fbpx

Afinal, como as metodologias ativas favorecem o aprendizado?

Criança desenhando

Na maioria das escolas, ainda é comum o educador utilizar o modelo tradicional de ensino. Neste modelo, os alunos são considerados agentes passivos em sala de aula, uma vez que adquirem conhecimentos ouvindo o conteúdo passado pelo professor. No entanto, aos poucos, o modelo tradicional de ensino está sendo deixado de lado para, no lugar, se investir nas chamadas metodologias ativas.

Trata-se de uma prática inovadora e que está sendo cada vez mais valorizada e incentivada no ambiente educacional.

Para compreender melhor o que são metodologias ativas e como elas favorecem o aprendizado, continue a leitura.

O que são metodologias ativas?

Basicamente, podemos compreender as metodologias ativas como técnicas ou políticas de ensino que colocam o aluno como personagem principal em seu processo de aprendizagem. Assim, pode-se dizer que se trata de uma metodologia de ensino que se opõe à tradicional, considerando que nela o aluno é visto como um agente ativo na construção do conhecimento e aprendizado.

Nesse sentido, vale destacar que existem várias metodologias ativas que podem ser aplicadas em sala de aula. A seguir, apontamos algumas, a título de ilustração:

1. Sala de aula invertida

É uma metodologia ativa que consiste em inverter os papéis em sala de aula. Por exemplo, no lugar de o professor pesquisar um determinado tema para apresentar aos alunos, estes é que fazem isso.

2. Apresentação de trabalho

Consiste em uma metodologia ativa que busca explorar a capacidade do aluno em apresentar trabalhos sobre temas diversos, como história, matemática, geografia etc. Além disso, possibilita verificar a oratória e capacidade argumentativa do aluno.

3. Trabalhos em dupla ou equipe

É uma metodologia ativa que apoia não apenas a construção do conhecimento de modo coletivo ou em dupla, mas também a colaboração entre os membros.

Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado?

Diante do exposto, dá-se para ter noção sobre como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. No entanto, se tem dúvida nesse sentido, veja alguns exemplos:

1. Pesquisa

O modelo de ensino que se baseia nas metodologias ativas possibilita que os alunos façam pesquisas sobre assuntos diversos. Com isso, eles podem ampliar seus conhecimentos e apresentar a sua visão acerca de um determinado tema. A sala invertida é um bom exemplo nesse sentido.

2. Senso crítico

Nas metodologias ativas, os ganhos dos alunos estão relacionados. Ao pesquisar sobre determinados assuntos ou ao serem convidados para realizar um estudo de caso, os alunos podem desenvolver senso crítico e, assim, aprender mais sobre um tema. Ter senso crítico é, por exemplo, uma exigência fundamental nas provas discursivas de vestibulares.

3. Planejamento e tomada de decisões

Ainda podemos dizer que as metodologias ativas favorecem o aprendizado no sentido de criar senso de planejamento e decisão nos alunos. Na realização de um trabalho em equipe, por exemplo, é preciso planejar e decidir a responsabilidade de cada membro.

Diante do exposto, não há dúvidas de que as metodologias ativas favorecem o aprendizado e formam pessoas que podem, por conta própria, ampliar seus conhecimentos com base em suas experiências, seja no âmbito escolar ou não.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *