pé Da Letra.

Veja o melhor Plano de aula de danças folclóricas para crianças pequenas

As danças folclóricas fazem parte de muitas culturas regionais do Brasil. Cada uma carrega o peso de sua importância, e é necessário que haja o conhecimento sobre elas para as crianças do ensino infantil.

Quais as danças folclóricas?

Pode-se listar o frevo, maracatu, samba de roda, baião, catira e quadrilha como as principais danças folclóricas. Elas são essenciais para moradores do norte e nordeste do Brasil, e sabem dançá-las como ninguém.

Quais as danças folclóricas
Fonte/Reprodução: original

Por este motivo, o professor deve procurar trabalhar com o audiovisual junto das crianças. Elas desconhecem praticamente todos os nomes, mas com a ajuda de bons vídeos presentes pelo YouTube, conseguirão aprender melhor o conteúdo.

Como as danças podem ajudar o desenvolvimento das crianças?

As danças, no geral, fazem bem para gerar a movimentação corporal nas crianças. É algo que deve ocorrer nas fases iniciais dos pequenos na escolinha, pois requer que eles estejam sempre em pleno movimento.

Como as danças podem ajudar o desenvolvimento das crianças
Fonte/Reprodução: original

Eles farão com que os músculos de seus corpos atuem com mais facilidade, e conseguirão aprimorar algumas habilidades corporais por conta própria. Por esta razão, se deve instigá-los a brincarem de pega-pega, corda e outras brincadeiras lúdicas. Para mais atividades lúdicas, confira este plano de aula sobre animais em risco de extinção.

Sugestão de 5 atividades sobre danças folclóricas

O professor poderá trabalhar com 5 atividades sobre danças folclóricas para as crianças do ensino infantil. As atividades devem ser lúdicas, para fazê-las sentirem interesse de aprender alguma dança nova e, claro, se divertirem. Veja:

Brincadeira no pátio da escola

Esta primeira atividade de danças folclóricas será feita no pátio. Todos poderão brincar de roda e com suas principais e mais famosas cantigas. Para isto, o professor deverá estar presente na brincadeira.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade, o professor deverá levar seus alunos até o pátio e fazer com que todos possam brincar de roda. Será algo lúdico e preparatório para as demais atividades que surgirão ao longo das semanas.

Basta que todos se reúnam em roda e cantem algumas canções conhecidas. Todos devem participar para tornar a aula o mais divertida possível.

Materiais para a atividade

Somente do pátio do colégio.

Objetivos para a atividade

O objetivo é fazer com que os alunos possam aprender mais sobre as danças de roda, as canções e como podem se divertir enquanto cantam. É algo lúdico, que as ajudará a aprimorar a coordenação motora grossa, imaginação, criatividade e, claro, a socialização. É um fator realmente importante, que será um auxiliar aos alunos durante a vida escolar com os colegas.

Pau de fita

O pau de fita é um dos vários outros tipos de danças folclóricas presentes no Brasil. Por este motivo, o professor deverá trabalhar um pouco mais sobre este tipo de dança e fazer os alunos entenderem um pouco do contexto.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade, o professor deverá fazer os alunos assistirem alguns vídeos acerca do tema. Dessa maneira, eles entenderão melhor o que significa o pau de fita e como poderão brincar. Veja os vídeos:

Estas são as principais danças folclóricas que poderão ser vistas pelos alunos durante a apresentação dos vídeos. Um fator curioso é como funciona o pau de fita, e com certeza será algo a chamar a atenção dos alunos.

O professor deverá propor às crianças que façam juntas o pau de fita, pois não é complicado e garantirá que todos possam se divertir no final da atividade.

Materiais para a atividade

Fitas de cetim com número igual ao das crianças de sua turma, tesoura e um mastro de pelo menos 2 metros.

Objetivos para a atividade

O objetivo é fazer com que os alunos possam conhecer outras danças folclóricas e consigam se divertir mesmo que não seja o período de folclore. Todos poderão aprender algo diferente e novo na companhia do professor.

Coco de roda

O Coco de Roda é outro tipo de dança popular regional, e por conta disto, o professor poderá acrescentar em suas aulas um pouco mais sobre a origem e outras informações para as crianças.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade, basta que o professor reproduza o vídeo na própria sala de aula, com ajuda de um notebook. Será importante que os pequenos entendam melhor sobre o que é e o que significa o Coco de Roda.

O conteúdo do vídeo é bem curto, mas será o suficiente para os alunos saberem melhor o que são as danças folclóricas e como podem aprender. Além disso, o professor apresentará melhor sobre a cultura de outros estados. Veja o link do vídeo:

Coco de Roda – Apresentação.

Será muito importante que o professor faça algumas perguntas aos alunos quando o vídeo tiver sido encerrado. Isso os ajudará a aprender melhor sobre o conteúdo. Inclusive, será conveniente que o professor os ensine a dançar.

Objetivos para a atividade

O aluno terá conhecido melhor sobre outro tipo de dança e saberá a diferença entre outros estilos. Além disso, aprenderá um pouco mais sobre a cultura dos demais estados brasileiros, ricos em história.

Sem contar que durante as aulas, o professor ajudará os alunos a se movimentarem mais. Significa que com a dança do Coco de Roda, eles poderão fortalecer os braços, pernas e ter uma movimentação melhor.

Carimbó, o que é

Esta é outra dança muito legal que ocorre com frequência em alguns estados brasileiros, e caberá ao professor explicar aos alunos o que significa o carimbó, qual sua importância e como aprender.

Como fazer a atividade

Será muito legal se o professor levar os alunos até a sala de vídeo, pois será melhor para reproduzir o conteúdo. Desta maneira, os pequenos conseguirão aprender e enxergarão alguns passos com facilidade.

Afinal, os vídeos são mais antigos e a qualidade de imagem não é tão boa quanto as de hoje em dia. Basta somente que eles prestem atenção no que for trabalhado na dança, enquanto assistem. Veja os links:

Posteriormente, o professor deverá conversar com os alunos e levá-los ao pátio para deixá-los se movimentar no ritmo das músicas de Carimbó. Será muito importante que este tipo de aula de danças folclóricas ocorra com frequência na escola.

Objetivos para a atividade

O objetivo é fazer com que os alunos possam aprender melhor sobre as danças folclóricas e quais os tipos de dança que fazem parte desta cultura. É fazer com que eles aprendam algumas histórias de culturas das regiões norte e nordeste do Brasil.

Além disso, poderão trabalhar com a coordenação motora grossa. Afinal, ocorrerá a movimentação corporal, algo importante a ser lidado durante as aulas com as crianças. Fará com que elas consigam desenvolver seus músculos com mais facilidade e sem qualquer problema.

Maracatu

O professor poderá trabalhar com seus alunos de muitas maneiras diferentes acerca do tema de danças folclóricas, principalmente porque há uma variedade de conteúdos diferentes a serem abordados.

Como fazer a atividade

Será interessante que esta aula seja feita na sala de vídeo. O professor deverá reproduzir três vídeos diferentes aos alunos sobre as danças do maracatu. Cada uma delas possui algum tipo de diferença, e os alunos poderão conhecer melhor. Confira os vídeos:

Posteriormente, o professor deverá ensinar aos seus alunos a como dançarem o maracatu durante as atividades de danças folclóricas. É algo lúdico, que os ajudará a trabalhar com a coordenação motora grossa.

Objetivos para a atividade

O objetivo é ensinar aos pequenos os passos mais básicos desta dança. É proporcionar a eles momentos divertidos, que servirão como um excelente aprendizado durante todas as aulas. Eles poderão arriscar dar alguns passos, conforme o que assistiram nos vídeos reproduzidos pelo professor durante as aulas em sala de vídeo. É normal que fiquem com certa vergonha no começo, mas aborde o tema com frequência para os ajudar a ficarem à vontade e com desejo de aprender mais sobre a dança.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.