Plano de aula acessibilidade para educação infantil de acordo com a BNCC
Confira o plano de aula sobre acessibilidade para trabalhar com as crianças do ensino infantil. Veja mais no Pedagogia Ao Pé Da Letra!
A acessibilidade é um dos principais fatores de respeito mútuo dentro de uma escola, afinal, é lá que ocorre o primeiro contato entre crianças bem pequenas. A escolinha deve formar as crianças para que respeitem a todos e nunca julguem ninguém.
O que significa acessibilidade?
Acessibilidade significa basicamente aquilo que é fácil de ter acesso. Ela está ligada diretamente à parte de arquitetura, que deve fornecer boas condições para que pessoas com a mobilidade comprometida consigam se locomover com total segurança e facilidade.
Oferecer acessibilidade dentro das escolas é algo obrigatório para manter os alunos seguros e confortáveis. É inconcebível que qualquer estudante se sinta desconfortável dentro de uma escola por falta de acesso a determinados espaços.
Qual a importância de trabalhar com acessibilidade?
A acessibilidade é importante por fazer com que os alunos com algum tipo de deficiência não fiquem de fora das brincadeiras. É mostrar às outras crianças que é possível se divertir em conjunto e aprender muitas coisas legais em conversas. Para mais informações sobre a importância do respeito mútuo, veja por que um plano de aula bem estruturado é fundamental para o sucesso do aluno.
Por mais que todas as pessoas sejam diferentes, o fato de você respeitar outra pessoa diferente fisicamente diz muito sobre quem você é. Por esta razão, professores e toda a equipe da escola precisam trabalhar com a inclusão social.
Sugestão de atividades sobre acessibilidade
Confira agora cinco atividades sobre acessibilidade para trabalhar com o ensino infantil. Será importante que o educador instigue nas crianças o ato de querer conhecer outros colegas por intermédio do diálogo. Veja:
Respeito entre todos da comunidade escolar
O professor deverá criar um cartaz com as crianças. Todos precisarão participar para tornar a atividade o mais lúdica possível. Será algo diferente, mas que valerá a pena porque as crianças devem trabalhar entre si e se ajudar mutuamente.
Como fazer a atividade
Para realizar a atividade, o professor deverá ter consigo uma cartolina branca, a qual será escrita sobre o respeito na comunidade escolar. É importante que contenha algumas palavras que expliquem o que significa respeitar uma pessoa.
No final da cartolina, deverá conter a marca das mãos de todas as crianças da turma feitas com tinta guache. É algo que unirá todas as crianças e elas aprenderão a conviver bem entre si, sem julgar suas diferenças.
Materiais para a atividade
Será necessário cartolina branca, tinta guache, pincel e caneta ou lápis de escrever.
Objetivos para a atividade
O objetivo da atividade sobre acessibilidade é mostrar às crianças que o respeito é mútuo. Significa que podem incluir todo tipo de pessoa em sua roda de amigos, sem excluir ou julgar outra pessoa por ser diferente.
EI03EO07: o aluno deverá aprender o que significa respeito mútuo, a fim de lidar com conflitos em diálogos entre crianças ou adultos.
Conversa sobre diferenças físicas
O professor poderá propor uma roda de conversa com os alunos do ensino infantil sobre diferenças físicas. É normal que cada pessoa possua uma aparência física diferente, e ninguém nunca será igual a ninguém. Por esta razão, o professor deve dialogar com as crianças e inserir o tema de acessibilidade.
Como fazer a atividade
Em uma roda com as crianças, o professor deverá conversar sobre as diferenças físicas de cada um, inclusive de si próprio, para instigar as crianças a falarem mais a respeito de si.
Nesse meio tempo, o professor deverá explicar que a acessibilidade não deve ser ignorada, pois é algo importante. Discriminar outra pessoa por ser diferente é algo errado, por esta razão, o professor precisará inserir este tipo de diálogo com as crianças, para conscientizá-las de que o respeito mútuo é importante.
Materiais para a atividade
Será necessário somente cadeiras, e que todos se sentem em roda.
Objetivos para a atividade
O objetivo da atividade de acessibilidade é demonstrar aos alunos que o respeito é algo importante, que não deve ser deixado de lado de forma alguma, e que isto os ajudará no futuro a conviver melhor em sociedade.
EI03EO05: o aluno deverá aprender a valorizar suas próprias características e respeitar as diferenças dos colegas que convive na escola.
Crie um cartaz e um folheto alfabético em Libras e braille
Não há maneira melhor de trabalhar com acessibilidade do que incluir dentro da sala de aula cartazes que apresentam não somente o alfabeto, mas o alfabeto em libras e em braille. Será algo legal que as crianças poderão fazer juntas.
Como fazer a atividade
O professor deverá explicar um pouco acerca do braille e libras aos alunos. Poderá mostrar imagens que representem cada uma das letras, o que facilitará na montagem dos dois cartazes.
Neste caso, o professor deverá ter colagens de todo o alfabeto em libras para colar na ordem correta, além de explicar aos alunos como fazer as letras do A até o Z com as mãos. Esse é um método eficaz de ensinar as crianças a conversarem com sinais junto dos colegas.
Para o cartaz em braille, o professor trabalhará com texturas diferentes. É importante que os alunos possam ajudar na construção deste cartaz e fazer com que fique bem legal e intuitivo.
Será interessante, inclusive, que o professor se una com os seus alunos para criarem juntos folhetos alfabéticos para entregar a todos os colegas da classe. Desta maneira, conseguirão aprender e conhecer melhor as diferenças de aprendizado de cada um.
Objetivos para a atividade
O objetivo é mostrar aos alunos a importância de trabalhar com acessibilidade, e garantir que não um ou outro aluno possa aprender, mas que todos consigam adquirir o devido conhecimento e respeito.
EI03EO06: o professor deverá instigar em seus alunos interesse e respeito por uma variedade de modos de vida.
Brincadeiras que todos possam brincar juntos
O professor deverá levar as crianças ao pátio para deixá-las brincar de ciranda. É uma das brincadeiras mais antigas, mas que corrobora com a intenção de acessibilidade aos pequenos.
Como fazer a atividade
O professor deverá explicar a brincadeira aos alunos, e se houver necessidade de usar a linguagem brasileira de sinais (LIBRAS), use-a para ajudar a criança não ouvinte a entender o que será feito durante a aula.
Se for necessário, os alunos poderão guiar os demais colegas durante as brincadeiras. Isso fará com que todos possam se divertir e aprender em conjunto sobre as diferenças físicas de cada um, e que isto não é um impedimento para brincarem por igual.
Objetivos para a atividade
Fazer com que os alunos possam aprender a brincar e respeitar as diferenças de todos os colegas, para compreender que cada criança age de um jeito, possui necessidades diferentes e caberá a todos ajudá-los.
EI03EO03: nesta aula, será necessário ampliar todas as relações interpessoais e fazer com que as crianças possam desenvolver atitudes de participação e cooperatividade.
Inclusão social
Trabalhar com a inclusão social é algo muito importante durante as aulas com os alunos da educação infantil. Ter acessibilidade na escola garantirá que todos possam aprender os conteúdos por igual. Para mais ideias sobre atividades educativas, confira 5 planos de aulas sobre natureza para Educação infantil.
Como fazer a atividade
O professor poderá trabalhar com atividades de pintura, e todos os alunos deverão sentir a textura da tinta sem usar um pincel. É um método de trabalhar com motricidade.
O desenho será feito livremente pelos alunos, não havendo a necessidade de possuir alguma figura, basta que as crianças trabalhem com a criatividade para elaborar algo diferente, colorido e legal.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que todos os alunos possam trabalhar juntos com pintura. É importante haver um momento de conversa entre as crianças, sem excluir absolutamente ninguém.
EI03EO01: o aluno deverá demonstrar empatia pelos colegas e observar que há muitas pessoas diferentes, cada uma com suas necessidades e formas distintas de agir.