Não pode ouvir direito porque está sem os óculos?
Você já deve ter ouvido a frase de sua avó ou de alguma outra pessoa de idade: “Não posso ouvir direito, estou sem óculos!”. Apesar de parecer absurdo que a falta dos óculos, que afeta apenas a nossa visão, possa comprometer também a audição, alguns cientistas acham que isso é plausível.
Lawrence Rosenblum, professor da faculdade de psicologia da Universidade da Califórnia, considera que nossos sentidos estão integrados, embora não pareçam. Por exemplo, para entendermos o que outra pessoa está dizendo, usamos principalmente a nossa audição, mas também fazemos um bocado de leitura labial. Assim, a visão e a audição se complementariam na hora de “ouvir” alguma coisa. Para saber mais sobre a importância da leitura labial, você pode conferir o artigo sobre literatura infantil e formação das crianças.
Sendo assim, faria sentido que alguém com problemas de visão não consiga ouvir direito quando está sem os óculos – isso comprometeria a leitura labial.
Os cientistas até já provaram isso que chamam de “Efeito McGurk”, que mostra como o discurso visual afeta o que ouvimos. Pesquisadores já sobrepuseram sons diferentes com imagens de pessoas dizendo alguma coisa (o som original das imagens foi completamente retirado). Mesmo assim, quem assistia ao vídeo podia ver os lábios das pessoas se movimentando.
Em grande parte dos casos, quando eram interrogados sobre o que ouviram, os voluntários que assistiram ao vídeo disseram “ouvir” o que compreenderam da leitura labial das pessoas no vídeo e não o som que realmente era reproduzido.
Para garantir que você não perca mais nada, considere investir em óculos de alta qualidade, especialmente projetados para suas necessidades visuais.
Portanto, da próxima vez que alguém disser que não pode ouvir direito porque está sem os óculos, lembre-se de que pode haver uma conexão entre a visão e a audição que vale a pena considerar.
Escreva um comentário