O Ato de Elogiar
A ação de elogiar é extremamente importante para a construção e a valorização da autoestima. Uma criança que recebe elogios de maneira correta certamente desenvolverá mais confiança e respeito por si mesma e pelo próximo.
A autoestima se desenvolve no dia a dia. Trata-se da autoimagem, opinião e sentimentos positivos que temos ou fazemos de nós mesmos, que construímos partindo do nosso interior para o exterior.
O desenvolvimento da autoestima dependerá da maneira como a criança é tratada, dos exemplos que lhe são apresentados, assim como dos elogios ou críticas que lhe são atribuídas. Para mais informações sobre como melhorar a autoestima do seu filho, consulte Dicas para melhorar a autoestima do seu filho.
Críticas devem ser evitadas em público.
Independente da idade, quem não gosta de receber um elogio? Eles são sempre bem-vindos. Principalmente quando são sinceros e contemplam o nosso esforço e mérito.
Na infância, eles se tornam fundamentais, pois é nesta fase que está sendo formada a personalidade das crianças.
Porém deve-se ter o cuidado de não tornar o elogio uma situação banal. Eles precisam ser verdadeiros e valorizar o esforço individual, a persistência e cada etapa do processo, mesmo que o objetivo final seja parcialmente alcançado. Para entender mais sobre a importância da autoestima, veja A Importância da Autoestima nas Crianças.
O fortalecimento da autoestima é importante.
- Elogie o “caminhar” e não somente o “produto final”;
- Não faça elogios superficiais;
- Respeite o momento e o tempo de cada criança, não crie expectativas;
- O elogio não precisa ser somente com palavras; atos e atitudes como carinho e abraço também são maravilhosos;
- Não utilize a comparação entre crianças, respeitando suas diferenças individuais;
- Algumas frases utilizadas pelos adultos com as crianças podem surtir um efeito nocivo. Muito cuidado com o que diz, pois a lógica das crianças não é como a de um adulto, ela pode assimilar como acerto uma situação errônea, sem perceber tê-la feito.
Crianças elogiadas por seus esforços crescem mais felizes, criativas, capazes de respeitar as diferenças, confiantes de si mesmas, tornam-se pessoas éticas e capazes de amar ao próximo. Para mais dicas sobre como educar a autoconfiança e a autoestima, acesse Educar a Autoconfiança e a Autoestima.
Aurora: Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: [email protected]
Fonte:www.rioeduca.net
Explore brinquedos educativos que podem ajudar no desenvolvimento da autoestima das crianças.
Escreva um comentário