fbpx

O PRAZER DE LER LITERATURA

Leia livros sobre este assunto

O Prazer de Ler literatura

Na era da internet, em que o virtual ganha cada vez mais espaço, o professor precisa ser um “encantador de livros”. É necessário transpor barreiras oferecendo suportes variados, vinculando a aprendizagem à utilização dos livros.

“Ler é estar dentro de si e desafiar o espaço descolado e ainda tão próximo”, Tasca (2007).

De maneira geral, a prática da leitura na escola está diretamente ligada às questões didáticas com objetivos imediatos como ortografia, vocabulário, interpretação e a própria leitura em si.

“É também necessário buscar essas e outras razões para trabalhar com literatura, que dizem respeito ao prazer que a literatura pode nos dar e a nossa condição não só de professores, mas de leitores.” (BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a formação de leitores em literatura. Porto Alegre: Editora Projeto, 2009).

A leitura de literatura para os alunos não precisa ser necessariamente fácil. É claro que o conhecimento prévio do que será oferecido (lido) procurando objetivar as necessidades de determinada faixa etária é importante, mas isso não significa restringir opções.

As diversas tipologias textuais presentes no dia a dia, auxiliares no processo de letramento de leitura e escrita, não fornecem necessariamente o prazer pela leitura de literatura. O papel da escola, ou melhor, do professor, no sentido de introduzir e ampliar a leitura de literatura para com seus alunos, é o preenchimento dessa lacuna existente.

Professora Simone da E.M. Leonardo da Vinci (8ª CRE) num momento de rotina de leitura com a sua turma de terceiro ano.

Além dos espaços da Sala de Leitura ou biblioteca, o professor pode criar um ambiente em Sala de Aula com um acervo de títulos variados para que atendam a todos os gostos, renovando com novas obras sempre que possível. Pode propor, inclusive, que sejam utilizados outros espaços da Unidade Escolar para deleite da leitura. Saiba mais em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/biblioteca-como-organizar-espaco-leitura-581620.shtml

Utilização do pátio na E.M. Zacarias de Góis (8ªCRE):  mais uma proposta de ambiente diversificado.

Ler para os alunos, contar histórias, envolvê-los sutil e gradativamente no fantástico mundo da literatura, pode se transformar numa tarefa encantadora e desafiadora.

Além de ouvir histórias todos os dias, os alunos precisam sentir. Oferecer-lhes livros, deixar que escolham, que toquem e troquem, que cuidem e mergulhem fundo em cada leitura contribuirá imensamente para a sua formação.

Então! Proporcione essa viagem aos seus alunos!

 Autora: Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: [email protected]

Fonte:www.rioeduca.com.net

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *